Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3912
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atuação de psicólogos escolares na rede pública de ensino no Maranhão
Título(s) alternativo(s): Performance of school psychologists in the public education network in Maranhão
Autor: RIBEIRO , Camila Gonçalves 
Primeiro orientador: GALVÃO, Pollianna
Primeiro membro da banca: GALVÃO, Pollianna
Segundo membro da banca: MARAINHO-ARAUJO, Claisy Maria
Terceiro membro da banca: MIRANDA, Rosane de Sousa
Quarto membro da banca: MATOS, Daniel Carvalho de
Resumo: No Brasil e no Maranhão, são muitos desafios enfrentados pelos psicólogos escolares na desconstrução de concepções que associam sua atuação a práticas individualizantes acerca do desenvolvimento humano. A compreensão equivocada sobre o desenvolvimento humano mobilizou psicólogos a questionarem explicações biologizantes psicologizantes sobre o processo de ensino e aprendizagem, o que fundamentou a construção de intervenções dialéticas e coletivas a partir do compromisso ético e político assumido pela Psicologia Escolar crítica frente às questões educacionais. Assim, este trabalho constituiu-se a partir de discussões referentes à formação e atuação de psicólogos escolares maranhenses com o intuito de conhecer as ações e concepções teórico-metodológicas que fundamentam a prática psicológica na rede pública de ensino do estado. Para isso, foram delineados os objetivos específicos de (a) analisar as ações já desenvolvidas por psicólogos escolares e aquelas em potencial para atuação; (b) identificar as concepções teórico-metodológicas que fundamentam a atuação em Psicologia Escolar; (c) caracterizar as diretrizes e orientações educacionais das políticas públicas de Educação no Maranhão; (d) elaborar uma proposta de atuação em Psicologia Escolar para atuação na rede pública de ensino. O estudo baseou-se na perspectiva teórico-metodológica da Psicologia Histórico-Cultural do desenvolvimento humano e na literatura da Psicologia Escolar crítica que nortearam a elaboração dos instrumentos, análise das informações e a proposta de atuação desta pesquisa. A construção das informações ocorreu por meio de três procedimentos: a) aplicação de questionário sociodemográfico para caracterização dos participantes; b) realização de entrevista virtual; c) análise documental, a partir de dois eixos temáticos: formação e atuação. Na primeira etapa da pesquisa foram identificados 36 psicólogos, dos quais sete se disponibilizaram a participar da segunda etapa, a entrevista virtual. Constatou-se que a participação dos psicólogos na rede pública de ensino do Maranhão tem ressignificado as concepções de ensino, aprendizagem e desenvolvimento a partir de práticas institucionais, preventivas e colaborativas entre a comunidade escolar. Contudo, ainda é necessário expandir a participação destes profissionais nos contextos educacionais elucidando seu papel, função e atividades sob uma perspectiva crítica e contemporânea sobre o desenvolvimento humano. Com a terceira etapa, que envolveu a análise documental, foi possível concluir que é necessária uma maior aproximação dos psicólogos que atuam na Educação para discutir e construir diretrizes acerca da especificidade do trabalho nos contextos educativos para orientar psicólogos em processo de formação inicial e continuada com base nas discussões da literatura contemporânea e da realidade vivenciada. O trabalho proporcionou reflexões sobre a prática da Psicologia Escolar no Maranhão ao permitir conhecer as atividades e concepções desenvolvidas no campo pesquisado e possibilitou a construção de uma proposta de atuação para os psicólogos escolares no estado com a intenção de contribuir para a consolidação de novas formas de intervenção na rede pública de educação. Como desdobramento desta investigação, espera-se que os conhecimentos construídos orientem novos caminhos acerca da formação e atuação que vêm sendo desenvolvidas para oportunizar a inovação de estratégias transformadoras da realidade regional ancoradas numa perspectiva crítica e que atenda às especificidades da educação maranhense.
Abstract: Many have been the challenges faced by School Psychologists in the deconstruction of traditional concepts that associate the individualizing practice about human development. The misunderstanding about the teaching and learning process mobilized Psychologists to fight to face the biological explanations for the construction of dialectical and collective practices based on the ethical and political commitment assumed by Critical School Psychology regarding educational issues. Thus, this work is based on discussions regarding the training and performance of school psychologists in Maranhão with the objective of knowing the theoretical methodological actions and concepts that substantiate psychological practice in the public school system. The study was based on the theoretical-methodological perspective of Historical-Cultural Psychology and on the discussions undertaken in the field of Critical School Psychology that guided the construction of the instruments, the intervention proposal and information analysis. The construction of the information occurred through three procedures: a) application of a sociodemographic questionnaire to characterize the participants; b) accomplishment of a virtual interview; c) documentary analysis, based on two thematic axes: training and performance. In the first stage of the research, 36 psychologists responded to the Sociodemographic Questionnaire, only 7 were available to participate in the second stage, the virtual interview. It was determined that the participation of psychologists in the public school system of Maranhão has resignified the conceptions of teaching, learning and development from institutional, preventive and collaborative practices among the school community, however it is still necessary to expand the participation of these professionals in the educational context elucidating their role, function and activities in a critical and broad perspective on human development. With the third stage, which involved documentary analysis, it was possible to conclude that it is necessary to bring psychologists working in Education closer together to discuss and build guidelines about the specificity of work in educational contexts to guide psychologists in the process of initial and continuing training with based on discussions of contemporary literature and the reality experienced. The work provided reflections on the practice of School Psychology in Maranhão by allowing to know the activities and conceptions developed in the researched field and enabled the construction of a proposal of action for school psychologists in the state with the intention of contributing to the consolidation of new forms of education. intervention in the public education network. As a result of this investigation, it is expected that the knowledge built will guide new paths regarding training and performance that have been developed to provide opportunities for innovating strategies that transform the regional reality anchored in a critical perspective and that meets the specificities of Maranhão education.
Palavras-chave: Psicologia escolar;
atuação;
formação;
educação pública;
educação básica;
Maranhão;
School Psychology;
performance;
formation;
public education;
basic education;
Maranhão.
Área(s) do CNPq: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: RIBEIRO , Camila Gonçalves. Atuação de psicólogos escolares na rede pública de ensino no Maranhão. 2020. 183 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3912
Data de defesa: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamilaGonçalvesRibeiro (2).pdfDissertação de Mestrado1,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.