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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mapear para aprender: uso de mapas conceituais e de mapas mentais como recurso de aprendizagem ativa no ensino de Biologia
Título(s) alternativo(s): Mapping to learn: use of concept maps and mind maps as an active learning resource in Biology teaching
Autor: MIRANDA, Ana Telma da Silva 
Primeiro orientador: VALLE, Mariana Guelero do
Primeiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Segundo membro da banca: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Terceiro membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Quarto membro da banca: BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista
Quinto membro da banca: COSTA, Elen de Fátima Lago Barros
Resumo: O trabalho apresenta como proposta a utilização dos Mapas Conceituais (MC) e Mapas Mentais (MM) no ensino de Biologia. Tem como objetivo principal analisar o uso de tais recursos como facilitadores para aprendizagem ativa de estudantes em aulas de Biologia no Ensino Médio. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipologia estudo de caso, com procedimentos de coleta de dados que incluíram os mapas produzidos e questionários respondidos pelos alunos. A pesquisa foi realizada presencialmente em uma turma de Ensino Médio do IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), com trinta e oito alunos. A organização e tratamento dos dados coletados foi dividida em duas etapas, na primeira foi realizada uma caracterização dos mapas produzidos, baseada na literatura específica sobre a temática, com autores como Tony Buzan (2019) criador dos Mapas Mentais e Joseph Novak (1998) criador dos Mapas Conceituais. Na segunda etapa, para análise dos dados dos questionários, foi utilizado o referencial da análise de conteúdo de Bardin (2006). A fundamentação teórica dessa pesquisa se baseou na Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 1982; MOREIRA, 2012), nos processos cognitivos envolvidos no mapeamento mental (BUZAN, 2019), no mapeamento conceitual (AGUIAR, CORREIA, 2013; TAVARES, 2007) e demais autores contemporâneos que estudam a utilização de mapas nos processos de ensino e aprendizagem (DAVIES, 2011; MARQUES, 2008). Os resultados da pesquisa revelaram que os participantes perceberam os mapas como recursos que auxiliaram na organização das informações, facilitaram a compreensão, a memorização, e estimularam a aprendizagem principalmente de conteúdos de Biologia, que contém muitos termos científicos. Os participantes também apontaram suas dificuldades na elaboração dos mapas conceituais e preferências pelo mapeamento mental. Como produto educacional foi desenvolvido um ebook voltado para professores de Biologia, sobre as características e diferenças entre Mapas Mentais e Mapas Conceituais, formas de elaboração e sugestões de utilização dos mapas em suas aulas.
Abstract: The word proptoses Thé use o Conceptual Maps (MC) and Mental Maps (MM) in Thé teaching o Biology. Its main objective is to analyze Thé use o such resources as facilitators for active learning by students in high school biology classes. It is characterized as a research with a qualitative approach, o a case study typology, with data collection procedures that included Thé maps produced and questionnaires answered by Thé students. The research was carried out in person in a high school class at Thé IFMA (Federal Institute o Education, Science and Technology o Maranhão), with thirty-eight students. The organization and treatment o Thé collected data is divided into two stages. In Thé first, a characterization o Thé maps produced was carried out, based on specific literature on Thé subject, with authors such as Tony Buzan (2019) creator o Mental Maps and Joseph Novak (1998) creator o Concept Maps. In Thé second stage, to analyze Thé data from Thé questionnaires, Thé framework o content analysis by Bardin (2006) was used. The theoretical foundation o this research was based on Thé Theory o Meaningful Learning (AUSUBEL, 1982; MOREIRA, 2012), on Thé cognitive processes involved in mental mapping (BUZAN, 2019), on conceptual mapping (AGUIAR, CORREIA, 2013; TAVARES, 2007) and other contemporary authors who study Thé use o maps in teaching and learning processes (DAVIES, 2011; MARQUES, 2008). The survey results revealed that Thé participants perceived Thé maps as resources that helped in Thé organization o information, facilitated understanding, memorization, and stimulated learning mainly about Biology content, which contains many scientific terms. Participants also pointed out their difficulties in Thé elaboration o concept maps and preferences for mental mapping. As an educational product, an ebook was developed for Biology teachers, about Thé characteristics and differences between Mind Maps and Conceptual Maps, ways o elaboration and suggestions for using maps in their classes.
Palavras-chave: aprendizagem significativa;
aprendizagem ativa;
mapas mentais;
mapas conceituais;
ensino de Biologia;
meaningful learning;
active learning;
mental maps;
concept maps;
Biology teaching.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: MIRANDA, Ana Telma da Silva. Mapear para aprender: uso de mapas conceituais e de mapas mentais como recurso de aprendizagem ativa no ensino de Biologia. 2021.172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3874
Data de defesa: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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