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Tipo do documento: Dissertação
Título: SÍNDROME DE BURNOUT E A DOCÊNCIA NO ENSINO BÁSICO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS.
Título(s) alternativo(s): BURNOUT SYNDROME AND TEACHING IN BASIC EDUCATION: A COMPARATIVE ANALYSIS BETWEEN PUBLIC AND PRIVATE SCHOOL TEACHERS.
Autor: SANTANA, Gracielle dos Santos 
Primeiro orientador: PESSOA, Yldry Souza Ramos Queiroz
Primeiro membro da banca: PESSOA, Yldry Souza Ramos Queiroz
Segundo membro da banca: SILVA, José Rômulo Travassos da
Terceiro membro da banca: VASCONCELOS, Selene Cordeiro
Quarto membro da banca: MIRANDA, Rosane de Sousa
Resumo: A Síndrome de Burnout é uma síndrome profissional representada pelo esgotamento físico e emocional do indivíduo e acomete trabalhadores que atuam em contato direto com o público. Esta síndrome possui três dimensões caracterizadas como Exaustão emocional, que ocasiona a sensação de esgotamento emocional no indivíduo; Despersonalização, manifestada por comportamentos de indiferença com o público que atende e baixa Realização Profissional, evidenciada pela perda do interesse na atividade que desempenha e falta de perspectiva profissional. No contexto atual, a categoria docente do ensino básico é vista como uma das mais acometidas pela Síndrome de Burnout, nesse sentido torna-se relevante compreender quais podem ser as repercussões para a saúde e trabalho destes profissionais. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as condições e organização do trabalho que contribuem para manifestação de sintomas e desenvolvimento da Síndrome de Burnout em docentes do ensino básico de escolas públicas e privadas de São Luís/MA. Para tanto, buscou-se entender a Síndrome de Burnout e sua percepção entre os docentes no contexto laboral; analisar o processo de trabalho e sua repercussão na saúde dos docentes; identificar estratégias de enfrentamento utilizadas pelos docentes para os sintomas da Síndrome de Burnout e descrever as vivências profissionais relacionadas à manifestação da Síndrome de Burnout nos docentes. Utilizou-se o referencial da Psicologia do Trabalho, bem como estudos que discutissem a respeito da Síndrome de Burnout e como se dá sua manifestação nos diferentes profissionais. Os dados foram coletados por meio de pesquisa exploratória de natureza básica, com aplicação do Inventário de Burnout Maslach em 41 participantes, docentes de escolas públicas e privadas e foi realizada uma entrevista semiestruturada com 4 participantes que indicaram estar acometidos pela Síndrome de Burnout, por meio do inventário. Os dados obtidos no inventário foram analisados pelo software SPSS e a entrevista a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados do inventário apontaram que os docentes de escola pública apresentam maior escore em Exaustão Emocional e menor em baixa Realização Profissional e os docentes de escola privada apresentam maior Despersonalização, que são as dimensões indicativas da Síndrome de Burnout. Por meio da entrevista foi observado que os problemas estruturais contribuem para a intensificação das vivências de sofrimento dos docentes de escola pública, enquanto as pressões e alta carga horária impactam de forma mais significativa os professores de escola privada. Ambos os segmentos utilizam estratégias para lidar com os sintomas da síndrome, sendo estas o afastamento das atividades relacionadas ao trabalho, focando em tarefas autocentradas e descanso. Nesse sentido, evidenciou-se que ambos os contextos trazem repercussões à saúde do docente e que a Síndrome de Burnout precisa ser cada vez mais esclarecida para os professores, a fim de que possam lançar mão de recursos para prevenir e lidar com o adoecimento.
Abstract: Burnout Syndrome is a professional syndrome represented by the individual's physical and emotional exhaustion and affects workers who work in direct contact with the public. This Syndrome has three dimensions characterized as Emotional Exhaustion, which causes the individual to feel extremely tired; Depersonalization, manifested by behaviors of indifference to the public it serves and low Professional Fulfillment, evidenced by the loss of interest in the activity they perform and lack of professional perspective. In the current context, the teaching category of basic education is seen as one of the most affected by Burnout Syndrome, in this sense it is relevant to understand what the repercussions may be for the health and work of these professionals. Thus, this research had as general objective to understand the conditions and organization of work that contribute to the manifestation of symptoms and development of Burnout Syndrome in teachers of basic education in public and private schools in São Luís/MA. Therefore, we sought to understand the Burnout Syndrome and its perception among teachers in the labor context; analyze the work process and its impact on the health of teachers; identify coping strategies used by teachers for the symptoms of Burnout Syndrome and describe the professional experiences related to the manifestation of Burnout Syndrome in teachers. We used the Work Psychology framework, as well as studies that discussed the Burnout Syndrome and how it manifests in different professionals. Data were collected through exploratory research of a basic nature, applying the Maslach Burnout Inventory to 41 participants, teachers from public and private schools, and a structured interview was conducted with 4 participants who indicated that they were affected by Burnout Syndrome, through of the inventory. The data obtained from the inventory were analyzed using the SPSS software and the interview was based on Bardin's content analysis. The results of the inventory showed that public school teachers have a higher score in Emotional Exhaustion and a lower score in low Professional Achievement, and private school teachers have greater Depersonalization, which are indicative dimensions of Burnout Syndrome. Through the interview, it was observed that the structural problems contribute to the intensification of the suffering experiences of public school teachers, while the pressures and high hours have a more significant impact on private school teachers. Both segments use strategies to deal with the syndrome symptoms, these being the removal of work-related activities, focusing on self-centered tasks and rest. In this sense, it was evident that both contexts bring repercussions to the health of teachers and that the Burnout Syndrome needs to be increasingly clarified for teachers, so that they can make use of resources to prevent and deal with illness.
Palavras-chave: Burnout;
Docentes;
Ensino Básico
Burnout;
Teacher;
Basic education
Área(s) do CNPq: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: SANTANA, Gracielle dos Santos. Síndrome de Burnout e a docência no ensino básico: uma análise comparativa entre docentes de escolas públicas e privadas. 2021. 82 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3747
Data de defesa: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

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