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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas de leitura numa perspectiva dialógica no ciclo de alfabetização: a Unidade de Educação Básica Poeta Gonçalves Dias
Título(s) alternativo(s): Reading practices in a dialogic perspective in the literacy cycle: the Basic Education Unit Poeta Gonçalves Dias
Autor: JESUS, Solange Cristina Campos de 
Primeiro orientador: CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez
Primeiro membro da banca: CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez
Segundo membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Terceiro membro da banca: ALVES, Laura Maria Silva Araújo
Quarto membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha
Quinto membro da banca: CASTRO, César Augusto
Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação refere-se às práticas de leitura desenvolvidas numa perspectiva dialógica para a formação de leitores no Ciclo de Alfabetização, objetivando-se verificar a orientação de ditas práticas neste nível de ensino em colaboração com a coordenação pedagógica na Unidade de Educação Básica Poeta Gonçalves Dias, localizada no município de Paço do Lumiar. Fundamenta-se a metodologia nos aportes teórico-metodológicos da abordagem histórico-cultural e nas pesquisas bibliográfica, documental e de campo: na primeira, auxiliados por autores como Bakhtin (2016, 2011), Jolibert (1994), Goulart; Souza (2015), Mortatti (2000), Smolka (2012), Solé (1998), Volóchinov (2018) e Vygotsky (2007), dentre outros; na segunda, analisando-se alguns documentos que legitimam a política educacional, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9394/96; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S), bem como o Projeto Político Pedagógico da escola; na última, os procedimentos que possibilitaram a efetivação da investigação, utilizando-se como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada, que foi aplicada via ferramenta de vídeo Google Meet (devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19). Elaborou-se um Caderno de Sugestões Metodológicas com vistas a apresentar proposições didáticas pautadas na perspectiva dialógica para auxiliar as docentes nos direcionamentos do ensino da leitura no Ciclo de Alfabetização. Conclui-se que as práticas de leitura presentes nas turmas de alfabetização ainda estão arraigadas no ensino dos micros aspectos da língua com ênfase na relação grafemas e fonemas, apesar do uso de gêneros textuais diversificados, desvinculando-se das práticas de leitura presentes na escola a importância das crianças vivenciarem leituras que privilegiem o sentido nos textos por meio de estratégias de compreensão leitora; organização de momentos que permitam às crianças participarem de situações reais do uso dos gêneros textuais que circulam socialmente.
Abstract: The research presented in this dissertation refers to reading practices developed in a dialogic perspective for the readers’ education in the Literacy Cycle, aiming to verify the orientation of said practices at this level of education in collaboration with the pedagogical department in the Basic Education Unit. Poeta Gonçalves Dias, located in the municipality of Paço do Lumiar. The methodology is based on the theoretical methodological contributions of the historical-cultural approach and on bibliographic, documentary and field research: in the first, aided by authors such as Bakhtin (2016, 2011), Jolibert (1994), Goulart; Souza (2015), Mortatti (2000), Smolka (2012), Solé (1998), Voloshinov (2018) and Vygotsky (2007), among others; in the second, analyzing some documents that legitimize the educational policy, such as the Law of Directives and Bases of National Education (LDB), Law n.º 9394/96; the National Curricular Common Base (BNCC), the National Curriculum Parameters (PCN'S), as well as the school's Political Pedagogical Project; in the last one, the procedures that made it possible to carry out the investigation, using the semi-structured interview as a data collection instrument, which was applied via the Google Meet video tool (due to the restrictions imposed by the COVID-19 pandemic). A Notebook of Methodological Suggestions was prepared with a view to presenting didactic propositions based on a dialogic perspective to help teachers in the directions of teaching reading in the Literacy Cycle. It is concluded that the reading practices present in literacy classes are still rooted in the teaching of micro aspects of the language with emphasis on the relationship between graphemes and phonemes, despite the use of diversified textual genres, unlinking themselves from the reading practices present in the school to importance of children experiencing readings that privilege the meaning of texts through reading comprehension strategies; organization of moments that allow children to participate in real situations in the use of textual genres that circulate socially.
Palavras-chave: práticas de leitura;
ciclo de alfabetização;
perspectiva dialógica;
reading practices;
literacy cycle;
dialogic perspective.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: JESUS, Solange Cristina Campos de. Práticas de leitura numa perspectiva dialógica no ciclo de alfabetização: a Unidade de Educação Básica Poeta Gonçalves Dias. 2021. 235 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3884
Data de defesa: 23-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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