Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROSA, Willian Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0075113566886408por
dc.contributor.advisor1VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824por
dc.contributor.referee1VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824por
dc.contributor.referee2NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee3MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4739820420408872por
dc.contributor.referee4LIMA, Analwik Tatielle Pereira de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8951250852073511por
dc.contributor.referee5ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.date.accessioned2022-07-20T17:17:15Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationROSA, Willian Costa. O ensino sobre as danças populares maranhenses na Educação Física: um guia de orientações didático-pedagógicas para o ensino médio. 2021. 222 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3887-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda o ensino sobre as Danças Populares Maranhenses nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. O objetivo geral é demonstrar que as Danças Populares Maranhenses possuem conhecimento e conteúdo próprios que podem ser abordados nas aulas de Educação Física. Como problema de pesquisa buscou-se saber de que forma as Danças Populares Maranhenses são abordadas nas aulas de Educação Física. O lócus da pesquisa empírica foi o Centro Educa Mais Padre Bráulio Sousa Ayres. Na primeira seção, “As Danças Populares Maranhenses no Currículo da Educação Física”, se destacam as Danças Populares Maranhenses enquanto conteúdo da Educação Física nos textos oficiais da Educação no Brasil e no Maranhão. Na segunda seção, “O Ensino das Danças Populares nas aulas de Educação Física”, se mostra como ocorre o Ensino das Danças nas aulas de Educação Física, por meio das produções acadêmicas publicadas sobre a temática. E na terceira seção se apresenta as Danças Populares Maranhenses do Bumba Meu Boi, do Tambor de Crioula e do Cacuriá. O referencial teórico-conceitual tem apoio em Marques (1997), Nóbrega (2000), Viana (2003, 2006), IPHAN (2011, 2018), Barros (2018), Ramassote et al (2006), Manhães (2012), Pires (2016), Delgado (2005), Cutrim (2017a, 2017b), Maranhão (2018). Utilizou-se de elementos da pesquisa-ação em Thiollent (2009). Utilizou-se questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados da pesquisa empírica, e utilizou-se o grupo focal como estratégia de construção coletiva de uma Sequência Didática. Construiu-se um Guia de Orientações Didático-Pedagógicas como produto educacional: “Danças e Ritmos do Maranhão: entre bois, tambores e requebrados.”. Devido a pandemia do novo Coronavírus da SARS-COV-2, o produto educacional não pôde ser aplicado, com respaldado na Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA. O estudo aponta para o respaldo legal do ensino sobre as Danças Populares Maranhenses e que o ensino sobre essas danças ocorre dentro de uma sistematização e contextualização no lócus da pesquisa, mas, a utilização do Guia proposto seria de grande importância para a prática docente.por
dc.description.abstractThis research deals with the teaching of Maranhão's Popular Dances in High School Physical Education classes. The general objective is to demonstrate that Maranhão's Popular Dances have their own knowledge and content that can be taught in Physical Education classes. The research problem was to find out how Maranhão's Popular Dances are approached in Physical Education classes. The locus of the empirical research was the Centro Educa Mais Padre Bráulio Sousa Ayres. The first section, "Maranhão's Popular Dances in the Physical Education Curriculum", highlights Maranhão's Popular Dances as a content of Physical Education in the official texts of Education in Brazil and Maranhão. The second section, "Teaching Popular Dances in Physical Education Classes", shows how the teaching of dances occurs in Physical Education classes, by means of academic productions published on the subject. The third section presents the Maranhão's Popular Dances: Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, and Cacuriá. The theoretical and conceptual framework is based on Marques (1997), Nóbrega (2000), Viana (2003, 2006), IPHAN (2011, 2018), Barros (2018), Ramassote et al (2006), Manhães (2012), Pires (2016), Delgado (2005), Cutrim (2017a, 2017b), Maranhão (2018). It used elements of action research in Thiollent (2009). Questionnaires and interviews were used as data collection instruments for the empirical research, and the focus group was used as a strategy for the collective construction of a Didactic Sequence. A Guide to Didactic and Pedagogical Guidelines was developed as an educational product: "Dances and Rhythms of Maranhão: among oxen, drums and requebrados". Due to the pandemic of the new SARS-COV 2 Coronavirus, the educational product could not be applied, backed up by Normative Instruction Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA. The study points to the legal backing of the teaching about the Maranhenses Popular Dances and that the teaching about these dances occurs within a systematization and contextualization in the locus of the research, but, the use of the proposed Guide would be of great importance for the teaching practice.por
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-07-20T17:17:15Z No. of bitstreams: 1 WILLIAMCOSTAROSA.pdf: 11975245 bytes, checksum: 21d69767e94a8fe8c8e46909bac3b0b4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-20T17:17:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WILLIAMCOSTAROSA.pdf: 11975245 bytes, checksum: 21d69767e94a8fe8c8e46909bac3b0b4 (MD5) Previous issue date: 2021-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino;por
dc.subjectdanças populares maranhenses;por
dc.subjectEducação Física;por
dc.subjectensino médio;por
dc.subjectteaching;eng
dc.subjectmaranhenses popular dances;eng
dc.subjectPhysical Education;eng
dc.subjecthigh school;eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleO ensino sobre as danças populares maranhenses na Educação Física: um guia de orientações didático-pedagógicas para o ensino médiopor
dc.title.alternativeTeaching about popular dances from Maranhão in Physical Education: a didactic-pedagogical guide for high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAMCOSTAROSA.pdfDissertação de Mestrado11,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.