Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta Quarto, Ciceropt_BR
dc.contributor.advisor1LABIDI, Sofianept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3474810859116416por
dc.date.accessioned2016-08-17T14:52:56Z-
dc.date.available2007-09-12pt_BR
dc.date.issued2006-05-25pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA QUARTO, Cicero. Inferring socio - affective factors in environments of education learning contribution attended for computer. 2006. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/374-
dc.description.resumoAtualmente, fatores sócio-afetivos, como cooperação, motivação, afinidades sócio-cognitivas, proatividade, interação, entre outros, tendem ser bastante explorados na relação professor-aprendiz e entre aprendizes, de forma que os resultados da construção do conhecimento sejam alcançados de forma colaborativa. A razão disto é que estes fatores desempenhariam um papel de fomento à colaboração, bem como atuariam na construção das relações do ser humano dentro de uma perspectiva sócio-cultural. Segundo a visão de alguns pesquisadores da educação, psicopedagogos e de psicólogos, em atividades colaborativas de aprendizagem, habilidades individuais sócio-afetivas de um indivíduo precisam ser conjugadas com as de outras pessoas de forma a produzirem um trabalho coletivo. Embora os padagogos e outros pesquisadores da educação apontem a importância de considerar esses fatores em atividades colaborativas de aprendizagem, poucos ambientes educacionais colaborativos assim estão fazendo. Desta maneira, a proposta deste trabalho é definir fatores sócio-afetivos a serem considerados em ambientes colaborativos de aprendizagem a fim de promover a colaboração nestes ambientes. O trabalho também mostrará a importância dos fatores sócio-afetivos para àqueles ambientes virtuais. Serão, também, propostos mecanismos para a inferência dos fatores sócio-afetivos considerados.por
dc.description.abstractNowadays, socio-affective factors, as cooperation, motivation, socio-cognitive affinity, proactivity, interaction and others, have been well explored in collaborative learning environments. The reason for that is because these factors would play an important role in group collaboration, as well as they would act in the construction of the human being relationships in a socio-cultural perspective. According to the vision of some educational researchers, psico-pedagogues and psychologists, in collaborative learning activities, socio-affective individual abilities should be conjugated in order to produce a collective and effective work in the construction of knowledge. Although some pedagogues and other educational researchers point out the importance of considering those factors in collaborative learning activities, few works are appreciating them. This way, the proposal of this work is to define some socio-affective factors to be inferred in collaborative learning systems in order to promote collaboration in these environments. The work will also show the importance of these socio-factors for those virtual environments. It will be also presented mechanisms for the inference of the considered socio-affective factors.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T14:52:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cicero Costa Quarto.pdf: 2285670 bytes, checksum: 94c0ecee3b4b6e4b82daa5b758aa57b2 (MD5) Previous issue date: 2006-05-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEngenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectFatores Sócio-Afetivospor
dc.subjectAprendizagem Colaborativapor
dc.subjectAmbientes Colaborativospor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAffectivityeng
dc.subjectsocio-affective factorseng
dc.subjectCollaborative Learningeng
dc.subjectCollaborative Learning Systemseng
dc.subjectMotivationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleInferindo Fatores Sócio-Afetivos em Ambientes de Ensino-Aprendizagem Colaborativos Assistidos por Computadorpor
dc.title.alternativeInferring socio - affective factors in environments of education learning contribution attended for computereng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cicero Costa Quarto.pdf2,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.