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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRUMÃO, Mateus da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0417297081729050por
dc.contributor.advisor1MENDES, Thiago Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1989081286274816por
dc.contributor.referee1MENDES, Thiago Teixeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1989081286274816por
dc.contributor.referee2CASTRO, Marcela Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1897010184647569por
dc.contributor.referee3DIAS, Carlos José Moraes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4294276458680711por
dc.contributor.referee4COSTA, Herikson Araújo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7198833367765953por
dc.date.accessioned2022-07-04T17:38:51Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationRUMÃO, Mateus da Silva. Melhorias na mobilidade e cognição de idosas com comprometimento cognitivo leve após 36 semanas de treinamento físico multimodal.2022. 64 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduacao em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3813-
dc.description.resumoObjetivo: Verificar os efeitos de um programa de exercício físico multimodal de 36 (trinta e seis) semanas na mobilidade e cognição de idosas com comprometimento cognitivo leve. Materiais e Métodos: Trata-se de um delineamento pré experimental, longitudinal, de caráter quantitativo, que teve como amostra 10 idosas com comprometimento cognitivo leve que não participavam de programa regular de exercícios físicos. Para estudar o efeito do programa de exercício físico multimodal em idosas com comprometimento cognitivo leve as participantes foram avaliadas em três momentos, pré-treinamento (Semana 0), durante (Semana 18) e após (Semana 36). Para avaliar a mobilidade foram utilizados os testes caminhar 10 metros (C10m), levantar-se da posição sentada (LPS) e caminhada de 6 minutos (C6min); e para cognição o questionário Mine Exame do Estado Mental (MEEM). Para análise dos dados, inicialmente foi verificada a normalidade (Kolmogorov Smirnov), posteriormente foi realizado uma análise de variância (ANOVA) com post hoc de Tukey para dados paramétricos e o teste de Friedman e de Wilcoxon para os dados não paramétricos. Resultados: Observamos que com 18 semanas de treinamento foi encontrado melhorias nos testes C10m (p=0,001), LPS (p=0,002) e C6min (p=0,012), o que não foi observado nos escores gerais do MEEM. Nas comparações entre o momento 18 e semana 36 não foi observado melhorias nos testes C10m (p=0,719), LPS (p=0,501) e C6min (p=0,544), mas foram observadas melhorias significativas nos escores do MEEM (p=0,049). Nas comparações entre momento pré-treinamento e ao final das 36 semanas foram encontradas melhorias em todas as variáveis estudadas C10m (p=0,001), LPS (p=0,001), C6min (p=0,001) e MEEM (p=0,002). Discussão: Os principais achados deste trabalho foram melhorias na mobilidade e cognição de idosas com comprometimento cognitivo leve. As melhorias na mobilidade encontradas no nosso estudo foram expressas em melhorias na velocidade de marcha no teste C10m, força de membros inferiores no teste LPS e no aumento da capacidade aeróbia no teste C6min. Como também em melhorias nos domínios orientação, atenção e cálculo, evocação e cognição global por meio do MEEM. Conclusão: Um programa de treinamento multimodal melhorou a mobilidade e cognição de idosas com comprometimento cognitivo leve, assim podendo torná-las mais independentes e autônomas nas atividades da vida diária. Dessa forma, o treinamento físico se apresenta com uma das estratégias para manutenção da capacidade funcional dessa população.por
dc.description.abstractObjective: To verify the effects of a 36 (thirty-six) week multimodal physical exercise program on mobility and cognition in elderly women with mild cognitive impairment. Materials and Methods: This is a pre-experimental, longitudinal, quantitative design, with a sample of 10 elderly women with mild cognitive impairment who did not participate in a regular physical exercise program. To study the effect of the multimodal physical exercise program in elderly women with mild cognitive impairment, the participants were evaluated at three moments, pre training (Week 0), during (Week 18) and after (Week 36). To assess mobility, the tests to walk 10 meters (C10m), get up from a sitting position (LPS) and walk for 6 minutes (C6min) were used; and for cognition the Mine Mental State Examination (MMSE) questionnaire. For data analysis, normality was initially verified (Kolmogorov-Smirnov), later an analysis of variance (ANOVA) was performed with Tukey's post hoc for parametric data and the Friedman and Wilcoxon test for non parametric data. Results: We observed that after 18 weeks of training, improvements were found in the tests C10m, (p=0.001), LPS (p=0.002) e C6min (p=0.012), which was not observed in the general MEEM scores. In the comparisons between time 18 and week 36, no improvements were observed in the tests C10m (p=0.719), LPS (p=0.501) e C6min (p=0.544), but significant improvements were observed in the MEEM scores (p=0.049). In comparisons between pre-training and at the end of 36 weeks, improvements were found in all studied variables C10m (p=0.001), LPS (p=0.001), C6min (p=0.001) e MEEM (p=0.002). Discussion: The main findings of this work were improvements in mobility and cognition in elderly women with mild cognitive impairment. These improvements were manifested in a shorter time to carry out the C10m test, thus providing an improvement in gait; in the LPS test, which may show improvement in lower limb strength; and in the distance covered in the C6min test, which represents a better aerobic capacity in this population. As well as improvements in the domains of orientation, attention and calculation, evocation and global cognition through the MEEM. Conclusion: A multimodal training program improved the mobility and cognition of older women with mild cognitive impairment, thus making them more independent and autonomous in activities of daily living. Thus, physical training presents itself as one of the strategies for maintaining the functional capacity of this population. Thus, physical training presents itself as one of the strategies for maintaining the functional capacity of this population.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-07-04T17:38:51Z No. of bitstreams: 1 Mateus Rumão.pdf: 15303619 bytes, checksum: 653709e3a625b6f6960902411efeeded (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-04T17:38:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mateus Rumão.pdf: 15303619 bytes, checksum: 653709e3a625b6f6960902411efeeded (MD5) Previous issue date: 2022-03-31eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO FÍSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCapacidade funcional;por
dc.subjectAutonomia;por
dc.subjectIndependência;por
dc.subjectDéfices cognitivos;por
dc.subjectAtividades da vida diáriapor
dc.subjectFunctional capacity;eng
dc.subjectAutonomy;eng
dc.subjectCognitive deficits;eng
dc.subjectActivities of daily lifeeng
dc.subject.cnpqEducação Fisicapor
dc.titleMELHORIAS NA MOBILIDADE E COGNIÇÃO DE IDOSAS COM COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE APÓS 36 SEMANAS DE TREINAMENTO FÍSICO MULTIMODALpor
dc.title.alternativeIMPROVEMENTS IN THE MOBILITY AND COGNITION OF ELDERLY WOMEN WITH MILD COGNITIVE IMPAIRMENT AFTER 36 WEEKS WEEKS OF MULTIMODAL PHYSICAL TRAININGeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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