Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Débora Cristine Fernandes Oliveira dos-
dc.contributor.advisor1MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.contributor.referee1MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.contributor.referee2SILVA JUNIOR, Almir Ferreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839139546415569por
dc.contributor.referee3GONDI, Edinólia Portela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507233104134545por
dc.date.accessioned2022-06-27T16:20:31Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Débora Cristine Fernandes Oliveira dos. O ensino de filosofia como práxis educativa na formação da autonomia dos discentes. 2021. 198 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3775-
dc.description.resumoEsse estudo tem como objetivo geral investigar o ensino de Filosofia, como proposta de práxis educativa comprometida com exercício da autonomia dos discentes no Centro de Ensino Professor Ezelberto Martins, escola situada no bairro da Vila Sarney industrial, zona rural do município de São Luís do Maranhão. O trabalho tem por objetivos específicos identificar os conceitos de dialogicidade e a sua relevância no ensino de Filosofia como caminho para a autonomia; reconhecer as concepções teórico-metodológicas utilizadas nas aulas de Filosofia; observar a prática educativa nas aulas de filosofia das turmas de 2o e 3o ano. Com base nos pressupostos teóricos de Paulo Freire (2002) e Jean Paul Sartre (2015), a pesquisa discorre sobre as categorias autonomia, liberdade e práxis, ampliando a relação destas ao ensino de Filosofia. O estudo tem por base epistemológica a fenomenologia e se enquadra em sua abordagem metodológica como pesquisa qualitativa, além de utilizar-se dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica, documental, de campo e de intervenção. O texto apresentado está dividido em cinco seções, em que na primeira parte é feita a exposição do tema, trazendo a relevância deste para o estudo proposto; na segunda, preocupa-se em tratar os conceitos de dialogicidade e sua importância para o ensino de Filosofia; na terceira seção discute-se a concepção educacional de Freire e Sartre, trazendo as categorias de autonomia, de liberdade e de práxis; na quarta seção é feita a análise do lócus da pesquisa e as falas dos sujeitos, onde são trazidos os resultados da pesquisa; e a quinta seção finaliza-se com as considerações finais referentes ao trabalho desenvolvido.por
dc.description.abstractThe general objective of this study is to investigate the teaching of Philosophy, as a proposal for an educational praxis committed to exercising the autonomy of students at the Professor Ezelberto Martins Teaching Center, a school located in the Vila Sarney industrial district, a rural area of the municipality of São Luís do Maranhão. . The work has specific objectives: to identify the concepts of dialogicity and its relevance in the teaching of Philosophy as a path to autonomy; recognize the theoretical- methodological concepts used in Philosophy classes; observe the educational practice in the philosophy classes of the 2nd and 3rd year classes. Based on the theoretical assumptions of Paulo Freire (2002) and Jean Paul Sartre (2015), the research discusses the categories autonomy, freedom and praxis, expanding their relationship to the teaching of Philosophy. It is epistemologically based on phenomenology and fits into its methodological approach as qualitative research, in addition to using the technical procedures of bibliographic, documentary, field and intervention research. The text presented is divided into five sections, in which the theme is presented in the first, bringing its relevance to the proposed study; in the second, it is concerned with dealing with the concepts of dialogicity and its importance for the teaching of Philosophy; in the third section, the educational concept of Freire and Sartre is discussed, bringing the categories of autonomy, freedom and praxis; the fourth section analyzes the research locus and the subjects' speeches, where the research results are brought; and the fifth section ends with the final considerations regarding the work developed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-06-27T16:20:31Z No. of bitstreams: 1 DÉBORACRISTINEFERNANDESOLIVEIRADOSSANTOS.pdf: 2825421 bytes, checksum: ccffd635d1907d7462d4694c8581dc1b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-27T16:20:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DÉBORACRISTINEFERNANDESOLIVEIRADOSSANTOS.pdf: 2825421 bytes, checksum: ccffd635d1907d7462d4694c8581dc1b (MD5) Previous issue date: 2021-08-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectautonomia;por
dc.subjectdiálogo;por
dc.subjectensino de filosofia;por
dc.subjectpráxis educativa.por
dc.subjectautonomy;eng
dc.subjectdialogue;eng
dc.subjectphilosophy teaching;eng
dc.subjecteducational praxis.eng
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.titleO ensino de filosofia como práxis educativa na formação da autonomia dos discentespor
dc.title.alternativeThe teaching of philosophy as educational praxis in the formation of students' autonomyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORACRISTINEFERNANDESOLIVEIRADOSSANTOS.pdfDissertação de Mestrado2,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.