Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA , Letícia Régia Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489138543353030por
dc.contributor.advisor1AMORIM, Elisângela Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3306324046955974por
dc.contributor.referee1AMORIM, Elisângela Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3306324046955974por
dc.contributor.referee2VALLE, Mariana Guelero do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3306324046955974por
dc.contributor.referee3MOTTA, Diomar das Graças-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116765981459981por
dc.contributor.referee4MARTINS, Marilda da Conceição-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8494018598780342por
dc.contributor.referee5ANJOS, Elisa Maria dos-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4070742029237223por
dc.date.accessioned2022-07-20T16:54:06Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Letícia Régia Gomes. Educação para a igualdade de gênero: desafios e perspectivas da ação docente na UEB Moranguinho. 2021. 270 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3886-
dc.description.resumoEssa dissertação trata sobre a Educação para a igualdade de gênero na ação docente de professores e professoras. Tem como objetivo investigar os desafios e as perspectivas que professoras e professores enfrentam para desenvolver a educação em uma perspectiva de igualdade de gênero entre meninos e meninas, com vistas à construção de um Caderno de Orientações Pedagógicas sobre a temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação em interface com o referencial crítico-dialético. Como participante da pesquisa contamos com: uma gestora, uma coordenadora pedagógica e três professoras e professores do 1º ano do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas e o seminário como técnica de pesquisa, para a mobilização e engajamento das colaboradoras e colaboradores. Fizemos uso da Análise de Conteúdo como técnica para interpretação dos dados coletados. Constatamos com apoio dos colaboradores da pesquisa que a falta da inserção dos estudos de Gênero e Diversidade na Formação Docente, a concepção dos pais, as questões culturais e o preconceito contra a mulher são os principais desafios que as professoras e professores enfrentam para desenvolverem uma educação para igualdade de gênero. Assim como o diálogo, as formações continuadas são as estratégias pedagógicas que auxiliarão as professoras e professores no enfrentamento do preconceito, discriminação e violência de gênero entre meninas e meninos. Os resultados desta investigação apresentam indicações para a urgência da inclusão da temática nos cursos de formação inicial de Pedagogia e das outras licenciaturas, bem como nos cursos de formação continuada. Vale ressaltar que as constatações percebidas nas entrevistas foram decisivas para a construção das temáticas discutidas nos seminários realizados, pois, além de valorizarmos as informações que os dados revelaram, priorizamos focar em proposições que rompessem com o receio de trabalhar com as relações de gênero, pela falta de uma formação específica. Diante das descobertas, construímos colaborativamente um Caderno de Orientações Pedagógicas de modo a contribuir para a inclusão das relações de gênero na ação docente, no combate ao preconceito e à desigualdade de gênero no contexto escolar.por
dc.description.abstractThis dissertation talk about Education for gender equality in the teaching action of male and female teachers. It aims to investigate the challenges and perspectives that male and female teachers and teachers face to develop an education in a perspective of gender equality between boys and girls, with a view to building a Book of Pedagogical Guidelines on the subject. It is a qualitative research of the action research type in interface with the critical-dialectical framework. As research participants we have a manager, a pedagogical coordinator and three teachers of the 1st year of Elementary School. We use the seminar as a research technique, for the mobilization and engagement of collaborators; and as data collection instruments we used semi-structured interviews. We used Content Analysis as a technique for interpreting the collected data. We found, with the support of the research collaborators, that the lack of inclusion of Gender and Diversity studies in Teacher Education; the conception of the parents; Cultural issues and Prejudice against Women are the main challenges that teachers and teachers face to develop an Education for Gender Equality. As well, dialogue and continuing education are the pedagogical strategies that will help teachers to face prejudice, discrimination and gender violence between girls and boys. The results of this investigation present indications for the urgency of the inclusion of the theme in the initial training courses of Pedagogy and the licentiates, as well as in the continuing education courses. It is worth mentioning that the findings perceived in the interviews were decisive for the construction of the themes discussed in the seminars held, because, in addition to valuing the listening that the data revealed, we also prioritized focusing on propositions that broke with the fear of working with gender relations, due to the lack of specific training. In view of the findings, we collaboratively build a Book of Pedagogical Guidelines in order to contribute to the inclusion of gender relations in teaching activities, in the fight against prejudice and gender inequality in the school context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-07-20T16:54:06Z No. of bitstreams: 1 LETÍCIARÉGIAGOMESSOUZA.pdf: 6483352 bytes, checksum: 50a509ee650712f8f7a1ec706cb836d7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-20T16:54:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LETÍCIARÉGIAGOMESSOUZA.pdf: 6483352 bytes, checksum: 50a509ee650712f8f7a1ec706cb836d7 (MD5) Previous issue date: 2021-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação;por
dc.subjectigualdade de gênero;por
dc.subjectação docente;por
dc.subjectdesafios e perspectivas.por
dc.subjecteducation;eng
dc.subjectgender equality;eng
dc.subjectteaching action;eng
dc.subjectchallenges and prospects.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.titleEducação para a igualdade de gênero: desafios e perspectivas da ação docente na UEB Moranguinhopor
dc.title.alternativeEducation for gender equality: challenges and perspectives of teaching action at UEB Moranguinhoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIARÉGIAGOMESSOUZA.pdfDissertação de Mestrado6,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.