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Tipo do documento: Dissertação
Título: Influência da variação temporal da densidade da água nas operações portuárias do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira
Título(s) alternativo(s): Influence of the temporal variation of water density on port operations at Ponta da Madeira Maritime Terminal
Autor: OLIVEIRA, Rogerio Freitas 
Primeiro orientador: TORRES JUNIOR, Audalio Rebelo
Primeiro membro da banca: TORRES JUNIOR, Audalio Rebelo
Segundo membro da banca: DIAS, Francisco José da Silva
Terceiro membro da banca: INNOCENTINI, Valdir
Resumo: Devido à grande movimentação de cargas, os portos têm sido forçados a investir constantemente em estudo de melhoria operacional e controle de processos para que possam responder à alta competitividade do mercado internacional, assim como garantir a segurança de suas operações. Dentre os investimentos está o controle das variações de capacidade de embarque de grandes navios com carga total, devido às alterações ambientais. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar os impactos que a variação da densidade da água de um porto pode causar em suas operações e as possíveis formas de monitorar com maior eficácia essa variável. Para realização deste estudo contamos com a colaboração da VALE S/A, para os fornecimentos dos registros dos valores de densidade utilizados nas arqueações de navios durante o período de novembro/2020 a agosto/2021. Através da análise dos relatórios de cada arqueação realizada dentro do período mencionado, é possível obter a informação do valor da densidade da água do estuário. Os dados foram tratados e processados com uso dos programas Power B.I e Matlab. Nos resultados observados foi possível realizar uma estimativa de possível impacto financeiro do TMPM em virtude da variabilidade de precisão das medições por densímetro analógico quando comparado com os valores via densímetro digital – SISMO®ValePDM. Assim conclui-se que, adotando a medição de densidade através dos dados de salinidade, temperatura e condutividade como referência para cálculos de arqueação dos navios, resultaria numa maior precisão da declaração de carga embarcada por navio e para o ano estudado, a diferença de valores poderia resultar em um aumento de produtividade do porto da ordem de aproximadamente 1.100.000,00 toneladas de minério de ferro.
Abstract: Due to the large movement of cargo, ports have been forced to constantly invest in studies of operational improvement and process control so that they can respond to the high competitiveness of the international market, as well as guarantee the safety of their operations. Among the investments is the control of variations in the loading capacity of large ships with a full load, due to environmental changes. In this way, the objective of this research is to analyze the impacts that the variation of the water density of a port can cause in its operations and the possible ways to monitor this variable more effectively. To carry out this study, we have the collaboration of VALE S/A, for the supply of records of the density values used in the tonnage of ships during the period from November/2020 to August/2021. Through the analysis of the reports of each tonnage carried out within the mentioned period, it is possible to obtain information on the value of the density of water in the estuary. The data were treated and processed using the Power B.I and Matlab programs. In the observed results, it was possible to estimate the possible financial impact of the TMPM due to the variability of precision of measurements by analog densimeter when compared with the values via digital densimeter - SISMO®ValePDM. Thus, it can be concluded that, adopting density measurement through salinity, temperature and conductivity data as a reference for ship tonnage calculations, would result in greater accuracy of the declaration of cargo shipped by ship and for the year studied, the difference in values could result in an increase in port productivity of approximately 1,100,000.00 tons of iron ore.
Palavras-chave: densidade;
estuário;
Portos;
Arqueação
density;
estuary;
Ports;
Draft Survey.
Área(s) do CNPq: Movimento da Água do Mar
Ciências Exatas e da Terra
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA
Citação: OLIVEIRA, Rogerio Freitas. Influência da variação temporal da densidade da água nas operações portuárias do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira. 2022. 58 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3918
Data de defesa: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA

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