Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3749
Tipo do documento: Tese
Título: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA): uma avaliação do processo de implementação no Instituto Federal do Maranhão a partir da experiência do campus São Luís - Monte Castelo - MA
Título(s) alternativo(s): National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in the Modality of Youth and Adult Education (PROEJA): an evaluation of the implementation process at the Federal Institute of Maranhão from the experience of the São Luís - Monte Castelo - campus MA
Autor: PINTO, Edvan Wilson Ferreira 
Primeiro orientador: LIMA, Valéria Ferreira dos Santos de Almada
Primeiro membro da banca: LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada
Segundo membro da banca: SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos
Terceiro membro da banca: PORTELA, Edinólia Lima
Quarto membro da banca: CARDOZO, Maria José Pires Barros
Quinto membro da banca: PEREIRA, Maria Eunice Ferreira Damasceno
Resumo: O objetivo principal desta tese é realizar uma avaliação de implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal do Maranhão – MA, tendo como referência empírica o campus São Luís – Monte Castelo, no intervalo de 2007 a 2020. De modo inicial, fizemos um breve resgate histórico das principais ações no âmbito da educação nacional, com corte nas políticas direcionadas a jovens e adultos da Colônia ao Estado Republicano. O destaque foi para o governo do presidente Lula, com a realização de reformas na educação básica e profissional, o estabelecimento de novas diretrizes políticas e educacionais com a formulação do Plano de Desenvolvimento da Educação (2007) e do Decreto no 6.094\2007, fornecendo novos marcos normativos para o financiamento da educação, com a inclusão da EJA, e formulação de políticas e programas articulando educação e trabalho para jovens e adultos. A formulação do PROEJA compreendeu essa iniciativa do governo em garantir o direito a educação de todos a todo tempo, buscando modificar o dualismo estrutural que sempre marcou historicamente a educação brasileira, ofertando na Rede Federal de Educação Tecnológica por meio dos Institutos Federais (IFs) uma educação integral àqueles que, desprovidos de educação profissional e educação básica, pudessem ser reinseridos por uma educação cidadã no mundo do trabalho. Definiu-se como percurso metodológico a adoção do materialismo dialético, dada a forma dinâmica como se compreende os fenômenos sociais. Adotou-se a pesquisa social, nesse caso, a pesquisa avaliativa de políticas e programas sociais, e optou-se ainda pela avaliação de processos. Considerando o marco temporal utilizamos a modalidade de avaliação “ex post”, visto que objetivamos conhecer a eficácia do programa. Como técnicas de pesquisa, foi realizada pesquisa bibliográfica em livros, sítios e revistas especializadas. Para o estudo empírico, adotou-se o processo de coleta de dados, com técnicas de entrevistas e grupos focais, com a possibilidade de interagir com diversos sujeitos da pesquisa para captar as diferentes percepções acerca do programa. Por fim, teve-se a possibilidade de chegar a algumas conclusões importantes acerca do programa e sua eficácia, por meio da análise das seguintes dimensões a) sistema gerencial; b) processos de seleção (implementadores e beneficiários) e divulgação e informação; c) Sistema de Capacitação; d) processos de monitoramento e avaliação interna e sistemas logísticos\operacionais. Conforme, os dados analisados, evidenciamos que o PROEJA apresentou-se, no campus Monte Castelo, pouco eficaz do ponto de vista do alcance de metas relacionadas à oferta de cursos e ao número de alunos concludentes e certificados. Constatamos na execução, diferentes problemas administrativos e didático-pedagógicos, principalmente, com algumas omissões ou decisões tomadas e a ausência de certas condições mínimas para o funcionamento inicial do programa. Mas, superadas as dificuldades, o programa paradoxalmente conseguiu também alcançar os sujeitos beneficiários segundo os objetivos definidos no Documento Base, o que aponta para a importância de melhorar os processos referentes às condições de execução do programa, como forma de redimensionar as ações e superar os desafios identificados e garantindo o direito da população de jovens e adultos do Maranhão à possibilidade de inclusão em um espaço privilegiado de oferta de educação profissional de qualidade.
Abstract: The main objective of this thesis is to carry out an evaluation of the implementation of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA) at the Federal Institute of Maranhão - MA, having as empirical reference the São Luís campus. – Monte Castelo, from 2007 to 2020. Initially, we made a brief historical review of the main actions in the scope of national education, with a cut in policies aimed at young people and adults from the Colony to the Republican State. The highlight was the government of President Lula, with the implementation of reforms in basic and professional education, the establishment of new political and educational guidelines with the formulation of the Education Development Plan (2007) and Decree no 6.094\2007, providing new regulatory frameworks for the financing of education, with the inclusion of EJA, and the formulation of policies and programs articulating education and work for young people and adults. The formulation of PROEJA comprised this government initiative to guarantee everyone's right to education at all times, sought to modify the structural dualism that has always historically marked Brazilian education, offering the Federal Network of Technological Education through the Federal Institutes (IFs) a integral education to those who, deprived of professional education and basic education, could be reinserted by a citizen education in the world of work. The methodological approach was defined as the adoption of dialectical materialism, given the dynamic way in which social phenomena are understood. Social research was also adopted, in this case, evaluative research on social policies and programs, and process evaluation was also chosen. Considering the time frame, we use the “ex post”, since we aim to know the effectiveness of the program. As research techniques, bibliographic research was carried out in books, websites and specialized magazines. For the empirical study, the data collection process was adopted, with interview techniques and focus groups, with the possibility of interacting with different research subjects to capture different perceptions about the program. Finally, it was possible to reach some important conclusions about the program and its effectiveness, through the analysis of the following dimensions: a) management system; b) selection processes (implementers and beneficiaries) and dissemination and information; c) Training System; d) internal monitoring and evaluation processes and logistic\operational systems. According to the analyzed data, we showed that PROEJA was not very efficient on the campus, and several administrative and didactic- pedagogical problems in its execution were identified, mainly with some decisions taken, the absence of certain minimum conditions for the initial operation. But, once the difficulties were overcome, the program paradoxically also managed to reach the beneficiary subjects according to the objectives defined in the Base Document, which points to the importance of improving the processes referring to the conditions of execution of PROEJA, as a way of correcting the identified deficiencies and continue guaranteeing the right of the youth and adult population of Maranhão to the possibility of inclusion in a privileged space for offering quality professional education.
Palavras-chave: Avaliação de Implementação;
Educação de Jovens e Adultos;
Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos.
Implementation Assessment;
Youth and Adult Education;
Public Education Policies.
Área(s) do CNPq: Educação de Adultos
Planejamento e Avaliação Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: PINTO, Edvan Wilson Ferreira. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA): uma avaliação do processo de implementação no Instituto Federal do Maranhão a partir da experiência do campus São Luís - Monte Castelo - MA. 2022. 347 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3749
Data de defesa: 27-Mai-2022
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDVANWILSONFERREIRAPINTO.pdfTese de Doutorado2,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.