Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3773
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Concepções de direito em disputa: perfis, modalidades de atuação e representações de professores do Ensino Superior no Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Disputed conceptions of law: profiles, modalities of action and representations of higher education teachers in Maranhão |
Autor: | DOMINICI, Lorenna de Maciel |
Primeiro orientador: | GRILL, Igor Gastal |
Primeiro membro da banca: | GRILL, Igor Gastal |
Segundo membro da banca: | COSTA, Dayana dos Santos Delmiro |
Terceiro membro da banca: | SHIRAISHI NETO, Joaquim |
Resumo: | RESUMO Neste trabalho dissertativo são examinadas concepções em disputa sobre o “direito”, que são elaboradas, transmitidas e reproduzidas por professores universitários de Instituições de Ensino Superior (uma Universidade, um Centro Universitário e uma Faculdade) do Maranhão, relacionando-as com suas características sociais, carreiras e especializações em temas de pesquisa. Para tanto, foram construídos e analisados bancos de dados com informações dos agentes relativas às inscrições em domínios diversos da vida social, aos seus percursos escolares (instituições frequentadas, períodos e cursos realizados) e à produção escrita (livros, capítulos, artigos, papers em eventos, etc.). Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com docentes que constituem casos exemplares das singularidades e recorrências observadas, visando apreender os perfis, os investimentos (profissionais, acadêmicos, culturais, militantes, etc.) e as formas de legitimação de modalidades de atuação concorrentes. |
Abstract: | ABSTRACT In this research we exam conceptions about the ”Law” that are elaborated, transmitted and reproduced by university professors (from a University, a University Center and a Faculty) from Maranhão. These conceptions are matched to different profiles, patterns of academic careers and specializations research topics. The objective is to understand the social process of elaboration of legal doctrine (in which universities are qualified as a privileged place of production), and the current stage of professionalization of Law tutoring (since this has implications in the occupied positions and in the positions-taken by legal agents). To this end, databases were built and analyzed with information about the school path (institutions attended, year and courses taken), production (books, chapters, articles, papers at events, etc.) and university, political and cultural registrations of teachers. Afterwards, we did semi-structured interviews with representative cases of the singularities and recurrences observed, aiming to apprehend the social characteristics, professional investments and the diverse insertions behind the conceptions of law that circulate throughout the state. |
Palavras-chave: | elites; direito; intelectuais; representações; elites; elites, representations; law; intellectuals |
Área(s) do CNPq: | Sociologia Direito |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH |
Citação: | DOMINICI, Lorenna de Maciel. Concepções de direito em disputa: perfis, modalidades de atuação e representações de professores do Ensino Superior no Maranhão. 2021. 214 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3773 |
Data de defesa: | 29-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LorennaDominici.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,4 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.