Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3863
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica: Proposta de um E-book com recursos digitais para os docentes do Instituto Federal do Maranhão - IFMA |
Título(s) alternativo(s): | Integration of digital technologies in pedagogical practice: Proposal for an E-book with digital resources for teachers at the Federal Institute of Maranhão - IFMA |
Autor: | MENDES, Shirlene Coelho Smith |
Primeiro orientador: | BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista |
Primeiro membro da banca: | BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista |
Segundo membro da banca: | TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa |
Terceiro membro da banca: | SILVA JÚNIOR, Silvio Nunes da |
Resumo: | Este estudo trata sobre a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica: proposta de um E-book de ferramentas digitais para os docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Centro Histórico (CCH). Traçou-se como objetivo geral, investigar a prática pedagógica na perspectiva das tecnologias digitais móveis, a integração que as ferramentas digitais promovem no IFMA-CCH. A problemática foi delineada a partir do seguinte questionamento: Quais conhecimentos sobre tecnologias digitais móveis são demonstrados pelos professores do IFMA-CCH, e como elas estão sendo integradas na prática pedagógica? Assim, utilizaram-se como referenciais bibliográficos: Bacich (2017), Bottentuit Junior, Menez e Wunsch (2018), Behar (2013), Camargo e Daros (2018), Carvalho (2018), Candau (1983), Castells (1999), Coutinho (2011), Gauthier e Tardif (2014), Horn e Staker (2015), Imbernón (2012), Kenski (2013), Kapp (2012), Levy (2010), Libâneo (2006), Modelski (2015), Moran, Masetto e Behrens (2015), Perrenoud (2000), Prensky (2020), Oliveira e Pochamann (2020), Schön (1992), Valente (2018), dentre outros. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários on-line realizados pela plataforma digital Google formulários, e ficha de observação realizada no local da pesquisa. Para análise e interpretação dos dados, utilizaram-se gráficos para as perguntas quantitativas e quadro de respostas para as perguntas qualitativas. O produto final da pesquisa foi o E-book com recursos digitais para professores, elaborado a partir de aplicativos da cultura digital, com o objetivo de integrar as tecnologias digitais de educação na prática pedagógica dos docentes do IFMA-CCH. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que o enriquecimento da prática pedagógica, por meio de abordagem metodológica com o uso integrado das tecnologias digitais, é algo necessário na instituição pesquisada. Revelam, também, que o quadro docente, embora possua uma boa qualificação profissional, tem carência em formação continuada em nível de aperfeiçoamento, extensão, formação continuada etc., em tecnologias digitais para o ensino. Os resultados apontaram ainda que, apesar da cultura digital possibilitar inúmeras possibilidades para o processo de ensino aprendizagem, o docente precisa estar bem treinado e bem orientado, o que pode ser considerado como uma forma de adquirir competências digitais. Mostrou, também, 16 que a cultura de formação docente é fragmentada e, por vezes, descontextualizada da realidade, o que revela uma formação fragilizada diante das emergências do novo perfil de estudante. |
Abstract: | This study deals with the integration of digital technologies in pedagogical practice: proposal for an E-book of digital tools for teachers at the Federal Institute of Maranhão, Campus Centro Histórico. The general objective was to investigate the pedagogical practice from the perspective of mobile digital technologies, the integration that digital tools promote at the Federal Institute of Maranhão - Campus Centro Histórico. The problem was outlined based on the following question: What knowledge about mobile digital technologies is demonstrated by the teachers of the Federal Institute of Maranhão - Campus Centro Histórico and how are they being integrated in the pedagogical practice? Thus, we used as bibliographic references: Bacich (2017), Bottentuit Junior, Menez e Wunsch (2018), Behar (2013), Camargo e Daros (2018), Carvalho (2018), Candau (1983), Castells (1999), Coutinho (2011), Gauthier e Tardif (2014), Horn e Staker (2015), Imbernón (2012), Kenski (2013), Kapp (2012), Levy (2010), Libâneo (2006), Modelski (2015), Moran, Masetto e Behrens (2015), Perrenoud (2000), Prensky (2020), Oliveira e Pochamann (2020), Schön (1992), Valente (2018), among others. The methodology used was the case study, with a qualitative approach, of an exploratory and descriptive nature. The data collection instruments used were texts, documents, online questionnaires carried out by the Google digital forms platform and observation carried out at the research site. For the analysis and interpretation of the data, we used graphs for the quantitative questions and an answer table for the qualitative questions. The final product of the research was described in the seventh section, where it addresses the conception and elaboration of the E-book of digital tools for teachers, which was elaborated from precepts of digital culture with the objective of integrating digital technology in the pedagogical practice of the teachers of the Federal Institute of Maranhão - Campus Centro Histórico. The results obtained in the research indicate that the enrichment of the pedagogical practice through a methodological approach with the integrated use of digital technologies it is something necessary in the researched institution. They also reveal that the teaching staff, despite having a good professional qualification, lacks continuing education at the level of improvement, extension, continuing education, etc., in digital technologies for teaching. The study also pointed out that although the digital culture allows countless possibilities for the teaching-learning process, the teacher needs to be well trained, well oriented, which can be considered as a way to acquire 18 digital skills, it also showed that the culture of teacher training is fragmented and sometimes decontextualized from reality, which reveals a weakened formation in the face of the emergencies of the new student profile. |
Palavras-chave: | prática pedagógica; tecnologias digitais móveis; tecnologias educacionais; aplicativos; e-book. pedagogical practice; mobile digital technologies; educational technologies; applications; e-book |
Área(s) do CNPq: | Tecnologia Educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | MENDES, Shirlene Coelho Smith. Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica: Proposta de um E-book com recursos digitais para os docentes do Instituto Federal do Maranhão - IFMA. 2021.189 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3863 |
Data de defesa: | 5-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SHIRLENEMENDES.pdf | Dissertação de Mestrado | 15,11 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.