Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3911
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FONTINELE, Thaís Pinto | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4438450118958620 | por |
dc.contributor.advisor1 | COSTA, Marcio José de Araújo | - |
dc.contributor.referee1 | COSTA, Marcio José de Araújo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8267178555882675 | por |
dc.contributor.referee2 | ALCÂNTARA, Ramon Luís de Santana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1620217203200891 | por |
dc.contributor.referee3 | CARVALHO, Cristianne Almeida | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0163069128352529 | por |
dc.contributor.referee4 | LOYOLA, Valeska Maria Zanello de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0163069128352529 | por |
dc.contributor.referee5 | LÉDA, Denise Bessa | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/9007740626105654 | por |
dc.date.accessioned | 2022-08-03T18:14:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.citation | FONTINELE, Thaís Pinto. O corpo feminino como objeto de consumo e os modos de subjetivação na contemporaneidade. 2020. 158 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3911 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa visa problematizar os modos de subjetivação concernentes às mulheres e seus corpos na cena contemporânea, que são perpassados pelo signo do consumo. Dessa forma, o objetivo central desse estudo é analisar as formas de agenciamento dos corpos femininos na contemporaneidade, reiteradas através de práticas disciplinares e de controle. Para isso, em meio às discussões de gênero, refleti sobre a relação que se estabelece entre a construção da identidade feminina, as normas relativas à aparência corporal e os interesses capitalistas que organizam essa engrenagem social. Assim, empreendi um estudo teórico, baseado na perspectiva genealógica, visando compreender os jogos de poder que constroem a noção de verdade sobre os padrões de feminilidade e de beleza na atual sociedade de consumo. Partindo da análise de processos de resistência desenvolvidos em perfis da rede social Instagram, busquei problematizar como as práticas discursivas que possibilitam a construção do gênero feminino estão alicerçadas em representações estéticas e de saúde que confluem em uma norma minuciosa, a da adequação corporal aos interesses mercadológicos. Pensando a subjetividade como uma construção histórica, tratei das resistências como uma força que se contrapõe ao poder disciplinar, tal qual uma recusa aos ideais normativos e, que visam compor novas estratégias de constituição de si, mais singulares e libertárias. Palavras-chave: | por |
dc.description.abstract | This study aims to discuss the subjectivation modes in relation to the female body in contemporary times, which is permeated by the sign of consumption. Therefore, the main objective of this study is to analyze the forms of agency of female bodies in contemporary scene, reiterated through disciplinary and control practices. For that, in the midst of gender discussions, I reflected on the relationship that is established between the construction of female identity, the norms related to body appearance and the capitalist interests that organize this social gear. I undertook a theoretical study, based on the genealogical perspective, aiming to understand the power games that build the notion of truth about the standards of femininity and beauty in consumer society. Starting from the analysis of resistance processes developed in profiles of the social network Instagram, I sought to problematize how the discursive practices that make possible the construction of the female gender are based on aesthetic and health representations that converge in a detailed norm, that of body adaptation to the market referents. Thinking subjectivity as a historical construction, I treated resistances as a force that opposes disciplinary power, such as a refusal to normative ideals, and which aim to compose new strategies for constituting oneself, more singular and freed. Keywords: | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-08-03T18:14:24Z No. of bitstreams: 1 THAISFONTINELE.pdf: 1407484 bytes, checksum: 78ea9fc1a93bc263b877baa8f11e09d3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-03T18:14:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THAISFONTINELE.pdf: 1407484 bytes, checksum: 78ea9fc1a93bc263b877baa8f11e09d3 (MD5) Previous issue date: 2020-12-04 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | corpo; | por |
dc.subject | gênero; | por |
dc.subject | subjetividade; | por |
dc.subject | normatização; | por |
dc.subject | poder; | por |
dc.subject | body; | eng |
dc.subject | genre; | eng |
dc.subject | subjectivity; | eng |
dc.subject | standardization; | eng |
dc.subject | power; | eng |
dc.subject.cnpq | Psicologia | por |
dc.title | O corpo feminino como objeto de consumo e os modos de subjetivação na contemporaneidade | por |
dc.title.alternative | The female body as an object of consumption and the modes of subjectivation in contemporary times | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
THAISFONTINELE.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.