Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3812
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma investigação em textos dissertativo-argumentativos de alunos do 1 ano do ensino médio regular da rede pública de Bacabal - MA: o ensino da argumentação
Título(s) alternativo(s): An investigation in argumentative-dissertative texts of students in the 1st year of regular high school in the public school system of Bacabal - MA: the teaching of argumentation
Autor: SOUZA, Rannyelle Natallya Pereira de 
Primeiro orientador: SERRA, Luís Henrique
Primeiro membro da banca: SERRA, Luís Henrique
Segundo membro da banca: VIEIRA, José Antônio
Terceiro membro da banca: MOURA, João Benvindo de
Resumo: A argumentação, segundo Fiorin (2018), é um fato da linguagem, uma capacidade natural, em outras palavras, todos os seres humanos têm potencialidade argumentativa. Tendo essa ideia como base, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar e analisar as estratégias e operadores argumentativos frequentes nas produções de textos dissertativo-argumentativos de alunos do primeiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Bacabal, observando os como essa construção ocorre de acordo com escolhas de recursos específicos em detrimento de outros. Objetiva também apresentar uma discussão acerca do ensino de argumentação na escola. Algumas discussões de estudiosos do tema, como as produzidas por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e suas considerações sobre a argumentação na nova retórica; Plantin (2008) e a perspectiva de vinculação da argumentação à lógica, retórica e a dialética, Amossy (2018) e a fundamentação dos esquemas argumentativos no discurso; Koch (2018) com as especificações dos operadores argumentativos, foram algumas das teorias apresentadas para nortear a pesquisa e, consequentemente para a análise dos textos. O trabalho considerou em sua análise textos de alunos do ensino médio sobre um assunto polêmico, o conhecido “jeitinho brasileiro”, tema de um projeto realizado pelo ministério público em parceria com as escolas estaduais, analisando o ponto de vista deles, bem como suas organizações argumentativas, fundamentadas, principalmente nas técnicas argumentativas de Perelman e Olbrechts-Tyteca e nos esquemas argumentativos de Amossy. Esse trabalho, além de analisar a construção da argumentação por meio das estratégias argumentativas utilizadas, visa proporcionar através dessas produções e suas características uma reflexão a respeito da argumentação no âmbito escolar, principalmente no Ensino Médio, mostrando como resultado que os alunos do 1o ano do ensino médio são sim, capazes de argumentar, como vemos por meio da identificação e análise das estratégias argumentativas.
Abstract: Argumentation, according to Fiorin (2018), is a fact of language, a natural ability, in other words, all human beings have argumentative potential. With this idea as a basis, this research aims to identify and analyze the strategies and argumentative operators frequent in the production of dissertation-argumentative texts by first-year high school students in the state school system of Bacabal, observing how this construction occurs. according to specific resource choices over others. It also aims to present a discussion about the teaching of argumentation at school. Some discussions by scholars on the subject, such as those produced by Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005) and their considerations on argumentation in the new rhetoric; Plantin (2008) and the perspective of linking argumentation to logic, rhetoric and dialectics, Amossy (2018) and the foundation of argumentative schemes in discourse; Koch (2018) with the specifications of the argumentative operators, were some of the theories presented to guide the research and, consequently, for the analysis of the texts. The work considered in its analysis texts by high school students on a controversial subject, the well- known “Brazilian way”, the theme of a project carried out by the Public Ministry in partnership with state schools, analyzing their point of view, as well as their organizations argumentative, based mainly on the argumentative techniques of Perelman and Olbrechts- Tyteca and on the argumentative schemes of Amossy. This work, in addition to analyzing the construction of argumentation through the argumentative strategies used, aims to provide, through these productions and their characteristics, a reflection on argumentation in the school environment, especially in High School, showing as a result that 1st year students of high school students are, yes, able to argue, as we see through the identification and analysis of argumentative strategies.
Palavras-chave: argumentação;
estratégias argumentativas;
operadores argumentativos;
textos dissertativo-argumentativos.
argumentation;
argumentative strategies;
argumentative operators;
dissertation-argumentative texts.
Área(s) do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS BACABAL/CAMPUS III
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: SOUZA, Rannyelle Natallya Pereira de. Uma investigação em textos dissertativo-argumentativos de alunos do 1 ano do ensino médio regular da rede pública de Bacabal - MA: o ensino da argumentação. 2021. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3812
Data de defesa: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RANNYELLENATALLYAPEREIRADESOUZA.pdfDissertação de Mestrado939,5 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.