Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3857
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A realidade virtual como recurso educativo: o uso da tecnologia por professores de Biologia |
Título(s) alternativo(s): | Virtual reality as an educational resource: the use of technology by biology teachers |
Autor: | OLIVEIRA, Carlos Bruno Cabral de |
Primeiro orientador: | VALLE, Mariana Guelero do |
Primeiro membro da banca: | VALLE, Mariana Guelero do |
Segundo membro da banca: | BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista |
Terceiro membro da banca: | RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes |
Resumo: | A Realidade Virtual (RV) consiste na imersão em um ambiente digital, comumente realizado por meio de um dispositivo acoplado à cabeça (HMD) que projeta imagens diretamente aos olhos do usuário. No ensino de Biologia, as potencialidades da RV englobam a imersão em biomas, a representação virtual de animais, a exploração de estruturas macro e microscópicas etc. Há, também, cuidados específicos para a elaboração de aulas com RV, o que exige um olhar atento pelo professor. Objetivamos analisar o uso da Realidade Virtual por professores de Biologia. Realizamos, assim, uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cujos dados submetemos à análise de conteúdo, que contou com três etapas: a pré-análise, a exploração do material e a realização das interpretações e inferências dos resultados obtidos. Para isso, como intervenção, ofertamos uma oficina sobre a RV para professores de Biologia da escola Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa, localizada em São Luís, MA. A oficina contou com dois momentos: um teórico, em que traçamos um breve histórico sobre as tecnologias na Educação, seguida por uma explicação das potencialidades da RV ao ensino de Biologia; e um segundo momento em que realizamos atividades prática de RV com o uso de celulares e dispositivos HMD de baixo custo feitos de papelão. Ao término da oficina, aplicamos um questionário com perguntas abertas como forma de avaliação da intervenção. Em relação às análises, organizamos os resultados obtidos em duas categorias: Percepções sobre a RV; e A RV e o ensino de Biologia. Podemos afirmar que as potencialidades da RV para o ensino de Biologia são diversas e, para que estas sejam desenvolvidas durante as aulas, é necessário um olhar cuidadoso para aspectos técnicos e pedagógicos da tecnologia, como o idioma dos materiais e a disponibilidade de internet, por exemplo. Como produto da pesquisa, elaboramos como produto acadêmico um ebook sobre a RV no ensino de Biologia voltado a professores da disciplina. |
Abstract: | Virtual Reality (VR) consists in immersing into a digital environment, commonly with the aid of a head-mounted display (HMD) which projects images directly to the user’s eyes. To Biology education, VR potentialities englobe an immersion into biomes, the virtual representation of animals, the exploration of macro and microstructures etc. Specific cares also need to be taken into account when planning lessons with RV, which demands an attentive look by the teacher. We aimed to analyze the use of Virtual Reality by Biology teachers. For such, we carried a case study as a qualitative research, and we submitted the obtained data to content analyzes, which had three stages: pre-analysis, exploration of the material, and interpreting and inferring the obtained data. Thus, as an intervention propose, we offered a workshop about VR for Biology teachers from the Centro Educa Maus Dayse Galvão de Sousa school, located in São Luís, MA. The workshop had two segments: one theory-based, in which we traced a brief history of technologies in Education, followed by an explanation about the potentialities of VR to Biology teaching; and one practice-based, when we had VR activities using smartphones and low-cost HMD. By the end of the workshop, we applied a questionnaire with open questions to collect data from the participants. Regarding the analyses, we organized the results into two categories: Perceptions about VR; and VR and Biology education. We can affirm that VR potentialities for Biology teaching are diverse and a careful look to both technical and pedagogical aspects, such as the language of the materials and internet availability, are necessary in order to develop such potentialities during the lessons. For the research product, as academic product we elaborated an ebook about VR in Biology Education for teachers of the referred subject. |
Palavras-chave: | tecnologias educacionais; ambientes virtuais; formação de professores; ensino-aprendizagem; ebook; educational technologies; virtual environments; teacher education; teaching-learning; ebook. |
Área(s) do CNPq: | Tecnologia Educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | OLIVEIRA, Carlos Bruno Cabral de. A realidade virtual como recurso educativo: o uso da tecnologia por professores de Biologia. 2020. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3857 |
Data de defesa: | 30-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLOSBRUNO.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,03 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.