Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3871
Tipo do documento: Dissertação
Título: Metodologias para o ensino de História aos professores sem formação acadêmica nessa disciplina: um estudo na educação de jovens e adultos em São José de Ribamar/MA
Título(s) alternativo(s): Methodologies for teaching History to teachers without academic training in this discipline: a study in the education of young people and adults in São José de Ribamar/MA
Autor: MÉLO, Darlan 
Primeiro orientador: MOTA, Antonia da Silva
Primeiro membro da banca: MOTA, Antonia da Silva
Segundo membro da banca: MELO, José Carlos de
Terceiro membro da banca: CAMPOS, Marize Helena de
Quarto membro da banca: GALVE, Fernanda Rodrigues
Quinto membro da banca: REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos
Resumo: Professores ensinando disciplinas diferentes à da sua formação acadêmica é uma realidade educacional em nosso país, inclusive na Educação de Jovens e Adultos em São José de Ribamar/MA. Nesse município, há também professores que ensinam História que se encontram nessa situação. Dessa maneira, o objetivo geral desta dissertação consistiu em analisar as respostas dadas pelos professores sobre o ensino e prática metodológica em História, no intento de construir um e-book com sugestões metodológicas sobre o ensino de História para a 5ª etapa, Ensino Fundamental da EJA. Os objetivos específicos alcançados foram: identificar estudos e pesquisas que abordem sobre docentes que lecionam disciplinas diferentes a da sua formação acadêmica; situar a EJA historicamente; discorrer acerca de elementos teórico-metodológicos que constituem o ensino de História; investigar especificidades da prática metodológica do docente que leciona História na EJA, e por fim, produzir um e-book com sugestões metodológicas para professores de História da 5ª etapa da Educação de Jovens e Adultos em São José de Ribamar/MA, que não possuem formação acadêmica nessa disciplina. Os sujeitos da pesquisa foram os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em São José de Ribamar/MA, que ensinam História sem formação acadêmica nessa disciplina, e os instrumentos de recolha de dados foram entrevistas e questionários. Como resultados da pesquisa realizada verificou-se que o livro didático despontou como principal recurso metodológico usado, a realização de abordagem prévia ao usar metodologias tal como o vídeo e música, e avaliações após o uso das mesmas. Constatou-se ainda que, os conhecimentos em História que os professores pesquisados possuíam advinham da época escolar, de leitura e estudos em livros didáticos dessa disciplina, de troca de informações com professores da área, e da experiência com a disciplina em anos anteriores. Observou-se que os docentes não desmereceram o ensino com a disciplina História, uma vez que buscaram conhecimentos necessários para que o processo ensino-aprendizagem fossem alcançados na ministração da mesma. Percebemos então, a necessidade de uma formação continuada proporcionada pela rede educacional municipal de São José de Ribamar/MA a esses professores com o fim de diminuir as dificuldades elencadas nos questionários e entrevistas.
Abstract: Teachers teaching subjects different from their academic background is an educational reality in our country, including in Youth and Adult Education in São José de Ribamar/MA. In this municipality, there are also professors who teach history who are in this situation. Thus, the general objective of this dissertation was to analyze the answers given by teachers about teaching and methodological practice in History, in order to build an e-book with methodological suggestions on the teaching of History for the 5th stage, Elementary School of EJA. The specific objectives achieved were: to identify studies and research that address teachers who teach subjects other than their academic background; situate EJA historically; talk about theoretical and methodological elements that constitute the teaching of History; investigate specifics of the methodological practice of the teacher who teaches History at EJA, and finally, produce an e-book with methodological suggestions for History teachers of the 5th stage of Youth and Adult Education in São José de Ribamar/MA, who do not have training academic in this discipline. The research subjects were the Youth and Adult Education (EJA) teachers in São José de Ribamar/MA, who teach History without academic training in this discipline, and the data collection instruments were interviews and questionnaires. As a result of the research, it was found that the textbook emerged as the main methodological resource used, the realization of a previous approach when using methodologies such as video and music, and evaluations after using them. It was also found that the knowledge in History that the surveyed teachers had came from their school years, from reading and studying textbooks in this discipline, from exchanging information with professors in the area, and from experience with the discipline in previous years. It was observed that the professors did not discredit the teaching with the History discipline, as they sought the knowledge necessary for the teaching-learning process to be achieved in its administration. We realized then, the need for a continuing education provided by the municipal educational network of São José de Ribamar/MA to these teachers in order to reduce the difficulties listed in the questionnaires and interviews.
Palavras-chave: EJA;
formação docente;
metodologia ensino de História;
EJA;
teacher training;
History teaching methodology
Área(s) do CNPq: Educação de Adultos
Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: MÉLO, Darlan. Metodologias para o ensino de História aos professores sem formação acadêmica nessa disciplina: um estudo na educação de jovens e adultos em São José de Ribamar/MA. 2021.145 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3871
Data de defesa: 28-Jul-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DARLANMELO.pdfDissertação de Mestrado3,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.