Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3792
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação do conhecimento e adesão às atividades de autocuidado em pessoas com Diabetes mellitus
Título(s) alternativo(s): Assessment of knowledge and adherence to self-care activities in people with Diabetes mellitus
Autor: PORTELA, Raquel de Aguiar
Primeiro orientador: SILVA, Andréa Cristina Oliveira
Primeiro membro da banca: SILVA, Andréa Cristina Oliveira
Segundo membro da banca: LOPES, Maria Lucia Holanda
Terceiro membro da banca: BATISTA, Rosangela Fernandes Lucena
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento e a adesão de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 nas atividades de autocuidado. Estudo analítico, transversal de abordagem quantitativa realizado em unidades de saúde da cidade de São Luís/MA, com amostra composta por 270 pessoas com diabetes. A coleta de dados ocorreu no período de dezembro de 2019 a outubro de 2020, sendo utilizados um Formulário de Dados Sociodemográficos e Clínicos, o Questionário de Avaliação do Conhecimento (DKN-A) e o Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes (QAD). Para a apresentação dos resultados, utilizou-se análise descritiva para a caracterização da amostra, o teste do Qui-quadrado ou Exato de Fisher para as variáveis qualitativas relacionadas ao conhecimento geral sobre o diabetes, o teste de Shapiro Wilk para avaliar a distribuição normal nos escores das atividades de autocuidado e os testes não paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, adotando nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que 51% dos entrevistados possuíam conhecimento insatisfatório sobre o diabetes, principalmente nos assuntos relacionados aos princípios gerais dos cuidados com a doença, hipoglicemia e substituições alimentares. Houve relação significativa do conhecimento com a faixa etária (p=0,015), escolaridade (p=0,000), ocupação (p=0,001) e participação em grupo educativo em diabetes (p=0,010). Quanto às atividades de autocuidado com o diabetes, observou-se que os entrevistados não aderiram de maneira satisfatória sobretudo à prática da atividade física, monitorização da glicemia e alimentação geral. A relação significativa da adesão das atividades de autocuidado com o conhecimento sobre a doença foi evidenciada somente no item concernente a ingestão de cinco ou mais porções de frutas e/ou vegetais (p=0,002) da alimentação específica e na relação com as variáveis sociodemográficas e clínicas verificou-se resultados mais frequentes e estatisticamente significantes com a faixa etária, escolaridade, ocupação, índice de massa corporal, complicação do diabetes, acompanhamento nutricional e médico. Concluiu-se que o nível de conhecimento geral sobre a doença foi insatisfatório, com adesão menos desejável as principais atividades de autocuidado preconizadas para o controle do diabetes, apontando assim para a importância das ações de educação em saúde a nível individual e coletivo para a construção e fortalecimento do conhecimento e autonomia quanto à adesão aos cuidados com a saúde das pessoas com diabetes, destacando-se ainda o papel fundamental dos profissionais de saúde, especialmente do enfermeiro, nesse contexto educativo tão essencial para o controle da doença, prevenção de complicações e tratamento adequado do diabetes mellitus.
Abstract: This research aimed to evaluate the knowledge and adhering of people with type 2 diabetes mellitus in self-care activities. This is an analytical, cross-sectional study of a quantitative approach carried out in health units in the city of São Luís/MA, with sample consisting of 270 people with diabetes. Data collection occurred from December 2019 to October 2020, with a Sociodemographic and Clinical Data Form, the Diabetes Knowledge Scale Questionnaire (DKN-A) and the Diabetes Self-Care Activities Questionnaire (QAD) were used. For the presentation of the results, descriptive analysis was used for the characterization of the sample, Chi-square test or Fisher's Exact for qualitative variables related to general knowledge about the disease, Shapiro Wilk test to evaluate the normal distribution in the scores of self-care activities and the nonparametric tests of Mann-Whitney and Kruskal-Wallis, adopting a significance level of 5%. The results showed that 51% of respondents had unsatisfactory knowledge about diabetes, especially in matters related to the general principles of disease care, hypoglycemia and dietary replacements. There was a significant relationship between knowledge and age group (p=0,015), schooling (p=0,000), occupation (p=0,001) and participation in an educational group in diabetes (p=0,010). Regarding self-care activities with diabetes, it was observed that the people interviewed did not satisfactorily agree mainly to the practice of physical activity, monitoring of blood glucose and general feeding. The significant relationship of the treatment of self-care activities with knowledge about the disease was evidenced only in the item about the intake of five or more portions of fruits and/or vegetables (p=0,002) of the specific diet and in the relationship with the sociodemographic and clinical variables, there were more frequent and statistically significant results in the association with age group, schooling, occupation, body mass index, complication of diabetes, nutritional and medical follow-up. It was concluded that the level of general knowledge about the disease was unsatisfactory, with less desirable support the main self-care activities recommended for diabetes control, thus pointing to the importance of health education actions at the individual and collective level for the construction and strengthening of knowledge and autonomy regarding the adhering to health care for people with diabetes, highlighting the fundamental role of health professionals, specially nurses, in this educational context so essential for disease control, prevention of complications and suitable treatment of diabetes mellitus.
Palavras-chave: diabetes mellitus tipo 2;
conhecimento;
autocuidado;
educação em saúde.
diabetes mellitus type 2.
Knowledge;
diabetes mellitus type 2;
knowledge;
self-care;
health education.
Área(s) do CNPq: Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/CCBS
Citação: PORTELA, Raquel de Aguiar. Avaliação do conhecimento e adesão às atividades de autocuidado em pessoas com Diabetes mellitus. 2021.120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís 2021
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3792
Data de defesa: 12-Mar-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaquelPortela.pdfDissertação de Mestrado844,86 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.