Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3945
Tipo do documento: Dissertação
Título: GESTÃO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL DO DESEMPENHO
Título(s) alternativo(s): PERFORMANCE ANALYTICAL-BEHAVIORAL MANAGEMENT
Autor: SILVA, Lucimara Leite
Primeiro orientador: MESQUITA, Alex Andrade
Primeiro membro da banca: MESQUITA, Alex Andrade
Segundo membro da banca: MATOS, Daniel de Carvalho de
Terceiro membro da banca: TEIXEIRA, Catarina Malcher
Quarto membro da banca: RAMOS, Camila Carvalho
Resumo: O desempenho é o comportamento do indivíduo durante a execução de uma tarefa. O comportamento envolve a relação entre os eventos antecedentes, resposta e suas consequências. A gestão do desempenho, por sua vez, trata-se da identificação das variáveis de controle do comportamento e sua mudança para o alcance dos objetivos organizacionais e pessoais. Além disso, é considerada também uma tecnologia que busca melhorar o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho agregando o valor à organização e estas práticas se estruturam a partir da Análise do Comportamento. Desse modo, os objetivos da pesquisa foram analisar as contribuições da Análise do Comportamento para a gestão de desempenho nas organizações, a partir dos artigos publicados; verificar como a avaliação funcional pode ser aplicada à gestão de desempenho e identificar as principais técnicas e procedimentos utilizados nas intervenções analítico-comportamentais nas organizações. Conduziu-se uma pesquisa bibliográfica narrativa, na qual foi realizada uma busca dos artigos, livros, dissertações e teses nas bases de dados Scielo, Portal Periódico CAPES e Google Acadêmico, com os descritores em português: gestão de desempenho, avaliação do desempenho, desempenho e Análise do Comportamento e em inglês: performance management, performance appraisal, performance and behavior analysis. Identificou-se que o diagnóstico de problemas organizacionais feito por meio da avaliação funcional é amplamente utilizado para a identificação dos comportamentos-alvo, e avaliação dos estímulos antecedentes e consequentes ao comportamento do trabalhador. As intervenções focam-se nas mudanças de tais antecedentes e consequentes. As principais técnicas identificadas foram: estabelecimento de metas e criação de sistemas de medidas para os resultados, detalhamento de instruções, feedback, mudanças nos esquemas de reforçamento e plano de reforçamento. Além de serem intervenções de baixo custo, são facilmente mensuráveis e replicáveis o que permite a sua confiabilidade. As limitações da pesquisa se deram em virtude de carência de material em literatura nacional, sendo assim sugere-se a ampliação das pesquisas.
Abstract: Performance is the individual’s behavior during the execution of an assignment. Behavior involves the relationship between antecedent events, response, and its consequences. In turn, performance management is about the identification of the control variables of behavior and their change for the fulfillment of personal and organizational goals. Furthermore, it is also considered a technology that seeks to improve people’s performance in the work environment, adding value to the organization and such practices structure themselves from the Behavior Analysis. Thus, the research objectives were to analyse the contribution from Behavior Analysis to performance management in organizations; verify how functional evaluation can be applied to performance management and identify the main techniques and procedures utilized in the behavior-analytic interventions in organizations. A narrative bibliographic search was conducted, in which articles, books, dissertations and theses were searched in the Scielo, Portal Periódico CAPES and Google Academic databases, with the descriptors in Portuguese: gestão de desempenho, avaliação do desempenho, desempenho and Análise do Comportamento and in English: performance management, performance appraisal, performance and behavior analysis. It was identified that the diagnosis of organizational problems made through functional assessment is widely utilised for the identification of the target behaviors, and evaluation of antecedent and consequential stimuli to the worker's behavior. Interventions focus on changes in such antecedents and consequents. The main identified techniques were setting goals and creating measurement systems for results, detailing of instructions, task clarification, feedback, changes in reinforcement schemes and reinforcement plan. In addition to being low-cost interventions, they are easily measurable and replicable, which allows for their reliability. The limitations of the research were due to the lack of material in the national literature, so it is suggested to expand the research.
Palavras-chave: Gestão de desempenho;
Desempenho;
Análise do Comportamento
Performance Management;
Performance;
Behavior Analysis
Área(s) do CNPq: Psicologia do Trabalho e Organizacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: SILVA, Lucimara Leite. Gestão analítico-comportamental do desempenho. 2021. 78 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3945
Data de defesa: 4-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIMARA LEITE S..pdfDissertação de Mestrado36,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.