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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação ambiental e o descarte correto de resíduos sólidos: orientações didáticas para os professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da U.E.B. Olinda Desterro
Título(s) alternativo(s): Environmental education and the correct disposal of solid waste: didactic guidelines for teachers of the 4th and 5th year of Elementary School at U.E.B. Olinda Desterro
Autor: SILVA, Letícia Mendonça da 
Primeiro orientador: ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira
Primeiro membro da banca: ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira
Segundo membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Terceiro membro da banca: Paixão, Maria do Socorro Estrela
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar como vem sendo trabalhada a educação ambiental e o descarte correto de resíduos sólidos no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica Olinda Desterro – escola da rede municipal de São Luís/MA, na perspectiva dos professores, com vistas a produzir um caderno de orientações didáticas com propostas metodológicas de ensino que considerem o contexto social dos(as) alunos(as). Trata-se de uma pesquisa classificada em aplicada, quanto à natureza, exploratória e descritiva, quanto aos objetivos, sob a perspectiva de Prodanov e Freitas (2013) e Gil (2009), e ainda em qualitativa, quanto à abordagem, na perspectiva de Farias Filho e Arruda Filho (2013). Diante disso, fez-se um estudo teórico acerca dos aspectos legais da educação ambiental no Brasil, tais como: a Constituição Federal de 1998, os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997, a Política Nacional de Educação Ambiental de 1999, a Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010, as Diretrizes Curriculares para Educação Ambiental de 2012, o Plano Estadual de Educação Ambiental do Maranhão de 2018, a Base Nacional Comum Curricular de 2017 e o Decreto nº 48.911 de 14 de março de 2017 que criou os Ecopontos no município de São Luís/MA, entre outros. Aborda-se, também, sobre o descarte de resíduos sólidos nas práticas docentes. Posteriormente, fez-se um levantamento dos estudos (teses e dissertações) no Banco de Teses e Dissertações da CAPES que tratam da educação ambiental nos anos inicias do Ensino Fundamental no período de 2015 a 2019. Em seguida, descreve-se a metodologia e a análise dos dados coletados. Em relação aos procedimentos, a pesquisa apresenta traços de estudo de caso, segundo Gil (2009), sendo realizada em uma escola pública municipal de São Luís/MA, a Unidade de Educação Básica Olinda Desterro. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário online com professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram estudados através de uma análise estatística, segundo Gerhardt e Silveira (2009). Verificou-se que as professoras não tiveram em sua formação inicial e continuada o estudo aprofundado das questões ambientais que pudessem dar embasamento teórico-metodológico para o desenvolvimento de atividades no contexto escolar. De um modo geral, as professoras informaram que o trabalho com essa temática ocorre com pouca frequência, de forma esporádica. Por fim, a partir da análise dos dados, elaborou-se um caderno de orientações didáticas que constitui um material de estudos e reflexões com propostas metodológicas para o trabalho com a educação ambiental, com foco no descarte correto de resíduos sólidos. Por fim, acredita-se que este trabalho possa trazer contribuições, tanto teóricas quanto práticas, para o planejamento e trabalho com a educação ambiental e o descarte correto de resíduos sólidos no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Abstract: This dissertation has the aim to investigate how environmental education and the correct disposal of solid waste in the 4th and 5th year of Elementary School of the Basic Education Unit of Olinda Desterro – municipal school in São Luís/MA have been worked on, from the perspective of teachers, with the purpose to producing a brochure of didactic guidelines with methodological teaching proposals that consider the social context of the students. This is a research classified as applied, regarding its nature, exploratory and descriptive, in terms of objectives, from the perspective of Prodanov and Freitas (2013) and Gil (2009), and also qualitative, in terms of the approach, in the perspective of Farias Filho and Arruda Filho (2013). Therefore, a theoretical study was carried out on the legal aspects of environmental education in Brazil, such as: the Federal Constitution of 1998, the National Curriculum Parameters of 1997, the National Policy on Environmental Education of 1999, the National Policy on Solid Waste 2010, the Curriculum Guidelines for Environmental Education 2012, the Maranhão State Environmental Education Plan of 2018, the Common National Curriculum Base of 2017 and Decree No. 48911 of March 14, 2017 that created the Ecopoints in the city of São Luís /MA, among others. It also addresses solid waste disposal in teaching practices. Subsequently, a survey of the studies (theses and dissertations) was carried out in the CAPES Theses and Dissertations Bank dealing with environmental education in the early years of the elementary school in the period ranging from 2015 to 2019. Then, the methodology and analysis of the collected data are described. Regarding the procedures, the research presents traces of a case study, according to Gil (2009), being performed in a municipal public school in São Luís/MA, the Olinda Desterro Basic Education Unit. As a data collection instrument, the online questionnaire was used with teachers from the 4th and 5th grades of elementary school. The collected data were studied through a statistical analysis, according to Gerhardt and Silveira (2009). It was found that the teachers did not have, in their initial and continued training, an in-depth study of environmental issues that could provide a theoretical methodological basis for the development of activities in the school context. In general, the teachers reported that the work with this theme occurs infrequently, and sporadically. Finally, from the data analysis, a booklet of didactic guidelines was elaborated, which constitutes material for studies and reflections with methodological proposals for the work with environmental education, with a focus on the correct disposal of solid waste. Lastly, it is believed that this work can bring contributions, both theoretical and practical, to the planning and working with environmental education and the correct solid waste disposal in the 4th and 5th grade of elementary school.
Palavras-chave: educação ambiental;
descarte de resíduos sólidos;
4º e 5º ano do ensino fundamental;
environmental education;
disposal of solid waste;
4th and 5th grade of elementary school.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SILVA, Letícia Mendonça da. Educação ambiental e o descarte correto de resíduos sólidos: orientações didáticas para os professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da U.E.B. Olinda Desterro. 2021.139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3872
Data de defesa: 27-Out-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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