Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Dania Rafaela Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6225307650537122por
dc.contributor.advisor1MELO, José Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee1MELO, José Carlos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee2SANTOS, Maria José Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813056400960470por
dc.contributor.referee3MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830331896791272por
dc.date.accessioned2022-07-15T20:25:41Z-
dc.date.issued2021-04-25-
dc.identifier.citationCARVALHO, Dania Rafaela Ferreira. As ações lúdicas e as práticas pedagógicas nas experiências infantis: tecendo saberes e fazeres de educadores (as) de crianças pequenas. 2021. 201 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3870-
dc.description.resumoA presente investigação versa sobre as ações lúdicas e práticas pedagógicas nas experiências infantis: tecendo saberes e fazeres para educadores (as) de crianças pequenas da rede Municipal de ensino de Paço do Lumiar. O objetivo da pesquisa foi analisar como as ações lúdicas se apresentam na prática de ensino dos (as) educadores (as), de forma que garanta às crianças uma aprendizagem significativa, com vistas à construção de um caderno de Orientações Pedagógicas. A pesquisa tem como questionamento central saber de que maneira os (as) educadores (as) utilizam a ludicidade nas suas práticas pedagógicas visando a promoção de experiências infantis significativas as crianças pequenas? Os principais referenciais bibliográficos usados foram: Winnicott, Ariès, Wajskop, Luckesi, Huizinga, Brougère, Kishimoto, Oliveira, Almeida, Freitas e Kuhlmann Junior. A metodologia de abordagem da pesquisa foi a quali-quantitativa, e de procedimento usamos as pesquisas com enfoque bibliográfico, Estado da Arte, documental. Foi uma pesquisa do tipo descritiva-exploratória. Tendo como aporte teórico Ferreira, Figueiredo, Prodanov e Freitas, Roesch, Marconi e Lakatos, Gil, Silva e Menezes, e Gatti . Os instrumentos de produção e coleta de dados foram: textos, documentos, planos de aula, questionário online. Para análise e interpretação de dados, utilizamos as descrições das respostas dos questionários. Na quinta seção discorremos sobre a análise da pesquisa com os educadores infantis. E na última fizemos a descrição do nosso produto final. Concluímos que os dados encontrados revelam que, no decorrer da pesquisa, os educadores infantis, mesmo sem possuírem a formação profissional inicial e um maior espaço para a formação Lúdica, buscavam através da formação continuada e as experiências vividas em sala de aula com outros profissionais adquirirem ou melhorarem suas habilidades lúdicas e ressignificarem suas práticas diárias, entendendo que as ações lúdicas fazem parte do processo natural de aprendizagem das crianças pequenas e a partir delas o processo de criatividade, criação e construção de conhecimento das crianças é realizado de maneira mais prazerosa, espontânea, tendo significado para o universo infantil. Encerramos a pesquisa com a materialização do produto final: o caderno de orientações pedagógicas com ações lúdicas como suporte para os educadores infantis.por
dc.description.abstractThis investigation deals with playful actions and pedagogical practices in children's experiences: weaving knowledge and actions for educators of young children in the municipal school system of Paço do Lumiar. The objective of the research was to analyze how the playful actions are presented in the teaching practice of the educators, in a way that guarantees the children a meaningful learning, with a view to the construction of a Pedagogical Guidelines notebook. The main question of the research is to know how educators use playfulness in their pedagogical practices aiming to promote meaningful childhood experiences for young children? The main bibliographic references used were: Winnicott, Ariès, Wajskop, Luckesi, Huizinga, Brougère, Kishimoto, Oliveira, Almeida, Freitas and Kuhlmann Junior. The research approach methodology was the quali-quantitative one, and as a procedure we used the researches with bibliographic focus, State of the Art, documentary. It was a descriptive-exploratory research. With theoretical support Ferreira, Figueiredo, Prodanov and Freitas, Roesch, Marconi and Lakatos, Gil, Silva and Menezes, and Gatti . The production and data collection instruments were: texts, documents, lesson plans, online questionnaire. For data analysis and interpretation, we used the descriptions of the questionnaire responses. In the fifth section, we discuss the analysis of the research with early childhood educators. And in the last one we described our final product. We conclude that the data found reveal that, during the research, child educators, even without having initial professional training and a greater space for playful training, sought to acquire through continuing education and the experiences lived in the classroom with other professionals. or improve their play skills and give new meaning to their daily practices, understanding that play actions are part of the natural learning process of young children and from them the process of creativity, creation and construction of knowledge of children is carried out in a more pleasant, spontaneous way. , having meaning for the children's universe. We ended the research with the materialization of the final product: the pedagogical guidelines booklet with playful actions as support for early childhood educators.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-07-15T20:25:41Z No. of bitstreams: 1 DANIACARVALHO.pdf: 23635240 bytes, checksum: c8af959a96316d1aab5f2f9553ab3d75 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-15T20:25:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIACARVALHO.pdf: 23635240 bytes, checksum: c8af959a96316d1aab5f2f9553ab3d75 (MD5) Previous issue date: 2021-04-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectações lúdicas;por
dc.subjectprática pedagógica;por
dc.subjectcrianças pequenas;por
dc.subjecteducação infantil;por
dc.subjectplayful actions;eng
dc.subjectpedagogical practice;eng
dc.subjectsmall children;eng
dc.subjectchild educationeng
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleAs ações lúdicas e as práticas pedagógicas nas experiências infantis: tecendo saberes e fazeres de educadores (as) de crianças pequenas.por
dc.title.alternativePlayful actions and pedagogical practices in children's experiences: weaving knowledge and actions of educators of young children.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIACARVALHO.pdfDissertação de Mestrado23,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.