Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Ísis de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3603893792481162por
dc.contributor.advisor1ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee1ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee2ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938411783822467por
dc.contributor.referee3RIBEIRO, Francisco Adelton Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3590673318354449por
dc.contributor.referee4SILVEIRA, Franscisca Morais da-
dc.contributor.referee5FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143175326460687por
dc.date.accessioned2022-07-20T12:14:54Z-
dc.date.issued2022-01-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Ísis de Paula. Mendonça o ensino de estudantes surdos com o apoio de recursos digitais: intervenções pedagógicas com professores em uma perspectiva bilíngue. 2022. 245 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3879-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar o ensino de estudantes surdos a partir da utilização de recursos digitais por meio de uma intervenção pedagógica com professores com vistas à construção de um e-book em uma perspectiva bilíngue nos anos iniciais do ensino fundamental da Unidade de Educação Básica (UEB) Bilíngue Libras e Língua Portuguesa Escrita. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa classifica-se como de natureza aplicada do ponto de vista da abordagem do problema e se caracteriza como quanti-qualitativa. Quanto aos objetivos, a investigação é definida como exploratória. A pesquisa qualifica-se ainda quanto aos procedimentos como participante do tipo intervenção pedagógica na perspectiva colaborativa. O campo de investigação foi a Unidade de Educação Básica Bilíngue Libras e Língua Portuguesa Escrita localizada na cidade de São Luís – MA. A investigação contou com a participação de seis professoras e de uma coordenadora pedagógica. Os instrumentos utilizados foram questionários e aplicativos de celular (Alpha-Libras, AdeLibras, Librário e Libras-Português silabário). Os dados coletados por meio do questionário foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que no contexto da pandemia de COVID-19 (SARS-CoV 2), três professoras (50%) adotaram como principais estratégias e metodologias o uso de aplicativos de comunicação por meio de mensagens e videochamadas instalados em equipamentos móveis como celulares e tablets. Outro dado relevante diz respeito às limitações no ensino remoto com estudantes surdos, pois as seis professoras (100%) e a coordenadora pedagógica declararam limitações no domínio da Libras e da Língua Portuguesa escrita por parte dos estudantes. Sobre o uso de recursos digitais, todas as professoras investigadas (100%) declararam utilizá-los em sua prática pedagógica e acreditam que podem contribuir na diversificação das práticas ao atendimento no ensino bilíngue. A intervenção na perspectiva colaborativa aconteceu de maneira dinâmica e interativa e permitiu trocas necessárias entre os participantes para a consolidação dos objetivos da pesquisa e confirmou os recursos digitais (aplicativos) como possibilidades pedagógicas para professores no ensino de estudantes surdos, evidenciando a necessidade de investimento das políticas públicas na formação dos professores e em equipamentos e recursos para as escolas, de modo a assegurar novas alternativas de ensino aos estudantes surdos em uma perspectiva bilíngue.por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the teaching of deaf students from the use of digital resources through a pedagogical intervention with teachers with the purpose to building an e-book in a bilingual perspective in the early years of elementary school at Basic Education Unit (BEU) Bilingual Libras (Brazilian Language Sign) and Portuguese Written Language. As for the methodological aspects, the research is classified as applied from the point of view of approaching the problem and is characterized as quantitative and qualitative. As for the objectives, the investigation is defined as exploratory. The research is also qualified regarding the procedures as a participant of the pedagogical intervention type in the collaborative perspective. The place of investigation was the Libras Bilingual and Written Portuguese Language Basic Education Unit located in the city of São Luís-MA. The investigation had the participation of 6 (six) teachers and 1 (one) pedagogical coordinator. The instruments used were questionnaires, mobile apps (Alpha-Libras, AdeLibras, Librário e Libras Português silabário). Data were collected through a questionnaire and analyzed using the content analysis technique. The results showed that in the context of the Covid-pandemic 19 (SARS-CoV-2), three of the teachers (50%) adopted as main strategies and methodologies the use of communication apps through messages and video calls installed on their mobile devices such as cell phones and tablets. Another relevant fact concerns the limitations in remote teaching with deaf students, because six of the teachers (100%) and the pedagogical coordinator declared limitations in the domain of Libras and written Portuguese language by the students. Regarding the use of digital resources, all investigated teachers (100%) declared to use them in their pedagogical practice and believe that they can contribute to the diversification of practices in attending to bilingual education. The intervention in the collaborative perspective happened in a dynamic and interactive way, allowed the necessary interactions between the participants to consolidate the research objectives and confirmed the digital resources (apps) as pedagogical possibilities for teachers in teaching deaf students, highlighting the needing for investment of public policies in the teachers formation and also in equipment and resources for schools in order to ensure new teaching alternatives for deaf students in a bilingual perspective.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-07-20T12:14:54Z No. of bitstreams: 1 ÍSISDEPAULASANTOSMENDONÇA.pdf: 14639288 bytes, checksum: 932bfc18420fe9aabf54bf0322c2a251 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-20T12:14:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ÍSISDEPAULASANTOSMENDONÇA.pdf: 14639288 bytes, checksum: 932bfc18420fe9aabf54bf0322c2a251 (MD5) Previous issue date: 2022-01-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectestudante surdo;por
dc.subjectensino bilíngue;por
dc.subjectrecursos digitais;por
dc.subjectintervenção pedagógica;por
dc.subjectpandemia Covid-19;por
dc.subjectdeaf students;eng
dc.subjectbilingual teaching;eng
dc.subjectdigital resources;eng
dc.subjectearly yearseng
dc.subject.cnpqEducação especialpor
dc.titleMendonça o ensino de estudantes surdos com o apoio de recursos digitais: intervenções pedagógicas com professores em uma perspectiva bilínguepor
dc.title.alternativeMendonça teaching deaf students with the support of digital resources: pedagogical interventions with teachers in a bilingual perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÍSISDEPAULASANTOSMENDONÇA.pdfDissertação de Mestrado14,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.