Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTAVARES, Ana Carolina Cerveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0306025401709384por
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Maria Eunice Ferreira Damasceno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770414667943660por
dc.contributor.advisor-co1MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee1PEREIRA, Maria Eunice Ferreira Damasceno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770414667943660por
dc.contributor.referee2MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee3LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7758192020816194por
dc.contributor.referee4LIMA, Cristiana Costa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2505039602134305por
dc.contributor.referee5PEDROSA, Eliane Maria Pinto-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2211939453989786por
dc.date.accessioned2022-07-20T12:53:49Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.citationTAVARES, Ana Carolina Cerveira. Formação integral de jovens e adultos: uma avaliação de implementação do PROEJA do IFMA – Campus Codó com enfoque na qualidade da formação ofertada. 2022. 231 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3881-
dc.description.resumoEstudo acerca da implementação do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA/Campus Codó, tendo como foco a qualidade da formação ofertada. Objetivou avaliar a implementação do programa, buscando julgar a sua eficácia, com enfoque na qualidade da formação ofertada. Os objetivos específicos pretenderam: avaliar o desempenho no cumprimento das metas no que se refere ao acesso e permanência do público no programa; identificar o desenho do programa e sua estratégia de implementação, afim de verificar a adequação dos meios empregados às ações propostas que possibilitaram a oferta de uma formação de qualidade e; analisar os fatores facilitadores e os obstáculos (institucionais e sociais) que operaram ao longo da implementação que condicionaram positiva ou negativamente a qualidade da formação ofertada, no IFMA Campus Codó. O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético para compreender os determinantes da implementação do PROEJA, partindo do aparente e do cotidiano escolar, a partir das categorias de análise: educação de jovens e adultos, formação humana, omnilateralidade e qualidade educacional. Foi realizada uma avaliação ex post que pretendeu avaliar e julgar o processo de implementação do PROEJA. A tese defendida nesta análise é que há uma distância entre os objetivos do programa e sua implementação no campus decorrente de vários fatores, como: a inadequação do currículo do PROEJA à realidade do seu público; a falta de qualificação para os implementadores; inexistência de planejamentos e avaliações do programa junto à comunidade escolar e a ausência da gestão democrática no campus. Contudo, existiram condicionantes que contribuíram, positivamente, para a execução do programa, embora, insuficientes para diminuir a distância entre os objetivos e metas do programa e a realidade, dentre eles: a as condições estruturais do campus, os auxílios estudantis, a força de vontade dos alunos em voltar estudar e o esforço dos profissionais em ofertar uma educação que se aproximasse da realidade dos alunos, dentro das limitações impostas.por
dc.description.abstractStudy about the implementation of the Integration Program of Vocational Education for Youth and Adult (PROEJA) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA)/Campus Codó focusing on the quality of the training offered. Aimed to evaluate the implementation of the program, seeking to judge effectively, and focusing in the quality of the formation offered. The especifcs objectives intend: avalue the performance in the achievement of goals in what it refers in the acess and performance of the public in the program; to identify the desing of the program and your strategies of implementation with the objectives of vetific the adequation of the views used to the proposed actions that possibility the oferts of one quality formation and; analisy the facilited factors and the obstacles (institutionals and socials) that apears long the implementation that condicional positive or negative the quality of the formation offered in IFMA/Campus Codó. The method utilizaded was the materialism -dialectical to comprehension of the determinants of the implementation of PROEJA, starting the apparent of scholar cotidian, going through the categories of analysis: Youth and Adults Education, Human formation, omnilaterality and educacional. And ex post evaluation was carried out to evaluate and judge the implementation process of PROEJA. The defended tese in this analysis is that are one distance between the objectives of the program and your implementation in the campus, due by the several factors, as: the inadequacy of PROEJA’s curriculum to the reality of its audience; the absence of qualification to the implements, the nonexistence of plans and assessments of the program with the scholar community and the default of the democratic campus management. However, there were constraints that contributed, positively, for program execution, all trougth, are insuficiente to bridge the gap between the program’s objectives and goals and reality, among them: the structural conditions of the campus, the students aid, the students willpower to so back to study and the enffort of the professionals to offer on education that aproximates the reality of the students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-07-20T12:53:49Z No. of bitstreams: 1 ANACAROLINACERVEIRATAVARES.pdf: 1849794 bytes, checksum: 6abad7e69617974bfe04169f3df303eb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-20T12:53:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANACAROLINACERVEIRATAVARES.pdf: 1849794 bytes, checksum: 6abad7e69617974bfe04169f3df303eb (MD5) Previous issue date: 2022-06-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação humana integral;por
dc.subjectOmnilateralidade;por
dc.subjectqualidade educacionalpor
dc.subjecteducação profissional e tecnológica;por
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos.por
dc.subjectintegral human formation;eng
dc.subjectOmnilaterality;eng
dc.subjecteducation qualitty;eng
dc.subjectprofessional and technological education;eng
dc.subjectYouth and Adult Education.eng
dc.subject.cnpqPlanejamento e Avaliação Educacionalpor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleFormação integral de jovens e adultos: uma avaliação de implementação do PROEJA do IFMA – Campus Codó com enfoque na qualidade da formação ofertadapor
dc.title.alternativeComprehensive training of youth and adults: an evaluation of the implementation of PROEJA at IFMA - Codó Campus focusing on the quality of the training offeredeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANACAROLINACERVEIRATAVARES.pdfTese de Doutorado1,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.