Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3874
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MIRANDA, Ana Telma da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5741576572603192 | por |
dc.contributor.advisor1 | VALLE, Mariana Guelero do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8516501386841758 | por |
dc.contributor.referee1 | VALLE, Mariana Guelero do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8516501386841758 | por |
dc.contributor.referee2 | MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0504326528660511 | por |
dc.contributor.referee3 | RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5638131664583072 | por |
dc.contributor.referee4 | BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4828197220419425 | por |
dc.contributor.referee5 | COSTA, Elen de Fátima Lago Barros | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/4214548964349807 | por |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T22:19:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Ana Telma da Silva. Mapear para aprender: uso de mapas conceituais e de mapas mentais como recurso de aprendizagem ativa no ensino de Biologia. 2021.172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3874 | - |
dc.description.resumo | O trabalho apresenta como proposta a utilização dos Mapas Conceituais (MC) e Mapas Mentais (MM) no ensino de Biologia. Tem como objetivo principal analisar o uso de tais recursos como facilitadores para aprendizagem ativa de estudantes em aulas de Biologia no Ensino Médio. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipologia estudo de caso, com procedimentos de coleta de dados que incluíram os mapas produzidos e questionários respondidos pelos alunos. A pesquisa foi realizada presencialmente em uma turma de Ensino Médio do IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), com trinta e oito alunos. A organização e tratamento dos dados coletados foi dividida em duas etapas, na primeira foi realizada uma caracterização dos mapas produzidos, baseada na literatura específica sobre a temática, com autores como Tony Buzan (2019) criador dos Mapas Mentais e Joseph Novak (1998) criador dos Mapas Conceituais. Na segunda etapa, para análise dos dados dos questionários, foi utilizado o referencial da análise de conteúdo de Bardin (2006). A fundamentação teórica dessa pesquisa se baseou na Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 1982; MOREIRA, 2012), nos processos cognitivos envolvidos no mapeamento mental (BUZAN, 2019), no mapeamento conceitual (AGUIAR, CORREIA, 2013; TAVARES, 2007) e demais autores contemporâneos que estudam a utilização de mapas nos processos de ensino e aprendizagem (DAVIES, 2011; MARQUES, 2008). Os resultados da pesquisa revelaram que os participantes perceberam os mapas como recursos que auxiliaram na organização das informações, facilitaram a compreensão, a memorização, e estimularam a aprendizagem principalmente de conteúdos de Biologia, que contém muitos termos científicos. Os participantes também apontaram suas dificuldades na elaboração dos mapas conceituais e preferências pelo mapeamento mental. Como produto educacional foi desenvolvido um ebook voltado para professores de Biologia, sobre as características e diferenças entre Mapas Mentais e Mapas Conceituais, formas de elaboração e sugestões de utilização dos mapas em suas aulas. | por |
dc.description.abstract | The word proptoses Thé use o Conceptual Maps (MC) and Mental Maps (MM) in Thé teaching o Biology. Its main objective is to analyze Thé use o such resources as facilitators for active learning by students in high school biology classes. It is characterized as a research with a qualitative approach, o a case study typology, with data collection procedures that included Thé maps produced and questionnaires answered by Thé students. The research was carried out in person in a high school class at Thé IFMA (Federal Institute o Education, Science and Technology o Maranhão), with thirty-eight students. The organization and treatment o Thé collected data is divided into two stages. In Thé first, a characterization o Thé maps produced was carried out, based on specific literature on Thé subject, with authors such as Tony Buzan (2019) creator o Mental Maps and Joseph Novak (1998) creator o Concept Maps. In Thé second stage, to analyze Thé data from Thé questionnaires, Thé framework o content analysis by Bardin (2006) was used. The theoretical foundation o this research was based on Thé Theory o Meaningful Learning (AUSUBEL, 1982; MOREIRA, 2012), on Thé cognitive processes involved in mental mapping (BUZAN, 2019), on conceptual mapping (AGUIAR, CORREIA, 2013; TAVARES, 2007) and other contemporary authors who study Thé use o maps in teaching and learning processes (DAVIES, 2011; MARQUES, 2008). The survey results revealed that Thé participants perceived Thé maps as resources that helped in Thé organization o information, facilitated understanding, memorization, and stimulated learning mainly about Biology content, which contains many scientific terms. Participants also pointed out their difficulties in Thé elaboration o concept maps and preferences for mental mapping. As an educational product, an ebook was developed for Biology teachers, about Thé characteristics and differences between Mind Maps and Conceptual Maps, ways o elaboration and suggestions for using maps in their classes. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-07-18T22:19:10Z No. of bitstreams: 1 AnaTelmadaSilvaMiranda.pdf: 21306057 bytes, checksum: 9d50b5a59e03a436600a1f3425fdfa9e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-18T22:19:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnaTelmadaSilvaMiranda.pdf: 21306057 bytes, checksum: 9d50b5a59e03a436600a1f3425fdfa9e (MD5) Previous issue date: 2021-12-10 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | aprendizagem significativa; | por |
dc.subject | aprendizagem ativa; | por |
dc.subject | mapas mentais; | por |
dc.subject | mapas conceituais; | por |
dc.subject | ensino de Biologia; | por |
dc.subject | meaningful learning; | eng |
dc.subject | active learning; | eng |
dc.subject | mental maps; | eng |
dc.subject | concept maps; | eng |
dc.subject | Biology teaching. | eng |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.title | Mapear para aprender: uso de mapas conceituais e de mapas mentais como recurso de aprendizagem ativa no ensino de Biologia | por |
dc.title.alternative | Mapping to learn: use of concept maps and mind maps as an active learning resource in Biology teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaTelmadaSilvaMiranda.pdf | Dissertação de Mestrado | 20,81 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.