Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3814
Tipo do documento: Dissertação
Título: Associação entre o índice inflamatório da dieta e marcadores inflamatórios em adolescentes brasileiros
Título(s) alternativo(s): Association between dietary inflammatory index and inflammatory markers in Brazilian adolescents
Autor: GOMES, Renata de Sousa 
Primeiro orientador: CARVALHO, Carolina Abreu de
Primeiro coorientador: FONSECA, Poliana Cristina de Almeida
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Carolina Abreu de
Segundo membro da banca: FONSECA, Poliana Cristina de Almeida
Terceiro membro da banca: BARBOSA, Franciane Rocha de Faria
Quarto membro da banca: FRANÇA, Ana Karina Teixeira da Cunha
Quinto membro da banca: MAGALHÃES, Elma Izze da Silva
Resumo: Introdução: O Índice inflamatório da Dieta ajustado por energia (IIDE) é uma ferramenta que avalia o potencial inflamatório da dieta. Até o momento nenhum estudo no Brasil avaliou se este se associa a marcadores inflamatórios em adolescentes brasileiros Objetivo: Avaliar a associação entre o potencial inflamatório da dieta medido pelo IIDE e marcadores inflamatórios em adolescentes brasileiros. Métodos: Trata-se de estudo transversal realizado com 518 adolescentes, com idade entre 18 e 19 anos,de São Luís – MA, Brasil. Para avaliação do consumo alimentar foi utilizado um questionário de frequência alimentar (QFA) e o IIDE para determinar o potencial inflamatório dieta. As associações entre o IIDE e os marcadores inflamatórios, Proteína C Reativa ultrassensível (PCR-us), Interleucina-6 (IL-6), Interleucina-4, Fator de necrose tumoral –alfa (TNF- α) e Interferon-gama (IFN-γ) foram analisadas por meio de regressão linear multivariada. As variáveis incluídas no modelo ajustado foram identificadas por meio do gráfico acíclico direcionado (Directed Acyclic Graph – DAG). Resultados: A dieta dos adolescentes apresentou um alto potencial inflamatório. A média do IIDE foi de 1,71 pontos, e variou de -2,44 a 5,58. Pontuações mais elevadas do IIDE foram associadas diretamente a maiores níveis de IFN-γ na análise ajustada (Coef. Ajustado:1,19; IC95%: 0,36-12,04). Não foram observadas associações entre o IIDE e os demais marcadores inflamatórios (PCR-us, IL-6, IL-4, TNF- α). Conclusão: Os resultados apontam que o IIDE pode ser útil na avaliação do potencial inflamatório da dieta em adolescentes da fase final, refletindo o papel da dieta na modulação da inflamação crônica, visto que este índice foi associado com o aumento do INF-y.
Abstract: abstract
Palavras-chave: adolescentes;
padrão alimentar;
dieta;
inflamação crônica;
consumo alimentar.
Área(s) do CNPq: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA PINHEIRO/CCHNST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA/CCBS
Citação: GOMES, Renata de Sousa. Associação entre o índice inflamatório da dieta e marcadores inflamatórios em adolescentes brasileiros. 2021. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3814
Data de defesa: 13-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATADESOUSAGOMES.pdfDissertação de Mestrado5,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.