Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Francinaldo Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6406382689210294por
dc.contributor.advisor1SANDANELLO, Franco Baptista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600443618417764por
dc.contributor.referee1SANDANELLO, Franco Baptista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600443618417764por
dc.contributor.referee2SILVA, Júlio Cezar Bastoni da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450205068452801por
dc.contributor.referee3ALMEIDA, Lucélia de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688330353602729por
dc.date.accessioned2022-06-27T18:43:55Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Francinaldo Pereira da. Entre cortiços e sobrados: representações, discursos e imaginários sobre a população do Brasil em O Cortiço de Aluísio Azevedo. 2021. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3783-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar a obra naturalista de Aluísio Azevedo – o romance O Cortiço (1890), por uma perspectiva de viés sociológico, abordando os aspectos de representações, discursos e imaginários construídos no enlace da narrativa a respeito da população brasileira no século XIX. A partir disso, buscamos, no desenvolvimento das personagens, e em alguns elementos construtivos internos do romance, investigar a função que justifica a (des)qualificação social destes representantes da sociedade brasileira, através dos discursos e imaginários entranhados na obra. Para tanto, num primeiro momento discorremos sobre uma discussão central de base teórica sobre a relação literatura e sociedade, e discurso e narrativa, que desde a Arte Poética de Aristóteles, é cara aos estudos literários. Assim, trouxemos para essa discussão os postulados teóricos de Antonio Candido (2006, 2007), Mikhail Bakhtin (2002, 2003), Gérard Genette (2015, 2017), entre outros. Nosso segundo momento trata de uma discussão sobre a estética naturalista e a fortuna crítica d’ O Cortiço, revisitando Werneck Sodré (1965), Émile Zola (1982, 1995), Alfredo Bosi (2015), Antonio Candido (1974, 1991), Haroldo Sereza (2012), entre outros. Por fim, analisamos o desenvolvimento das personagens frente aos discursos que figuram no romance, desde o do desenvolvimento urbano ao da questão de animalidade. Assim, dividimos nossa análise em três partes, nas quais pontuamos questões sobre raça, momento e meio, refletidas na diferenciação e superação da dicotomia cortiço x sobrado.por
dc.description.abstractThis work aims to analyze the naturalistic work of Aluísio Azevedo – the novel O Cortiço (1890), from a perspective of sociological bias, addressing the aspects of representations, discourses and imaginaries constructed in the link of the narrative about the Brazilian population in the nineteenth century. , investigate the function that justifies the (dis)social qualification of these representatives of Brazilian society, through the discourses and imaginaries ingrained in the work. To this do so, at first we discuss a central discussion of theoretical basis about the relationship between literature and society, and discourse and narrative, which from Aristotle's Poetic Art is expensive to literary studies. Thus, we brought to this discussion the theoretical postulates of Antonio Candido (2006, 2007), Mikhail Bakhtin (2002, 2003), Gérard Genette (2015, 2017), among others. Our second moment deals with a discussion about the naturalistic aesthetics and the critical fortune of The Tenement, revisiting Werneck Sodré (1965), Émile Zola (1982, 1995), Alfredo Bosi (2015), Antonio Candido (1974, 1991), Haroldo Sereza (2012), among others. Finally, we analyze the development of the characters in the face of the discourses that appear in the novel, from the urban development to the issue of animality. Thus, we divided our analysis into three parts, in which we punctuated questions about race, moment and a half, reflected in the differentiation and overcoming of the tenement dichotomy x leftover.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-06-27T18:43:55Z No. of bitstreams: 1 FRANCINALDOPEREIRADASILVA.pdf: 1206482 bytes, checksum: 8fa9ccdf74ff12f2922a35fc146f3577 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-27T18:43:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCINALDOPEREIRADASILVA.pdf: 1206482 bytes, checksum: 8fa9ccdf74ff12f2922a35fc146f3577 (MD5) Previous issue date: 2021-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS BACABAL/CAMPUS IIIpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectliteratura e sociedade;por
dc.subjectAluísio;por
dc.subjectdiscursos;por
dc.subjectrepresentações;por
dc.subjectimaginários.por
dc.subjectliterature and society;eng
dc.subjectAluísio;eng
dc.subjectspeeches;eng
dc.subjectrepresentations;eng
dc.subjectimaginary.eng
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapor
dc.titleEntre cortiços e sobrados: representações, discursos e imaginários sobre a população do Brasil em O Cortiço de Aluísio Azevedopor
dc.title.alternativeBetween tenements and townhouses: representations, discourses and imaginaries about the population of Brazil in Aluísio Azevedo's O Cortiçoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCINALDOPEREIRADASILVA.pdfDissertação de Mestrado1,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.