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Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações de gênero: discursos e práticas docentes em anos iniciais na UEB Dom Delgado
Título(s) alternativo(s): Gender relations: discourses and teaching practices in early years at UEB Dom Delgado
Autor: Sônia Giselly Karolczyk CORREIA 
Primeiro orientador: VALLE, Mariana Guelero do
Primeiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Segundo membro da banca: AMORIM, Elisangela Santos de
Terceiro membro da banca: SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da
Quarto membro da banca: NUNES, Antonio de Assis Cruz
Quinto membro da banca: MACHADO, Raimunda Nonata da Silva
Resumo: Esta pesquisa versa sobre discursos e práticas docentes acerca das relações de gênero em anos iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo geral se propôs a colaborar na ampliação e/ou atualização do conhecimento dos/as professores/as da UEB Dom Delgado acerca da abordagem das relações de gênero com seus/as alunos/as nas interações de ensino/aprendizagem, desenvolvendo um produto que busque auxiliá-los/as neste processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante e se fundamenta na concepção pós-estruturalista, dialogando com Peters (2000), Lopes (2013) e Silva (2015). No referencial teórico dialoga-se sobre relações de gênero com Nicholson (2000), Scott (1995;1994), Louro (1997) Auad (2005), Lauretis (1987) e Tiburi (2019). Sobre formação docente buscou-se respaldos em Tardif (2000), Imbernón (2011), Pimenta (1997) dentre outros. Como participantes da pesquisa conta-se com os/as professores/as do 5º ano do Ensino Fundamental, seus/suas respectivos alunos/as e a gestora da escola. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados observação, questionário misto e a entrevista semiestruturada. Utiliza-se como técnica de interpretação dos dados coletados, a Análise do Discurso (AD). A pesquisa constatou que existe uma escassez de pesquisas sobre a temática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; que os discursos da maioria dos/as participantes sobre as relações de gênero com seus/respectivos alunos/as relacionam-se a situações de preconceito e discriminação quanto aos traços de sexualidade observados nos comportamentos de determinados/as alunos/as; que a maioria dos/as participantes concebem as relações de gênero como restritas à identidade sexual e/ou orientação sexual das pessoas e não reconhecem os outros aspectos sociais das relações de gênero existentes. Espera-se que o produto possa auxiliar e incentivar os/as professores/as a discutirem as questões que permeiam as relações de gênero no contexto dos anos iniciais.
Abstract: This research focuses on discourses and teaching practices about gender relations in the early years of elementary school. Its general objective was to collaborate in expanding and/or updating the knowledge of teachers from UEB Dom Delgado about the approach of gender relations with their students in the teaching/learning interactions, developing a product that seeks to help them in this process. This is a qualitative research of the participant type and is based on the post-structuralist conception, in dialogue with Peters (2000), Lopes (2013) and Silva (2015). The theoretical framework is based on gender relations with Nicholson (2000), Scott (1995; 1994), Louro (1997) Auad (2005), Lauretis (1987) and Tiburi (2019). About teacher training, support was sought in Tardif (2000), Imbernón (2011), Pimenta (1997) among others. As participants of the research we counted with the teachers of the 5th grade of elementary school, their respective students and the school manager. Observation, a mixed questionnaire and a semi-structured interview were used as instruments of data collection. Discourse Analysis (DA) was used as a technique to interpret the data collected. The research found that there is a scarcity of research on the subject in the Initial Years of Elementary School; that the speeches of most participants about gender relations with their students are related to situations of prejudice and discrimination regarding sexuality traits observed in the behavior of certain students; that most participants conceive gender relations as restricted to sexual identity and/or sexual orientation of people and do not recognize the other social aspects of existing gender relations. It is hoped that the product can help and encourage teachers to discuss the issues that permeate gender relations in the context of the early years.
Palavras-chave: relações de gênero;
formação de professores;
educação;
escola;
anos iniciais;
gender relations;
teacher training;
education;
school;
early years.
Área(s) do CNPq: Educação
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: Sônia Giselly Karolczyk CORREIA. Relações de gênero: discursos e práticas docentes em anos iniciais na UEB Dom Delgado. 2021. 248 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3885
Data de defesa: 22-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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