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Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção da identidade profissional do coordenador pedagógico e o assessoramento em formação permanente na escola: tecendo proposições
Título(s) alternativo(s): The construction of the pedagogical coordinator's professional identity and advice on permanent education at school: weaving propositions
Autor: REGO, Leila Fernanda Mendes Everton 
Primeiro orientador: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Primeiro membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Segundo membro da banca: NUNES, Antonio de Assis Cruz
Terceiro membro da banca: FARIAS, Isabel Maria Sabino de
Quarto membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Quinto membro da banca: COSTA, Ellen de Fátima Lago Barros
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os desafios encontrados pelo coordenador pedagógico que atua em espaço escolar para afirmar a sua identidade profissional como assessor de formação permanente, com vistas à elaboração de apontamentos teórico-metodológicos que auxiliem na construção de estratégias de trabalho e privilegiem o assessoramento pedagógico aos docentes. Para tanto, buscamos responder à seguinte problematização: como o coordenador pedagógico pode planejar, organizar e executar estratégias de trabalho condizentes com as suas especificidades e identidade profissional, firmando-se como um assessor de formação permanente na escola na rede pública municipal de ensino de Paço do Lumiar? Para respaldar os aspectos conceituais sobre identidade profissional buscamos as contribuições de Nóvoa (1997), Santos (2011), Papi (2005), dentre outros. No que tange às discussões do coordenador pedagógico como figura mobilizadora dos processos formativos de docentes na escola, nos reportamos a Imbernón (2011), Gouveia e Placco (2015), Domingues (2014), Libâneo (2018). Do exposto, realizamos uma pesquisa do tipo colaborativa, que se concretizou a partir da utilização de elementos da pesquisa-ação. Como colaboradores tivemos um grupo de quatro coordenadores pedagógicos que atuam em etapas da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental, utilizando como procedimentos de geração de dados: memorial narrativo, reuniões pedagógicas e sessões reflexivas. As formas de sistematização e interpretação dos dados da pesquisa privilegiam a narrativa reflexiva. Constatamos, com apoio dos referidos colaboradores, que a atuação do coordenador pedagógico como formador nas escolas da rede pública municipal de ensino de Paço do Lumiar – MA carece de um olhar atento e comprometido das instâncias que deliberam sobre o seu fazer profissional, dentre elas, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Os resultados da pesquisa apontam que, se a ação da coordenação pedagógica na escola é privilegiar, por excelência, o assessoramento em formação permanente de docentes, é salutar pensar em formação permanente para o formador. Diante das descobertas, colaborativamente, propusemos e sistematizamos em um livreto alguns apontamentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de formação continuada em rede, dentre eles: criação de um setor/departamento de formação continuada nas secretarias de educação; construção de uma cadeia formativa colaborativa; organização de uma agenda de formação contínua para o coordenador pedagógico; e um itinerário metodológico para o desenvolvimento de formação continuada de professores sob a gestão do coordenador pedagógico.
Abstract: This research aimed to analyze the challenges faced by pedagogical coordinators who work in schoolswhen affirmingtheir professional identity as a permanent training advisor, with a goal of elaborating theoretical-methodological notes that help in the construction of work strategies and assist the pedagogic advising to teachers. In order to do so, we seek to answer the following questioning: how can the pedagogical coordinator plan, organize and execute work strategies consistent with their specificities and professional identity, establishing themselves as a permanent training advisorat public schools in the city of PaçodoLumiar - MA? To support the conceptual aspects of professional identity, we sought contributions from Nóvoa (1997), Santos (2011), Papi (2005), among others. Regarding the discussions of the pedagogical coordinator as a mobilizing figure in the training processes of teachers at schools, we refer to Imbernón (2011), Gouveia and Placco (2015), Domingues (2014), Libâneo (2018). From the above, we carried out a collaborative type of research, which was materialized with the use of research-action elements. As collaborators, we had a group of four pedagogical coordinators who work in stages from Early Childhood Education to the Final Years of Elementary School, using as data generation procedures: narrative memorial, pedagogical meetings and reflective sessions. The forms of systematization and interpretation of this research’s data indulged a reflective narrative. We found, with the support of these collaborators, that the performance of the pedagogical coordinator as a trainer in the schools from the municipal public education network of Paço do Lumiar - MA lacks an attentive and committed look from the departments that oversees their professional practice, among them, the Municipal Department of Education (SEMED). The research results indicate that, if the action of the pedagogical coordination in schools is to privilege, par excellence, the assistance in permanent training of teachers, it is healthy to think about permanent training for the trainer. In view of the findings, collaboratively, we proposed and systematized in a booklet some theoretical-methodological notes for the development of continuing education in network, among them: creation of a sector/department of continuing education in the education secretariats; construction of a collaborative training chain; organization of a continuous training agenda for the pedagogical coordinator; and a methodological itinerary for the development of continuing education for teachers under the management of the pedagogical coordinator.
Palavras-chave: coordenação pedagógica;
identidade profissional;
assessor de formação;
formação permanente;
pedagogical coordination;
professional identity;
education advisor
Área(s) do CNPq: Educação
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: REGO, Leila Fernanda Mendes Everton. A construção da identidade profissional do coordenador pedagógico e o assessoramento em formação permanente na escola: tecendo proposições. 2021. 231 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3882
Data de defesa: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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