Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3773
Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepções de direito em disputa: perfis, modalidades de atuação e representações de professores do Ensino Superior no Maranhão
Título(s) alternativo(s): Disputed conceptions of law: profiles, modalities of action and representations of higher education teachers in Maranhão
Autor: DOMINICI, Lorenna de Maciel 
Primeiro orientador: GRILL, Igor Gastal
Primeiro membro da banca: GRILL, Igor Gastal
Segundo membro da banca: COSTA, Dayana dos Santos Delmiro
Terceiro membro da banca: SHIRAISHI NETO, Joaquim
Resumo: RESUMO Neste trabalho dissertativo são examinadas concepções em disputa sobre o “direito”, que são elaboradas, transmitidas e reproduzidas por professores universitários de Instituições de Ensino Superior (uma Universidade, um Centro Universitário e uma Faculdade) do Maranhão, relacionando-as com suas características sociais, carreiras e especializações em temas de pesquisa. Para tanto, foram construídos e analisados bancos de dados com informações dos agentes relativas às inscrições em domínios diversos da vida social, aos seus percursos escolares (instituições frequentadas, períodos e cursos realizados) e à produção escrita (livros, capítulos, artigos, papers em eventos, etc.). Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com docentes que constituem casos exemplares das singularidades e recorrências observadas, visando apreender os perfis, os investimentos (profissionais, acadêmicos, culturais, militantes, etc.) e as formas de legitimação de modalidades de atuação concorrentes.
Abstract: ABSTRACT In this research we exam conceptions about the ”Law” that are elaborated, transmitted and reproduced by university professors (from a University, a University Center and a Faculty) from Maranhão. These conceptions are matched to different profiles, patterns of academic careers and specializations research topics. The objective is to understand the social process of elaboration of legal doctrine (in which universities are qualified as a privileged place of production), and the current stage of professionalization of Law tutoring (since this has implications in the occupied positions and in the positions-taken by legal agents). To this end, databases were built and analyzed with information about the school path (institutions attended, year and courses taken), production (books, chapters, articles, papers at events, etc.) and university, political and cultural registrations of teachers. Afterwards, we did semi-structured interviews with representative cases of the singularities and recurrences observed, aiming to apprehend the social characteristics, professional investments and the diverse insertions behind the conceptions of law that circulate throughout the state.
Palavras-chave: elites;
direito;
intelectuais;
representações;
elites;
elites,
representations;
law;
intellectuals
Área(s) do CNPq: Sociologia
Direito
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH
Citação: DOMINICI, Lorenna de Maciel. Concepções de direito em disputa: perfis, modalidades de atuação e representações de professores do Ensino Superior no Maranhão. 2021. 214 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3773
Data de defesa: 29-Abr-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LorennaDominici.pdfDissertação de Mestrado1,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.