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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDOMINICI, Lorenna de Maciel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0480957915627056por
dc.contributor.advisor1GRILL, Igor Gastal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6648080593915062por
dc.contributor.referee1GRILL, Igor Gastal-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6648080593915062por
dc.contributor.referee2COSTA, Dayana dos Santos Delmiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5633080648648076por
dc.contributor.referee3SHIRAISHI NETO, Joaquim-
dc.date.accessioned2022-06-27T14:46:07Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.identifier.citationDOMINICI, Lorenna de Maciel. Concepções de direito em disputa: perfis, modalidades de atuação e representações de professores do Ensino Superior no Maranhão. 2021. 214 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3773-
dc.description.resumoRESUMO Neste trabalho dissertativo são examinadas concepções em disputa sobre o “direito”, que são elaboradas, transmitidas e reproduzidas por professores universitários de Instituições de Ensino Superior (uma Universidade, um Centro Universitário e uma Faculdade) do Maranhão, relacionando-as com suas características sociais, carreiras e especializações em temas de pesquisa. Para tanto, foram construídos e analisados bancos de dados com informações dos agentes relativas às inscrições em domínios diversos da vida social, aos seus percursos escolares (instituições frequentadas, períodos e cursos realizados) e à produção escrita (livros, capítulos, artigos, papers em eventos, etc.). Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com docentes que constituem casos exemplares das singularidades e recorrências observadas, visando apreender os perfis, os investimentos (profissionais, acadêmicos, culturais, militantes, etc.) e as formas de legitimação de modalidades de atuação concorrentes.por
dc.description.abstractABSTRACT In this research we exam conceptions about the ”Law” that are elaborated, transmitted and reproduced by university professors (from a University, a University Center and a Faculty) from Maranhão. These conceptions are matched to different profiles, patterns of academic careers and specializations research topics. The objective is to understand the social process of elaboration of legal doctrine (in which universities are qualified as a privileged place of production), and the current stage of professionalization of Law tutoring (since this has implications in the occupied positions and in the positions-taken by legal agents). To this end, databases were built and analyzed with information about the school path (institutions attended, year and courses taken), production (books, chapters, articles, papers at events, etc.) and university, political and cultural registrations of teachers. Afterwards, we did semi-structured interviews with representative cases of the singularities and recurrences observed, aiming to apprehend the social characteristics, professional investments and the diverse insertions behind the conceptions of law that circulate throughout the state.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-06-27T14:46:07Z No. of bitstreams: 1 LorennaDominici.pdf: 1434056 bytes, checksum: 58dd1868bc6a28cebfa0c73676ace3ff (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-27T14:46:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LorennaDominici.pdf: 1434056 bytes, checksum: 58dd1868bc6a28cebfa0c73676ace3ff (MD5) Previous issue date: 2021-04-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectelites;por
dc.subjectdireito;por
dc.subjectintelectuais;por
dc.subjectrepresentações;por
dc.subjectelites;por
dc.subjectelites,por
dc.subjectrepresentations;por
dc.subjectlaw;por
dc.subjectintellectualspor
dc.subject.cnpqSociologiapor
dc.subject.cnpqDireitopor
dc.titleConcepções de direito em disputa: perfis, modalidades de atuação e representações de professores do Ensino Superior no Maranhãopor
dc.title.alternativeDisputed conceptions of law: profiles, modalities of action and representations of higher education teachers in Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

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