Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorREGO, Leila Fernanda Mendes Everton-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9803385073275428por
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee1FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee2NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee3FARIAS, Isabel Maria Sabino de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4537311001790225por
dc.contributor.referee4SANTOS, Maria José Albuquerque-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813056400960470por
dc.contributor.referee5COSTA, Ellen de Fátima Lago Barros-
dc.date.accessioned2022-07-20T12:56:07Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationREGO, Leila Fernanda Mendes Everton. A construção da identidade profissional do coordenador pedagógico e o assessoramento em formação permanente na escola: tecendo proposições. 2021. 231 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3882-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar os desafios encontrados pelo coordenador pedagógico que atua em espaço escolar para afirmar a sua identidade profissional como assessor de formação permanente, com vistas à elaboração de apontamentos teórico-metodológicos que auxiliem na construção de estratégias de trabalho e privilegiem o assessoramento pedagógico aos docentes. Para tanto, buscamos responder à seguinte problematização: como o coordenador pedagógico pode planejar, organizar e executar estratégias de trabalho condizentes com as suas especificidades e identidade profissional, firmando-se como um assessor de formação permanente na escola na rede pública municipal de ensino de Paço do Lumiar? Para respaldar os aspectos conceituais sobre identidade profissional buscamos as contribuições de Nóvoa (1997), Santos (2011), Papi (2005), dentre outros. No que tange às discussões do coordenador pedagógico como figura mobilizadora dos processos formativos de docentes na escola, nos reportamos a Imbernón (2011), Gouveia e Placco (2015), Domingues (2014), Libâneo (2018). Do exposto, realizamos uma pesquisa do tipo colaborativa, que se concretizou a partir da utilização de elementos da pesquisa-ação. Como colaboradores tivemos um grupo de quatro coordenadores pedagógicos que atuam em etapas da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental, utilizando como procedimentos de geração de dados: memorial narrativo, reuniões pedagógicas e sessões reflexivas. As formas de sistematização e interpretação dos dados da pesquisa privilegiam a narrativa reflexiva. Constatamos, com apoio dos referidos colaboradores, que a atuação do coordenador pedagógico como formador nas escolas da rede pública municipal de ensino de Paço do Lumiar – MA carece de um olhar atento e comprometido das instâncias que deliberam sobre o seu fazer profissional, dentre elas, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Os resultados da pesquisa apontam que, se a ação da coordenação pedagógica na escola é privilegiar, por excelência, o assessoramento em formação permanente de docentes, é salutar pensar em formação permanente para o formador. Diante das descobertas, colaborativamente, propusemos e sistematizamos em um livreto alguns apontamentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de formação continuada em rede, dentre eles: criação de um setor/departamento de formação continuada nas secretarias de educação; construção de uma cadeia formativa colaborativa; organização de uma agenda de formação contínua para o coordenador pedagógico; e um itinerário metodológico para o desenvolvimento de formação continuada de professores sob a gestão do coordenador pedagógico.por
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the challenges faced by pedagogical coordinators who work in schoolswhen affirmingtheir professional identity as a permanent training advisor, with a goal of elaborating theoretical-methodological notes that help in the construction of work strategies and assist the pedagogic advising to teachers. In order to do so, we seek to answer the following questioning: how can the pedagogical coordinator plan, organize and execute work strategies consistent with their specificities and professional identity, establishing themselves as a permanent training advisorat public schools in the city of PaçodoLumiar - MA? To support the conceptual aspects of professional identity, we sought contributions from Nóvoa (1997), Santos (2011), Papi (2005), among others. Regarding the discussions of the pedagogical coordinator as a mobilizing figure in the training processes of teachers at schools, we refer to Imbernón (2011), Gouveia and Placco (2015), Domingues (2014), Libâneo (2018). From the above, we carried out a collaborative type of research, which was materialized with the use of research-action elements. As collaborators, we had a group of four pedagogical coordinators who work in stages from Early Childhood Education to the Final Years of Elementary School, using as data generation procedures: narrative memorial, pedagogical meetings and reflective sessions. The forms of systematization and interpretation of this research’s data indulged a reflective narrative. We found, with the support of these collaborators, that the performance of the pedagogical coordinator as a trainer in the schools from the municipal public education network of Paço do Lumiar - MA lacks an attentive and committed look from the departments that oversees their professional practice, among them, the Municipal Department of Education (SEMED). The research results indicate that, if the action of the pedagogical coordination in schools is to privilege, par excellence, the assistance in permanent training of teachers, it is healthy to think about permanent training for the trainer. In view of the findings, collaboratively, we proposed and systematized in a booklet some theoretical-methodological notes for the development of continuing education in network, among them: creation of a sector/department of continuing education in the education secretariats; construction of a collaborative training chain; organization of a continuous training agenda for the pedagogical coordinator; and a methodological itinerary for the development of continuing education for teachers under the management of the pedagogical coordinator.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-07-20T12:56:07Z No. of bitstreams: 1 LEILAFERNANDA.pdf: 5703981 bytes, checksum: b11062281f6540b4f2189c0eb1bb72de (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-20T12:56:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEILAFERNANDA.pdf: 5703981 bytes, checksum: b11062281f6540b4f2189c0eb1bb72de (MD5) Previous issue date: 2021-12-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcoordenação pedagógica;por
dc.subjectidentidade profissional;por
dc.subjectassessor de formação;por
dc.subjectformação permanente;por
dc.subjectpedagogical coordination;eng
dc.subjectprofessional identity;eng
dc.subjecteducation advisoreng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.titleA construção da identidade profissional do coordenador pedagógico e o assessoramento em formação permanente na escola: tecendo proposiçõespor
dc.title.alternativeThe construction of the pedagogical coordinator's professional identity and advice on permanent education at school: weaving propositionseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEILAFERNANDA.pdfDissertação de Mestrado5,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.