Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3861
Tipo do documento: Dissertação
Título: MOSTRA ONLINE DE TEATRO NA ESCOLA: CRIANDO OUTROS TERRITÓRIOS PARA A PRÁTICA DA MEDIAÇÃO TEATRAL EM CONTEXTO MARANHENSE
Título(s) alternativo(s): ONLINE SHOW OF THEATER AT SCHOOL: CREATING OTHERS TERRITORIES FOR THE PRACTICE OF THEATRICAL MEDIATION IN MARANHENSE CONTEXT
Autor: PEREIRA, João Victor da Silva 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Fernanda Areias de
Primeiro coorientador: OLIVEIRA, Ney Wendell Cunha de
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Fernanda Areias de
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Ney Wendell Cunha de
Terceiro membro da banca: CARNEIRO, Leonel Martins
Quarto membro da banca: BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes
Resumo: A pesquisa de título “Mostra Online de Teatro na Escola: criando outros territórios para a prática da mediação teatral em contexto maranhense.”, de abordagem qualitativa e de natureza intervencionista e descritiva, pretendeu acionar a metodologia da pesquisa-ação ao propor uma intervenção de formação de plateia em artes cênicas no estado do Maranhão, na qual envolvam-se três instâncias artístico-pedagógicas (professores, alunos e artistas), a partir da produção de uma mostra online de teatro na escola. Utiliza-se para discutir a mediação cultural autores como Wendell (2011a; 2011b), Martins (2008), Barbosa e Coutinho (2009); mediação teatral diretamente relacionada à prática ‘com a cena’ em Pupo (2016), Wendell (2011), Casemajor; Lamoureux; e Racine (2006); as discussões sobre a arte como experiência, pedagogia do espectador, arte participativa na cena contemporânea, uso das mídias virtuais na cena e teatro como acontecimento convivial e tecnovivial, com os estudos elaborados, principalmente: por Barbosa (2001), Desgranges (2008; 2010; 2011; 2017), Larrue (2020); e Dubatti (2007; 2020). A pesquisa adotou em seu percurso metodológico três etapas: 1) pesquisa bibliográfica e documental, para aprofundamento dos conceitos e tencionar as práticas de mediação cultural como política pública do estado do Maranhão; 2) pesquisa-ação, prevendo as etapas de residência artística; webnários formativos com professores da área; e a produção da mostra online de teatro na escola com um programa de mediação teatral envolvendo as instâncias da cultura e da educação; 3) análise e discussão produção da mostra online de teatro na escola a partir da bibliografia apresentada. A partir da investigação, suscita reflexões sobre as transformações e contribuições artísticas e pedagógicas a respeito dos estudos sobre mediação teatral e analisa a produção da mostra de teatro na escola como um espaço propício para uma mediação teatral em contexto maranhense.
Abstract: The research entitled " Online Festival of Theater in School: creating other territories for the practice of theatrical mediation in the context of Maranhão ", of qualitative approach and interventional and descriptive nature, intended to trigger the methodology of action research when proposing an intervention of audience formation in performing arts in the state of Maranhão, in which three artistic- pedagogical instances are involved (teachers, students and artists), from the production of an online exhibition of theater in school. It is used to discuss the cultural mediation authors such as Wendell (2011a; 2011b), Martins (2008), Barbosa and Coutinho (2009); theatrical mediation directly related to the practice 'with the scene' in Pupo (2016), Wendell (2011), Casemajor; Lamoureux; and Racine (2006); the discussions about art as experience, pedagogy of the spectator, participatory art in the contemporary scene, use of virtual media in the scene and theater as a convivial and technovivial event, with the studies elaborated, mainly by Barbosa (2001), Desgranges (2008; 2010; 2011; 2017), Larrue (2020); and Dubatti (2007; 2020). The research adopted in its methodological path three stages: 1) bibliographic and documental research, to deepen the concepts and intend the practices of cultural mediation as public policy of the state of Maranhão; 2) research-action, foreseeing the stages of artistic residence; formative webinars with teachers of the area; and the production of the online exhibition of theater in the school with a program of theatrical mediation involving the instances of culture and education; 3) analysis and discussion of the production of the online exhibition of theater in the school from the presented bibliography. From the investigation, it raises reflections about the transformations and artistic and pedagogical contributions regarding the studies about theatrical mediation and analyzes the production of the school theater show as a propitious space for theater mediation in the state of Maranhão.
Palavras-chave: Mediação Cultural;
Mediação Teatral;
Mostra de Teatro;
Formação de espectador;
Teatro Maranhense
CulturalMediation;
Theatrical Mediation;
Theater Festival;
Spectator Formation;
Maranhense Theater
Área(s) do CNPq: Teatro
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Citação: PEREIRA, João Victor da Silva.Mostra online de teatro na escola: criando outros territórios para a prática da mediação teatral em contexto maranhense. 2021. 94 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3861
Data de defesa: 25-Nov-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
J VICTOR.pdfDissertação de Mestrado7,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.