Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3879
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mendonça o ensino de estudantes surdos com o apoio de recursos digitais: intervenções pedagógicas com professores em uma perspectiva bilíngue
Título(s) alternativo(s): Mendonça teaching deaf students with the support of digital resources: pedagogical interventions with teachers in a bilingual perspective
Autor: SANTOS, Ísis de Paula 
Primeiro orientador: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Primeiro membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Segundo membro da banca: ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira
Terceiro membro da banca: RIBEIRO, Francisco Adelton Alves
Quarto membro da banca: SILVEIRA, Franscisca Morais da
Quinto membro da banca: FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o ensino de estudantes surdos a partir da utilização de recursos digitais por meio de uma intervenção pedagógica com professores com vistas à construção de um e-book em uma perspectiva bilíngue nos anos iniciais do ensino fundamental da Unidade de Educação Básica (UEB) Bilíngue Libras e Língua Portuguesa Escrita. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa classifica-se como de natureza aplicada do ponto de vista da abordagem do problema e se caracteriza como quanti-qualitativa. Quanto aos objetivos, a investigação é definida como exploratória. A pesquisa qualifica-se ainda quanto aos procedimentos como participante do tipo intervenção pedagógica na perspectiva colaborativa. O campo de investigação foi a Unidade de Educação Básica Bilíngue Libras e Língua Portuguesa Escrita localizada na cidade de São Luís – MA. A investigação contou com a participação de seis professoras e de uma coordenadora pedagógica. Os instrumentos utilizados foram questionários e aplicativos de celular (Alpha-Libras, AdeLibras, Librário e Libras-Português silabário). Os dados coletados por meio do questionário foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que no contexto da pandemia de COVID-19 (SARS-CoV 2), três professoras (50%) adotaram como principais estratégias e metodologias o uso de aplicativos de comunicação por meio de mensagens e videochamadas instalados em equipamentos móveis como celulares e tablets. Outro dado relevante diz respeito às limitações no ensino remoto com estudantes surdos, pois as seis professoras (100%) e a coordenadora pedagógica declararam limitações no domínio da Libras e da Língua Portuguesa escrita por parte dos estudantes. Sobre o uso de recursos digitais, todas as professoras investigadas (100%) declararam utilizá-los em sua prática pedagógica e acreditam que podem contribuir na diversificação das práticas ao atendimento no ensino bilíngue. A intervenção na perspectiva colaborativa aconteceu de maneira dinâmica e interativa e permitiu trocas necessárias entre os participantes para a consolidação dos objetivos da pesquisa e confirmou os recursos digitais (aplicativos) como possibilidades pedagógicas para professores no ensino de estudantes surdos, evidenciando a necessidade de investimento das políticas públicas na formação dos professores e em equipamentos e recursos para as escolas, de modo a assegurar novas alternativas de ensino aos estudantes surdos em uma perspectiva bilíngue.
Abstract: This research aimed to investigate the teaching of deaf students from the use of digital resources through a pedagogical intervention with teachers with the purpose to building an e-book in a bilingual perspective in the early years of elementary school at Basic Education Unit (BEU) Bilingual Libras (Brazilian Language Sign) and Portuguese Written Language. As for the methodological aspects, the research is classified as applied from the point of view of approaching the problem and is characterized as quantitative and qualitative. As for the objectives, the investigation is defined as exploratory. The research is also qualified regarding the procedures as a participant of the pedagogical intervention type in the collaborative perspective. The place of investigation was the Libras Bilingual and Written Portuguese Language Basic Education Unit located in the city of São Luís-MA. The investigation had the participation of 6 (six) teachers and 1 (one) pedagogical coordinator. The instruments used were questionnaires, mobile apps (Alpha-Libras, AdeLibras, Librário e Libras Português silabário). Data were collected through a questionnaire and analyzed using the content analysis technique. The results showed that in the context of the Covid-pandemic 19 (SARS-CoV-2), three of the teachers (50%) adopted as main strategies and methodologies the use of communication apps through messages and video calls installed on their mobile devices such as cell phones and tablets. Another relevant fact concerns the limitations in remote teaching with deaf students, because six of the teachers (100%) and the pedagogical coordinator declared limitations in the domain of Libras and written Portuguese language by the students. Regarding the use of digital resources, all investigated teachers (100%) declared to use them in their pedagogical practice and believe that they can contribute to the diversification of practices in attending to bilingual education. The intervention in the collaborative perspective happened in a dynamic and interactive way, allowed the necessary interactions between the participants to consolidate the research objectives and confirmed the digital resources (apps) as pedagogical possibilities for teachers in teaching deaf students, highlighting the needing for investment of public policies in the teachers formation and also in equipment and resources for schools in order to ensure new teaching alternatives for deaf students in a bilingual perspective.
Palavras-chave: estudante surdo;
ensino bilíngue;
recursos digitais;
intervenção pedagógica;
pandemia Covid-19;
deaf students;
bilingual teaching;
digital resources;
early years
Área(s) do CNPq: Educação especial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SANTOS, Ísis de Paula. Mendonça o ensino de estudantes surdos com o apoio de recursos digitais: intervenções pedagógicas com professores em uma perspectiva bilíngue. 2022. 245 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3879
Data de defesa: 7-Jan-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÍSISDEPAULASANTOSMENDONÇA.pdfDissertação de Mestrado14,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.