Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Mayla de Aguiar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444135916087329por
dc.contributor.advisor1ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1620217203200891por
dc.contributor.referee1ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1620217203200891por
dc.contributor.referee2COSTA, Maria da Graça Silveira Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3303012346893524por
dc.contributor.referee3FERNANDES, Saulo Luders-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9402587671031665por
dc.contributor.referee4SILVA JÚNIOR, Almir Ferreira da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839139546415569por
dc.date.accessioned2022-08-09T13:32:53Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.citationLIMA, Mayla de Aguiar. “O saber que tem força de fontes”: por psicologias que acessem territórios plurais de existências. 2022. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3930-
dc.description.resumoEste trabalho tem como proposta apresentar uma leitura crítica sobre como o discurso da modernidade, enquanto projeto civilizatório, afeta a formação subjetiva tanto individual quanto coletiva. Assim, proponho que, por meio da perspectiva descolonial, é possível compreender que o processo de colonização atravessou os domínios da exploração territorial e da submissão de povos, chegando até aos modos de existência do ser e, consequentemente, os moldando. Foi feita uma articulação entre os conceitos de modernidade/ colonialidade, enfatizando a colonialidade do ser para analisar como a Psicologia pode se expandir em Psicologias que compreendam diversidades de existências que foram apagadas historicamente pela violência colonial. Com isso, o objetivo geral versa sobre investigar como a opção de(s)colonial “latino-americana”, a partir do conceito de colonialidade, pode contribuir para um projeto de descolonização da Psicologia, notadamente nos estudos sobre a subjetividade. O procedimento metodológico prima por desenvolver não só uma análise teórica e qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica, mas também busca possibilitar outro olhar diante do explanado ao longo dos séculos sobre determinados conceitos que envolvam a temática. Para tanto, foram utilizados teóricos/as de(s)coloniais “latino americanos/as”, assim como autores/as da área da Psicologia. Dessa forma, é analisado que, ainda que o colonialismo geográfico tenha chegado ao fim, os poderes coloniais prosseguem fortemente arraigados em nosso cotidiano, reflexos que ligam passado-presente e atuam diretamente em nossas vivências. Este estudo também ensaia a proposta de uma rápida reflexão em torno das questões das identidades étnico-raciais no Brasil e de como essas são vinculadas a uma pluralidade de vivências, narrativas e re-existências que podem ser compreendidas a partir das noções de colonialidade apresentadas, principalmente, no que diz respeito à construção do ser.por
dc.description.abstractThis work aims to present a critical reading on how the discourse of modernity, as a civilizing project, affects both individual and collective subjective formation. Thus, I propose that, through the decolonial perspective, it is possible to understand that the colonization process crossed the domains of territorial exploitation and the submission of peoples, reaching the modes of existence of the being and, consequently, shaping them. An articulation was made between the concepts of modernity/coloniality, emphasizing the coloniality of being to analyze how Psychology can expand into Psychologies that understand diversities of existences that were historically erased by colonial violence. With this, the general objective is to investigate how the option of “Latin American” colonial(s), based on the concept of coloniality, can contribute to a project of decolonization of Psychology, notably in studies on subjectivity. The methodological procedure excels in developing not only a theoretical and qualitative analysis from a bibliographic research, but also seeks to enable another look at what has been explained over the centuries on certain concepts involving the theme. For this purpose, “Latin American” colonial theorists were used, as well as authors from the field of Psychology. In this way, it is analyzed that, even though geographic colonialism has come to an end, colonial powers continue to be strongly rooted in our daily lives, reflexes that link past-present and act directly on our experiences. This study also attempts to propose a quick reflection around the issues of ethnic racial identities in Brazil and how these are linked to a plurality of experiences, narratives and re-existences that can be understood from the notions of coloniality presented, mainly with regard to the construction of being.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-08-09T13:32:53Z No. of bitstreams: 1 MayladeAguiar.pdf: 1067322 bytes, checksum: 5bd17dd7bed37b82708e261979f9bcc2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-09T13:32:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MayladeAguiar.pdf: 1067322 bytes, checksum: 5bd17dd7bed37b82708e261979f9bcc2 (MD5) Previous issue date: 2022-03-25eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcolonialidade;por
dc.subjectdecolonialidade;por
dc.subjectsubjetividade;por
dc.subjectcoloniality;eng
dc.subjectdecoloniality;eng
dc.subjectsubjectivity.eng
dc.subject.cnpqPsicologia;por
dc.title“O saber que tem força de fontes”: por psicologias que acessem territórios plurais de existênciaspor
dc.title.alternative“Knowledge that has the strength of sources”: for psychologies that access plural territories of existenceseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayladeAguiar.pdfDisseração de Mestrado1,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.