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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de filosofia como práxis educativa na formação da autonomia dos discentes
Título(s) alternativo(s): The teaching of philosophy as educational praxis in the formation of students' autonomy
Autor: SANTOS, Débora Cristine Fernandes Oliveira dos
Primeiro orientador: MENEZES, Marly Cutrim de
Primeiro membro da banca: MENEZES, Marly Cutrim de
Segundo membro da banca: SILVA JUNIOR, Almir Ferreira da
Terceiro membro da banca: GONDI, Edinólia Portela
Resumo: Esse estudo tem como objetivo geral investigar o ensino de Filosofia, como proposta de práxis educativa comprometida com exercício da autonomia dos discentes no Centro de Ensino Professor Ezelberto Martins, escola situada no bairro da Vila Sarney industrial, zona rural do município de São Luís do Maranhão. O trabalho tem por objetivos específicos identificar os conceitos de dialogicidade e a sua relevância no ensino de Filosofia como caminho para a autonomia; reconhecer as concepções teórico-metodológicas utilizadas nas aulas de Filosofia; observar a prática educativa nas aulas de filosofia das turmas de 2o e 3o ano. Com base nos pressupostos teóricos de Paulo Freire (2002) e Jean Paul Sartre (2015), a pesquisa discorre sobre as categorias autonomia, liberdade e práxis, ampliando a relação destas ao ensino de Filosofia. O estudo tem por base epistemológica a fenomenologia e se enquadra em sua abordagem metodológica como pesquisa qualitativa, além de utilizar-se dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica, documental, de campo e de intervenção. O texto apresentado está dividido em cinco seções, em que na primeira parte é feita a exposição do tema, trazendo a relevância deste para o estudo proposto; na segunda, preocupa-se em tratar os conceitos de dialogicidade e sua importância para o ensino de Filosofia; na terceira seção discute-se a concepção educacional de Freire e Sartre, trazendo as categorias de autonomia, de liberdade e de práxis; na quarta seção é feita a análise do lócus da pesquisa e as falas dos sujeitos, onde são trazidos os resultados da pesquisa; e a quinta seção finaliza-se com as considerações finais referentes ao trabalho desenvolvido.
Abstract: The general objective of this study is to investigate the teaching of Philosophy, as a proposal for an educational praxis committed to exercising the autonomy of students at the Professor Ezelberto Martins Teaching Center, a school located in the Vila Sarney industrial district, a rural area of the municipality of São Luís do Maranhão. . The work has specific objectives: to identify the concepts of dialogicity and its relevance in the teaching of Philosophy as a path to autonomy; recognize the theoretical- methodological concepts used in Philosophy classes; observe the educational practice in the philosophy classes of the 2nd and 3rd year classes. Based on the theoretical assumptions of Paulo Freire (2002) and Jean Paul Sartre (2015), the research discusses the categories autonomy, freedom and praxis, expanding their relationship to the teaching of Philosophy. It is epistemologically based on phenomenology and fits into its methodological approach as qualitative research, in addition to using the technical procedures of bibliographic, documentary, field and intervention research. The text presented is divided into five sections, in which the theme is presented in the first, bringing its relevance to the proposed study; in the second, it is concerned with dealing with the concepts of dialogicity and its importance for the teaching of Philosophy; in the third section, the educational concept of Freire and Sartre is discussed, bringing the categories of autonomy, freedom and praxis; the fourth section analyzes the research locus and the subjects' speeches, where the research results are brought; and the fifth section ends with the final considerations regarding the work developed.
Palavras-chave: autonomia;
diálogo;
ensino de filosofia;
práxis educativa.
autonomy;
dialogue;
philosophy teaching;
educational praxis.
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: SANTOS, Débora Cristine Fernandes Oliveira dos. O ensino de filosofia como práxis educativa na formação da autonomia dos discentes. 2021. 198 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3775
Data de defesa: 24-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

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