Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJESUS, Solange Cristina Campos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9266910228802737por
dc.contributor.advisor1CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5639830901440817por
dc.contributor.referee1CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5639830901440817por
dc.contributor.referee2FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee3ALVES, Laura Maria Silva Araújo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6009592378453661por
dc.contributor.referee4ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee5CASTRO, César Augusto-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2060977814636465por
dc.date.accessioned2022-07-20T13:48:12Z-
dc.date.issued2021-12-23-
dc.identifier.citationJESUS, Solange Cristina Campos de. Práticas de leitura numa perspectiva dialógica no ciclo de alfabetização: a Unidade de Educação Básica Poeta Gonçalves Dias. 2021. 235 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3884-
dc.description.resumoA pesquisa apresentada nesta dissertação refere-se às práticas de leitura desenvolvidas numa perspectiva dialógica para a formação de leitores no Ciclo de Alfabetização, objetivando-se verificar a orientação de ditas práticas neste nível de ensino em colaboração com a coordenação pedagógica na Unidade de Educação Básica Poeta Gonçalves Dias, localizada no município de Paço do Lumiar. Fundamenta-se a metodologia nos aportes teórico-metodológicos da abordagem histórico-cultural e nas pesquisas bibliográfica, documental e de campo: na primeira, auxiliados por autores como Bakhtin (2016, 2011), Jolibert (1994), Goulart; Souza (2015), Mortatti (2000), Smolka (2012), Solé (1998), Volóchinov (2018) e Vygotsky (2007), dentre outros; na segunda, analisando-se alguns documentos que legitimam a política educacional, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9394/96; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S), bem como o Projeto Político Pedagógico da escola; na última, os procedimentos que possibilitaram a efetivação da investigação, utilizando-se como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada, que foi aplicada via ferramenta de vídeo Google Meet (devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19). Elaborou-se um Caderno de Sugestões Metodológicas com vistas a apresentar proposições didáticas pautadas na perspectiva dialógica para auxiliar as docentes nos direcionamentos do ensino da leitura no Ciclo de Alfabetização. Conclui-se que as práticas de leitura presentes nas turmas de alfabetização ainda estão arraigadas no ensino dos micros aspectos da língua com ênfase na relação grafemas e fonemas, apesar do uso de gêneros textuais diversificados, desvinculando-se das práticas de leitura presentes na escola a importância das crianças vivenciarem leituras que privilegiem o sentido nos textos por meio de estratégias de compreensão leitora; organização de momentos que permitam às crianças participarem de situações reais do uso dos gêneros textuais que circulam socialmente.por
dc.description.abstractThe research presented in this dissertation refers to reading practices developed in a dialogic perspective for the readers’ education in the Literacy Cycle, aiming to verify the orientation of said practices at this level of education in collaboration with the pedagogical department in the Basic Education Unit. Poeta Gonçalves Dias, located in the municipality of Paço do Lumiar. The methodology is based on the theoretical methodological contributions of the historical-cultural approach and on bibliographic, documentary and field research: in the first, aided by authors such as Bakhtin (2016, 2011), Jolibert (1994), Goulart; Souza (2015), Mortatti (2000), Smolka (2012), Solé (1998), Voloshinov (2018) and Vygotsky (2007), among others; in the second, analyzing some documents that legitimize the educational policy, such as the Law of Directives and Bases of National Education (LDB), Law n.º 9394/96; the National Curricular Common Base (BNCC), the National Curriculum Parameters (PCN'S), as well as the school's Political Pedagogical Project; in the last one, the procedures that made it possible to carry out the investigation, using the semi-structured interview as a data collection instrument, which was applied via the Google Meet video tool (due to the restrictions imposed by the COVID-19 pandemic). A Notebook of Methodological Suggestions was prepared with a view to presenting didactic propositions based on a dialogic perspective to help teachers in the directions of teaching reading in the Literacy Cycle. It is concluded that the reading practices present in literacy classes are still rooted in the teaching of micro aspects of the language with emphasis on the relationship between graphemes and phonemes, despite the use of diversified textual genres, unlinking themselves from the reading practices present in the school to importance of children experiencing readings that privilege the meaning of texts through reading comprehension strategies; organization of moments that allow children to participate in real situations in the use of textual genres that circulate socially.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-07-20T13:48:12Z No. of bitstreams: 1 SOLANGECRISTINACAMPOSDEJESUS.pdf: 14319963 bytes, checksum: f94ce12e1f2df55d020018d6a05b0b76 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-20T13:48:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOLANGECRISTINACAMPOSDEJESUS.pdf: 14319963 bytes, checksum: f94ce12e1f2df55d020018d6a05b0b76 (MD5) Previous issue date: 2021-12-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpráticas de leitura;por
dc.subjectciclo de alfabetização;por
dc.subjectperspectiva dialógica;por
dc.subjectreading practices;eng
dc.subjectliteracy cycle;eng
dc.subjectdialogic perspective.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titlePráticas de leitura numa perspectiva dialógica no ciclo de alfabetização: a Unidade de Educação Básica Poeta Gonçalves Diaspor
dc.title.alternativeReading practices in a dialogic perspective in the literacy cycle: the Basic Education Unit Poeta Gonçalves Diaseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOLANGECRISTINACAMPOSDEJESUS.pdfDissertação de Mestrado13,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.