Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3742
Tipo do documento: Dissertação
Título: O GÊNERO CHARGE NAS AULAS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UEB PROFESSOR LUIZ RÊGO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS.
Título(s) alternativo(s): THE GENRE CHARGE IN TEXTUAL READING AND INTERPRETATION CLASSES OF PORTUGUESE LANGUAGE IN THE 8TH AND 9TH YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL IN UEB PROFESSOR LUIZ RÊGO IN THE MUNICIPALITY OF SÃO LUÍS.
Autor: MORAES, Sandra Leticia Sampaio 
Primeiro orientador: ARANHA, Marize Barros Rocha
Primeiro membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha
Segundo membro da banca: CAVALCANTE, Luciana Rocha
Terceiro membro da banca: FARIA, Maria da Graça dos Santos
Quarto membro da banca: BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista
Quinto membro da banca: SILVA, Ana Lúcia Rocha
Resumo: Esta pesquisa aborda questões referentes ao gênero textual charge, no ensino de Língua Portuguesa, especificamente em leitura e interpretação textual, no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da UEB Professor Luiz Rêgo no Município de São Luís. O objetivo principal deste trabalho foi investigar como esse gênero favorece o ensino de leitura e interpretação textual nas aulas de Língua Portuguesa com vistas à construção de um produto educacional que dê suporte às docentes nessas aulas. Para o alcance desta proposta, utilizou-se como principais teóricos: no campo da Leitura, Kleiman (1989, 2002, 2013), Silva (1987) e Rojo (2013); da Linguística, Saussure (1970), Carvalho (2013) e Fiorin (2019); da Semiótica, Peirce (2003, 2017), Santaella (1992, 2012); dos Gêneros Textuais, Bakhtin (2002,2003) e Marcuschi (2003,2008); para o estudo das Charges, Romualdo (2000) e Petrin (2015) e sobre Metodologia da pesquisa, Andrade (2003), Gerhardt e Silveira (2009), Zamberlan (2014), Prodanov e Freitas (2013), Yin (2001) e Gil (1999, 2002). Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, exploratória quanto aos objetivos e o método de procedimento utilizado foi o estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram docentes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada, realizada de forma remota, via plataforma Google Meet, devido ao contexto da pandemia de Covid-19. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise das respostas das participantes, baseada no referencial teórico de Gil (1999), que tem como objetivo procurar o sentido mais amplo das respostas, inter-relacionando-os com conhecimentos prévios. Os resultados apontam que a utilização do gênero textual charge estimula a participação dos estudantes nas aulas, despertando uma reflexão crítica por meio da análise e interpretação desse gênero. Considerou-se também ter contribuído para uma reflexão por parte das docentes de Língua Portuguesa sobre a importância do uso do gênero charge nas aulas de leitura e interpretação textual. A pesquisa foi materializada por meio da elaboração de um Caderno de Orientações para o uso de Charges em aulas de Leitura e Interpretação Textual de Língua Portuguesa com a pretensão de auxiliar as docentes, ampliando seus conhecimentos teóricos-metodológicos sobre o gênero textual charge.
Abstract: This research addresses issues related to the textual genre charge, in the teaching of Portuguese Language, specifically in reading and textual interpretation, in the 8th and 9th year of Elementary School at UEB Professor Luiz Rêgo in the Municipality of São Luís. The main objective of this work was to investigate how this genre favors the teaching of reading and textual interpretation in Portuguese language classes with a view to building an educational product that supports teachers in these classes. To achieve this proposal, the following main theorists were used: in the field of Reading, Kleiman (1989, 2002, 2013), Silva (1987) and Rojo (2013); from Linguistics, Saussure (1970), Carvalho (2013) and Fiorin (2019); from Semiotics, Peirce (2003, 2017), Santaella (1992, 2012); on Textual Genres, Bakhtin (2002,2003) and Marcuschi (2003,2008); for the study of Charges Romualdo (2000) and Petrin (2015) and on Research Methodology Andrade (2003), Gerhardt and Silveira (2009), Zamberlan (2014), Prodanov and Freitas (2013), Yin (2001) and Gil ( 1999, 2002). As for the methodological aspects, the research has a qualitative approach, of an applied nature, exploratory regarding the objectives and the procedure method used was the case study. The research participants were teachers of the 8th and 9th year of Elementary School. As a data collection instrument, a semi-structured interview was used, carried out remotely, via the Google Meet platform, due to the context of the Covid-19 pandemic. The interpretation of the data was carried out through the analysis of the participants' answers, based on Gil's (1999) theoretical framework, which aims to seek the broader meaning of the answers, interrelating them with previous knowledge. The results indicate that the use of the textual genre cartoon stimulates the participation of students in classes, arousing a critical reflection through the analysis and interpretation of this genre. It was also considered to have contributed to a reflection on the part of Portuguese Language teachers on the importance of using the cartoon genre in reading and textual interpretation classes. The research was materialized through the elaboration of a Guidebook for the use of Charges in Reading and Textual Interpretation classes of Portuguese Language with the intention of helping the teachers, expanding their theoretical-methodological knowledge about the textual genre charge.
Palavras-chave: Língua Portuguesa;
Ensino;
Semiótica;
Leitura;
Charges
Portuguese language;
Teaching;
Semiotics;
Reading;
Charges
Área(s) do CNPq: Língua Portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: MORAES, Sandra Leticia Sampaio. O Gênero Charge nas aulas de leitura e interpretação textual de Língua Portuguesa no 8º e 9º ano do ensino fundamental na UEB Professor Luiz Rêgo no Município de São Luís. 2021. 142 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3742
Data de defesa: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Sandra Leticia..pdfDissertação de Mestrado6,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.