Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3935
Tipo do documento: Dissertação
Título: Caminhos identitários e educação das relações étnico-raciais no quilombo Rampa/MA
Título(s) alternativo(s): Identity paths and education of ethnic-racial relations in the quilombo ramp/ma
Autor: ABREU, Larissa Silva 
Primeiro orientador: ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana
Primeiro membro da banca: ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana
Segundo membro da banca: CARVALHO, Herli de Sousa
Terceiro membro da banca: MIRANDA, Rosane de Sousa
Quarto membro da banca: TEIXEIRA, Catarina Malcher
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo analisar as relações entre os processos de subjetivação e construção de identidade étnico-racial de professoras/es e as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Educação Escolar Quilombola, em uma escola situada no Quilombo Rampa, em Vargem Grande, Maranhão. A pesquisa norteia-se por uma perspectiva construcionista em Psicologia Social, e pela metodologia da pesquisa ação proposta por Boaventura de Sousa Santos (2008). A pesquisa de campo se desenvolve junto a quatro professoras e três professores da escola da Rampa, que se autodeclararam negros. Como procedimentos para construção de dados foram utilizados o grupo focal; a observação participante; o diário de campo e a aplicação de um questionário. Os dados construídos nesta pesquisa foram analisados a partir da Análise do Discurso (AD) foucaultiana. O trabalho nos mostrou que a formação inicial e continuada são importantes instâncias para uma reflexão crítica e política da relações étnico-raciais, bem como para a construção das identidades étnico-raciais das professoras/es; e que é o trabalho da escola, em troca constante com os saberes e práticas quilombolas do território onde atua, um importante mobilizador das práticas de produção e afirmação de identidades negras e quilombolas. A escola enquanto uma instituição potencializadora de regimes de verdade, é aqui colocada como um dos lugares onde é possível aprender a ser negro, quilombola e atuar para o antirracismo. A Educação das Relações Étnico-raciais, nesse sentido, se dá num atravessamento das próprias identidades e subjetividades dos sujeitos implicados no processo educativo, como resultado de uma dinâmica contínua que entrelaça processos históricos, culturais, individuais e psicossociais através dos discursos produzidos e veiculados como verdadeiros.
Abstract: This work is qualitative research which aims to analyze how the processes of subjectivation and construction of racial-ethnic identities among teachers are related to the educational practices within Quilombola School Education in a facility located in Quilombo Rampa, Vargem Grande, Maranhão. The research follows a constructionist perspective on Social Psychology, as well as the action research method proposed by Boaventura Sousa Santos (2008). The fieldwork was developed with four female and three male self-declared black teachers at the local school in Rampa. The procedures for data construction consisted of a focus group, participant observation, a field journal and the application of a questionnaire. The data constructed in this research were analyzed through Foucauldian Discourse Analysis. The study showed that initial and further education are important instances for both political and critical thinking about race and ethnic relations, as well as for the construction of the teachers’ racial-ethnic identities. And that the school’s job, when in constant exchange with the local quilombola practices and knowledges, is an important mobilizer in the practices of producing and stating black and quilombola identities. As institutions which potentialize regimes of truth, schools are observed in this study as one of the places where it is possible to learn how to be black, quilombola and to act against racism. Thus, the Education of Race and Ethnic Relations happens in the intersection of identities and subjectivities of the subjects involved in the educational process, as a result of the continuous dynamics which merge historical, cultural, individual and psychosocial processes throughout the discourses produced and conveyed as the truth.
Palavras-chave: identidades étnico-raciais;
Psicologia social;
educação das relações étnico-raciais;
quilombolas;
Racial-Ethnic Identities;
social Psychology;
education of racial and ethnic relations;
quilombolas
Área(s) do CNPq: Psicologia Social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: ABREU, Larissa Silva. Caminhos identitários e educação das relações étnico-raciais no quilombo Rampa/MA. 2022. 171 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3935
Data de defesa: 28-Jan-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSAABREU.pdfDisseração de Mestrado3,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.