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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com aporte em representações semióticas
Título(s) alternativo(s): Mathematics teaching for students with autism spectrum disorder in the early years of elementary school: an investigation based on semiotic representations
Autor: RODRIGUES, Rosangela dos Santos 
Primeiro orientador: NERES, Raimundo Luna
Primeiro membro da banca: NERES, Raimundo Luna
Segundo membro da banca: ZAQUEU, Livia da Conceição Costa
Terceiro membro da banca: MOURA, Anna Regina Lanner de
Quarto membro da banca: TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa
Quinto membro da banca: SILVA, Celina Amélia da
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar práticas pedagógicas de professores referenciadas na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), aplicadas junto a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com dificuldades na aprendizagem de conteúdos de Matemática nos anos iniciais do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º e 2º anos), em uma escola da rede pública estadual localizada no Município de São Luís - Maranhão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O método de procedimento da pesquisa adotado foi o estudo de caso instrumental, tendo como participantes professoras polivalentes, licenciadas em Pedagogia e que trabalham com o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O corpus foi obtido por meio de atividades desenvolvidas pelos estudantes com TEA, envolvendo operações de adição com números naturais. Utilizou-se como principais instrumentos de coleta de dados o registro escrito das atividades desenvolvidas pelos estudantes, as entrevistas e questionário aplicado junto às professoras, e fotografias. A análise do corpus da pesquisa teve como referência principal a teoria do Registro de Representação Semiótica de Duval (2007, 2009, 2013) e Neres (2016). Os resultados revelaram que, em atividades com tratamento de registros numéricos, os estudantes apresentaram bom desempenho. Isso levou a conjecturar que o entendimento para resolução de problemas depende de uma série de elementos, como domínio da leitura e interpretação dos enunciados, e saber usar diferentes registros semióticos para a representação dos procedimentos operacionais na resolução de problemas que devem ser considerados pelo professor que atende a estudantes com TEA no momento de elaboração das atividades. A pesquisa revela que a TRRS contribuiu para o desenvolvimento de habilidades matemáticas, facilitando, dessa forma, a aprendizagem. Palavras-chave:
Abstract: This research aimed to investigate pedagogical practices of teachers referenced in the Theory of Semiotic Representation Records (TRRS), applied to students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) with difficulties in learning Mathematics contents in the early years of the first cycle of Education Elementary (1st and 2nd years), in a state public school located in the Municipality of São Luis - Maranhão. This is a qualitative research. The research procedure method adopted was the instrumental case study, having as participants multipurpose teachers, licensed in Pedagogy and who work with the teaching of Mathematics in the early years of Elementary School. The corpus was obtained through activities developed by students with ASD, involving addition operations with natural numbers. The main instruments used for data collection were the written record of the activities carried out by the students, interviews and a questionnaire applied to the teachers, and photographs. The main reference for the analysis of the research corpus was the theory of Register of Semiotic Representation by Duval (2007, 2009, 2013) and Neres (2016). The results revealed that, in activities with treatment of numerical records, students performed well. This led to the conjecture that understanding for problem solving depends on a series of elements, such as mastery of reading and interpreting statements, and knowing how to use different semiotic registers to represent operational procedures in solving problems that must be considered by the teacher who serves students with ASD at the time of preparation of activities. The research reveals that TRRS contributed to the development of mathematical skills, thus facilitating learning.
Palavras-chave: práticas pedagógicas;
ensino de matemática;
registros de representação semiótica;
transtorno do espectro autista;
pedagogical practices;
teaching math;
semiotic records;
autistic spectrum disorder
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Educação Especial
Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: RODRIGUES, Rosangela dos Santos. Ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com aporte em representações semióticas. 2021.170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3873
Data de defesa: 20-Out-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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