Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Rosangela dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9660693912417685por
dc.contributor.advisor1NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee1NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee2ZAQUEU, Livia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee3MOURA, Anna Regina Lanner de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7828069698398308por
dc.contributor.referee4TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040665303459075por
dc.contributor.referee5SILVA, Celina Amélia da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9996099047849353por
dc.date.accessioned2022-07-18T21:52:53Z-
dc.date.issued2021-10-20-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rosangela dos Santos. Ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com aporte em representações semióticas. 2021.170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3873-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar práticas pedagógicas de professores referenciadas na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), aplicadas junto a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com dificuldades na aprendizagem de conteúdos de Matemática nos anos iniciais do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º e 2º anos), em uma escola da rede pública estadual localizada no Município de São Luís - Maranhão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O método de procedimento da pesquisa adotado foi o estudo de caso instrumental, tendo como participantes professoras polivalentes, licenciadas em Pedagogia e que trabalham com o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O corpus foi obtido por meio de atividades desenvolvidas pelos estudantes com TEA, envolvendo operações de adição com números naturais. Utilizou-se como principais instrumentos de coleta de dados o registro escrito das atividades desenvolvidas pelos estudantes, as entrevistas e questionário aplicado junto às professoras, e fotografias. A análise do corpus da pesquisa teve como referência principal a teoria do Registro de Representação Semiótica de Duval (2007, 2009, 2013) e Neres (2016). Os resultados revelaram que, em atividades com tratamento de registros numéricos, os estudantes apresentaram bom desempenho. Isso levou a conjecturar que o entendimento para resolução de problemas depende de uma série de elementos, como domínio da leitura e interpretação dos enunciados, e saber usar diferentes registros semióticos para a representação dos procedimentos operacionais na resolução de problemas que devem ser considerados pelo professor que atende a estudantes com TEA no momento de elaboração das atividades. A pesquisa revela que a TRRS contribuiu para o desenvolvimento de habilidades matemáticas, facilitando, dessa forma, a aprendizagem. Palavras-chave:por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate pedagogical practices of teachers referenced in the Theory of Semiotic Representation Records (TRRS), applied to students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) with difficulties in learning Mathematics contents in the early years of the first cycle of Education Elementary (1st and 2nd years), in a state public school located in the Municipality of São Luis - Maranhão. This is a qualitative research. The research procedure method adopted was the instrumental case study, having as participants multipurpose teachers, licensed in Pedagogy and who work with the teaching of Mathematics in the early years of Elementary School. The corpus was obtained through activities developed by students with ASD, involving addition operations with natural numbers. The main instruments used for data collection were the written record of the activities carried out by the students, interviews and a questionnaire applied to the teachers, and photographs. The main reference for the analysis of the research corpus was the theory of Register of Semiotic Representation by Duval (2007, 2009, 2013) and Neres (2016). The results revealed that, in activities with treatment of numerical records, students performed well. This led to the conjecture that understanding for problem solving depends on a series of elements, such as mastery of reading and interpreting statements, and knowing how to use different semiotic registers to represent operational procedures in solving problems that must be considered by the teacher who serves students with ASD at the time of preparation of activities. The research reveals that TRRS contributed to the development of mathematical skills, thus facilitating learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-07-18T21:52:53Z No. of bitstreams: 1 ROSÂNGELARODRIGUES.pdf: 21918599 bytes, checksum: 101662a8f68f9933774821438bb003b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-18T21:52:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSÂNGELARODRIGUES.pdf: 21918599 bytes, checksum: 101662a8f68f9933774821438bb003b1 (MD5) Previous issue date: 2021-10-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpráticas pedagógicas;por
dc.subjectensino de matemática;por
dc.subjectregistros de representação semiótica;por
dc.subjecttranstorno do espectro autista;por
dc.subjectpedagogical practices;eng
dc.subjectteaching math;eng
dc.subjectsemiotic records;eng
dc.subjectautistic spectrum disordereng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleEnsino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com aporte em representações semióticaspor
dc.title.alternativeMathematics teaching for students with autism spectrum disorder in the early years of elementary school: an investigation based on semiotic representationseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSÂNGELARODRIGUES.pdfDissertação de Mestrado21,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.