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dc.creatorCARDOZO, David Breno Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929139625094617por
dc.contributor.advisor1LIMA, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.contributor.referee1LIMA, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.contributor.referee2LIMA, Lucinete Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0018671506508933por
dc.contributor.referee3PEDROSA, Eliane Maria Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2211939453989786por
dc.contributor.referee4MACIEL, Lindalva Martins Maia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4534209735912248por
dc.date.accessioned2022-08-01T21:01:04Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.citationCARDOZO, David Breno Barros. Ensino médio: a continuidade dos estudos e a inserção no mundo do trabalho na perspectiva dos alunos da Rede Pública do Estado do Maranhão. 2020. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3905-
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe-se analisar as perspectivas dos alunos do ensino médio da Rede Pública Estadual do Maranhão no que se refere às perspectivas de continuidade dos estudos ou de inserção no mundo do trabalho. A pesquisa insere se na linha de pesquisa História, Políticas educacionais, Trabalho e Formação Humana do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão-PPGE/UFMA. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica para subsidiar a compreensão e análises dos dados, tendo como autores principais: Frigotto (2005); Cury (1991); Krawczyk (2014); Moll (2017); Silva (2016); Ciavatta (2005); Ramos (2005). Por meio da pesquisa documental recorremos a algumas leis imprescindíveis para o desenvolvimento da pesquisa tais como: a Lei nº 9.394 de 1996 e a Lei nº 13.415 de 2017. Através da pesquisa de campo coletamos dados mediante os seguintes instrumentos: questionários aplicados aos professores e aos alunos do terceiro ano do ensino médio de duas escolas da Rede Pública Estadual e, uma entrevista não estruturada com um membro da Secretária Estadual de Educação. Discorre-se sobre a reforma do ensino médio no contexto da reestruturação produtiva e da reforma do Estado; aborda-se a questão da identidade do ensino médio, destacando os aspectos da dualidade estrutural que marca este nível de ensino, bem como a formação para o trabalho e/ou continuidade dos estudos manifestada na legislação educacional brasileira. Os resultados das análises revelaram que o movimento das perspectivas dos alunos está intimamente ligado às suas realidades materiais, uma vez que suas consciências e aspirações são frutos dessa materialidade. A realidade material implicou em perspectivas aliadas à necessidade de trabalhar quer sejam voltadas para o ingresso no ensino superior ou formação técnica. Nesse sentido, inferimos que as proposições curriculares e propostas de ensino médio sejam idealizadas levando em conta a realidade dos sujeitos e, não o atrelamento da formação estudantil a interesses mercadológicos e privatistas.por
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the perspectives of high school students of the Public System in the State of Maranhão, Brazil, regarding the possibilities of continuing their studies or entering the labor market. The research in question is entitled “High school: a study on the continuity of studies and insertion in the world of work from the perspective of students from the Maranhão State Public System” and falls within the line of research: History, Educational policies, Human Work and Training. As methodological procedures, bibliographic research was used to support our analysis having as main authors: Frigotto (2005); Cury (1991); Krawczyk (2014); Moll (2017); Silva (2016); Ciavatta (2005); Ramos (2005). Through documentary research, we invoked some essential laws for the development of research such as Law 9,394 of 1996 and Law 13,415 of 2017. Through field research we seek to collect the data that served as the basis for the analysis. The following instruments were used to collect data: questionnaires applied to teachers and students of the third year of high school in two public schools and an unstructured interview with a member of the State Secretary of Education. We discuss the high school reform in the context of productive restructuring and the reform of the State; the issue of high school identity is approached, highlighting the aspects of the structural duality that marks this level of education, as well as work training and/or continuity of studies, manifested in the Brazilian educational legislation. The results of the analyzes revealed that the movement of the students' perspectives is closely linked to their material realities, since their consciences and aspirations are the fruits of this materiality. The material reality implied perspectives allied to the need to work, whether they were aimed at entering higher education or technical training. In this sense, we infer that the curricular proposals and high school proposals are idealized taking into account the reality of the subjects and not linking the student education to market and privatist interests.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-08-01T21:01:04Z No. of bitstreams: 1 DAVIDBRENO.pdf: 1046936 bytes, checksum: dff2258cbf88c9fcb76b0ce2d87966d1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-01T21:01:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DAVIDBRENO.pdf: 1046936 bytes, checksum: dff2258cbf88c9fcb76b0ce2d87966d1 (MD5) Previous issue date: 2020-02-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectreforma do ensino médio;por
dc.subjectdualidade estrutural;por
dc.subjectmundo do trabalho;por
dc.subjectsujeitos do ensino médio;por
dc.subjecthigh school reform;eng
dc.subjectstructural duality;eng
dc.subjectlabor market;eng
dc.subjecthigh school individuals.eng
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopor
dc.titleEnsino médio: a continuidade dos estudos e a inserção no mundo do trabalho na perspectiva dos alunos da Rede Pública do Estado do Maranhão.por
dc.title.alternativeHigh School: the continuity of studies and insertion in the world of work from the perspective of students from the Public Network of the State of Maranhão.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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