Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3779
Tipo do documento: Dissertação
Título: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN EDUCACIONAL PARA PROCESSOS DE GAMIFICAÇÃO
Título(s) alternativo(s): EDUCATIONAL DESIGN CONTRIBUTIONS TO THE GAMIFICATION PROCESSES
Autor: CARVALHO, Silvestre Matos de 
Primeiro orientador: OBREGON, Rosane de Fatima Antunes
Primeiro membro da banca: OBREGON, Rosane de Fatima Antunes
Segundo membro da banca: ZANDOMENEGHI, Ana Lucia O. A.
Terceiro membro da banca: SANTOS, Wener Miranda Teixeira dos
Quarto membro da banca: BORTOLATO, Marcia Melo
Resumo: A cultura da aprendizagem que define a Sociedade em Rede faz convergir para a construção de um novo modelo educativo, caracterizado pela diversidade e pluralidade dos indivíduos. Faz-se necessário novas abordagens pedagógicas a fim de atender a um público cada vez mais ávido por atividades inovadoras instigantes e desafiadoras. Nesse enfoque, emerge o conceito de Gamificação como proposta pedagógica, a fim de ressignificar as formas tradicionais de relações educativas. Entretanto, os docentes encontram desafios de como estruturar tais atividades. Nesse contexto, surge a base conceitual do Design Educacional para orientar o planejamento e estruturação de atividades gamificadas, a fim de potencializar os processos de aprendizagem, e estimular o envolvimento mais efetivo dos alunos. Assim, a presente pesquisa objetivou analisar como o design educacional poderá auxiliar na estruturação de processos de gamificação. Para tanto, a metodologia pautou-se na pesquisa aplicada, com objetivo exploratório/descritivo, de caráter qualitativo, tendo os procedimentos técnicos como base bibliográfica. O escopo da pesquisa envolveu alunos do Curso Técnico em Enfermagem de instituição de ensino profissionalizante da cidade de São Luís-MA, tendo como campo de aplicação a disciplina de Iniciação ao Estudo e Pesquisa. Foram selecionadas as plataformas gamificadas “Kahoot, Quizizz e Socrative” as quais foram aplicadas e permitiram realizar, à luz do aporte teórico, a análise e síntese dos resultados obtidos. Como contribuição final da pesquisa, foram criados oito níveis de recomendações para estruturação de atividade gamificada na perspectiva do Design Educacional.
Abstract: The learning culture what define the network society makes it converge towards the construction of a new educational model, characterized for the diversity and plurality of individuals. New pedagogical approaches are needed in order to serve an increasingly eager audience for innovative and challenging activities. In that focus, the concept of Gamification emerge as a pedagogical proposal, in order to reframe the traditional forms of educational relationships. However, teachers face challenges in how to structure such activities. Thus, the conceptual basis of Educational Design emerges to guide the planning and structuring of gamified activities, in order to enhance the learning processes, and encourage more effective student involvement. Thus, this research aims to analyze how educational design can help to structure gamification processes. Therefore, the methodology was based on applied research, with an exploratory/descriptive objective, of qualitative character, having the technical procedures as a bibliographic base. The scope of the research involved students from the Technical Course in Nursing of a vocational education institution of the city of São Luís-MA, having as field of application the discipline of Initiation to Study and Research. The gamified platforms were selected “Kahoot, Quizizz and Socrative” which were applied and allowed to perform, in light of the theoretical contribution, the analysis and synthesis of the results obtained. Like final research contribution, were created eight levels recommendations for structuring of gamified activity in perspective of Educational Design.
Palavras-chave: Design educacional-instrucional;
Atividade gamificada;
Estratégias de aprendizagem;
Tecnologias educacionais
Educational-instructional design;
Gamified activity;
Learning strategies;
Educational technologies
Área(s) do CNPq: Programação Visual
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: CARVALHO, Silvestre Matos de.Contribuições do design educacional para processos de gamificação. 2022. 114 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3779
Data de defesa: 28-Jan-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO SILVESTRE_PPGDg UFMA.pdfDissertação de Mestrado5,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.