Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3829
Tipo do documento: Dissertação
Título: Abordagem etnobotânica e atividade carrapaticida de plantas da reserva extrativista da Chapada Limpa, município de Chapadinha, Maranhão
Título(s) alternativo(s): Ethnobotanical approach and tick activity of plants from the extractive reserve of Chapada Limpa, municipality of Chapadinha, Maranhão
Autor: JANSEN, Andréa Cláudia Mesquita 
Primeiro orientador: COSTA JUNIOR, Lívio Martins
Primeiro coorientador: ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino
Primeiro membro da banca: COSTA JUNIOR, Lívio Martins
Segundo membro da banca: PINHEIRO, Claudio Urbano Bittencourt
Terceiro membro da banca: BORGES, Ligia Miranda Ferreira
Resumo: Prospectar plantas com eficiência carrapaticida na Reserva Extrativista Chapada Limpa através de estudo etnobotânico. Verificar a atividade carrapaticida dos extratos hidroalcoólicos dessas plantas sobre larvas e teleóginas do carrapato bovino Rhipicephalus microplus. Foi realizada entrevista individual semi-estruturada com todos os moradores da RESEX Chapada Limpa, que totalizou 38 plantas indicadas para uso carrapaticidas ou inseticidas onde as sete espécies com maiores saliências culturais foram selecionadas para os testes biológicos. O extrato hidroalcoólico de Curatella americana L. foi eficaz contra as larvas de R. (B.) microplus, ocasionando mortalidade de 47,3% na concentração de 200 mg/mL. Os resultados com os extratos hidroalcoólico de Momordica charantia Linn. e Scoparia dulcis Linn., demonstraram redução naovoposição de 77 e 66%, respectivamente, onde esses extratos foram os mais eficientes sobre fêmeas ingurgitadas com 74,4 e 75,1% de eficiência, respectivamente. Os demais extratos testados apresentaram redução na ovoposição abaixo de 30%. Identificou-se a presença de fenóis, cumarinas, saponinas e alcalóides nos extratos de C. americana, M. charantia e S. dulcis. Neste trabalho relatamos pela primeira vez a atividade acaricidade S. dulcis contra o carrapato bovino. Os percentuais de polifenóis e flavonóides encontrados em C. americana, S. dulcis e M. charantia foram 50,9-1,99%; 14,9-1,19%e 0,26-7,35%, respectivamente. Atribui-se que o estudo etnobotânico direcionou esta pesquisa, sugerindo que a utilização das plantas em estudo e outras espécies vegetaissão eficientes no combate a carrapatos, confirmando a necessidade de mais estudossobre estas espécies e a preservação das mesmas em seus biomas naturais.
Abstract: Abstract:
Palavras-chave: etnobotânica.
Rhipicephalus microplus;
atividade carrapaticida.
Área(s) do CNPq: Ciências Biológicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE CONSERVAÇÃO/CCBS
Citação: JANSEN, Andréa Cláudia Mesquita. Abordagem etnobotânica e atividade carrapaticida de plantas da reserva extrativista da Chapada Limpa, município de Chapadinha, Maranhão. 2013. 49 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3829
Data de defesa: 28-Ago-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉACLÁUDIAMESQUITAJANSEN.pdfDissertação de Mestrado337,5 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.