Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3933
Tipo do documento: Dissertação
Título: Terapia analítico-comportamental: contribuições para a sistematização
Título(s) alternativo(s): Behavior-analytic therapy: contributions to systematization
Autor: ALVES, Thallyssa Raquel Soares 
Primeiro orientador: COSTA, Maria de Nazaré Pereira da
Primeiro membro da banca: COSTA, Maria de Nazaré Pereira da
Segundo membro da banca: MALCHER, Catarina
Terceiro membro da banca: LEONARDI, Jan Luiz
Resumo: Com o crescente movimento da Prática Baseada em Evidências em Psicologia emergem preocupações com a sustentação empírica da prática do psicólogo clínico. Estudos recentes demonstraram que a Terapia Analítico-Comportamental (TAC), prática exclusivamente brasileira, carece de evidências empíricas que a sustentem, além disso, o fato de nunca ter sido sistematizada no formato de um manual de intervenções torna sua replicação inviável e, consequentemente, a impede de ser empiricamente testada. Observa-se também uma pluralidade do cenário das terapias comportamentais no Brasil, onde diferentes nomenclaturas vêm sendo utilizadas para práticas que possuem mais similaridades que diferenças, o que pode estar dificultando a clarificação da identidade do terapeuta analítico-comportamental. Neste sentido, esta pesquisa se propôs a contribuir com o processo de sistematização da TAC, identificando as suas características centrais, como elaboração da análise de contingências, objetivos terapêuticos e técnicas, junto aos terapeutas responsáveis pelo seu desenvolvimento. Na primeira fase desta pesquisa foi feito um levantamento junto à terapeutas comportamentais de diferentes regiões do país de modo a elaborar uma lista com 20 nomes de outros terapeutas que melhor representassem a TAC. Na segunda fase, três terapeutas citados na lista realizaram o preenchimento de dois questionários, o primeiro de caracterização pessoal dos participantes contendo questões sociodemográficas, como sexo e idade, além de questões referentes à formação e atuação profissional, tais como áreas nas quais atua e modelo terapêutico predominantemente utilizado; o segundo questionário continha três questões e visava compreender a prática dos terapeutas analítico-comportamentais a partir da apresentação de um caso clínico e formulação de análise de contingências, objetivos terapêuticos e técnicas que o terapeuta utilizaria diante do caso. Os resultados demonstraram, sobre a elaboração de análise de contingências, que as formas de apresentação acompanham, no geral, a evolução dos modelos apresentados na literatura sobre o instrumento; que os objetivos terapêuticos formulados apresentaram similaridades e diferenças e, em se tratando das técnicas mencionadas, notou-se a insuficiência da descrição de procedimentos claros. Concluiu-se que a prática dos terapeutas reflete a ausência de um manual-base para a prática da TAC e que terapeutas analítico-comportamentais, de modo geral, podem estar atuando de formas muito distintas frente aos mesmos problemas clínicos. Palavras chave: terapia analítico-comportamental; análise do comportamento clínica; sistematização.
Abstract: With the growing movement of evidence-based practice in psychology, there are concerns about the empirical support of the clinical psychologist's practice. Recent studies have shown that the exclusively Brazilian practice of Behavioral-Analytic Therapy (TAC) lacks empirical evidence to support it, moreover, the fact that it has never been normalized in the format of an intervention manual makes its replication impracticable and, consequently, prevents it from being empirically tested. It is also observed a plurality of the behavioral therapy scenario in Brazil, where different names have been used for practices that have more similarities than differences, which may be making it difficult to clarify the analytic-behavioral therapist's identity. In this sense, this research proposed to contribute to the normalization process of the TAC, identifying its main characteristics, such as the elaboration of the contingencies analysis, therapeutic objectives and techniques, in partnership with the therapists responsible for its development. In the first phase of this research, a survey was made with behavioral therapists from different regions of the country in order to create a list of 20 names of other therapists that best represented the TAC. In the second phase, three therapists mentioned in the list filled two forms, the first one of personal characterization of the participants containing sociodemographic questions, such as sex and age, as well as questions related to education and career, such as areas in which they work and therapeutic model mainly used; the second form contained three questions and aimed to understand the practice of analytical-behavioral therapists from the presentation of a clinical case and formulation of contingencies analysis, therapeutic objectives and techniques that the therapist would use in the case. The results showed, on the elaboration of contingency analysis, that the forms of presentation follow, in general, the evolution of the models presented in the literature about the instrument; that the formulated therapeutic objectives presented similarities and differences and, in the case of the mentioned techniques, the insufficiency of the description of clear procedures was noted. It was concluded that the practice of therapists reflects the absence of a basic manual for the practice of TAC, and that behavioral-analytic therapists, in general, may be acting in very different ways against the same clinical problems.
Palavras-chave: terapia analítico-comportamental;
análise do comportamento clínica;
sistematização.;
behavioral-analytic therapy;
analysis of clinical behavior;
systematization
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: ALVES, Thallyssa Raquel Soares. Terapia analítico-comportamental: contribuições para a sistematização. 2019. 71d. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, sÃO LuÍS, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3933
Data de defesa: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThallyssaAlves.pdf459,2 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.