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Tipo do documento: Dissertação
Título: Condomínios residenciais fechados e as concepções de morar a partir das propagandas imobiliárias em São Luís
Título(s) alternativo(s): Closed residential condominiums and the conceptions of living from real estate advertisements in São Luís
Autor: ALBUQUERQUE, Bruno Maia Correia de 
Primeiro orientador: QUEIROZ, José Benevides
Primeiro membro da banca: QUEIROZ, José Benevides
Segundo membro da banca: LIMA NETO, Evaristo José de
Terceiro membro da banca: CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de
Resumo: O espaço urbano, lugar de produção humana, é também utilizado pelas grandes construtoras como objeto político e estratégico. A cidade é palco de uma segregação espacial que marca as relações entre os indivíduos. Essas diferenciações são naturalmente apresentadas pelas propagandas imobiliárias como o grande diferencial na escolha do imóvel dos sonhos. Comprar uma casa ou um apartamento não é mais somente uma necessidade hoje em dia, mas também um investimento que é diretamente relacionado com o bairro, os mais variados serviços fornecidos pelo condomínio e, o mais importante, o tipo de pessoa que você será ao experimentar aquele determinado lugar. O trabalho tem como proposta fazer um estudo comparativo das propagandas imobiliárias de dois empreendimentos condominiais fechados e fazer uma reflexão sobre o gosto e a distinção social, utilizando as categorias de indústria cultural, campo econômico e habitus. As propagandas, ferramentas da Indústria Cultural, ao demarcarem os gostos que serão evidenciados para o público, constroem invisíveis diferenciações entre os indivíduos que buscam, no diferencial, um elemento a ser consumido.
Abstract: Urban space, a place of human production, is also used by large construction companies as a political and strategic object. The city is the stage of a spatial segregation that marks the relationships between individuals. These differences are naturally presented by real estate advertisements as the great differential in choosing the dream property. Buying a house or an apartment is no longer just a necessity nowadays, but also an investment that is directly related to the neighborhood, the most varied services provided by the condominium and, most importantly, the type of person you will be when you experience it. that particular place. The work aims to make a comparative study of the real estate advertisements of two closed condominium developments and to reflect on taste and social distinction using the categories of cultural industry, economic field and habitus. Advertisements, tools of the Cultural Industry, by demarcating the tastes that will be shown to the public, build invisible differences between individuals who seek, in the differential, an element to be consumed.
Palavras-chave: condomínios residenciais;
distinção;
habitus;
indústria cultural;
propagandas imobiliárias.
cultural industry;
distinction;
habitus;
real estate advertisements;
residential condominiums.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH
Citação: ALBUQUERQUE, Bruno Maia Correia de. Condomínios residenciais fechados e as concepções de morar a partir das propagandas imobiliárias em São Luís. 2022. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3803
Data de defesa: 16-Mai-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

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