???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/374
Tipo do documento: Dissertação
Título: Inferindo Fatores Sócio-Afetivos em Ambientes de Ensino-Aprendizagem Colaborativos Assistidos por Computador
Título(s) alternativo(s): Inferring socio - affective factors in environments of education learning contribution attended for computer
Autor: Costa Quarto, Cicero
Primeiro orientador: LABIDI, Sofiane
Resumo: Atualmente, fatores sócio-afetivos, como cooperação, motivação, afinidades sócio-cognitivas, proatividade, interação, entre outros, tendem ser bastante explorados na relação professor-aprendiz e entre aprendizes, de forma que os resultados da construção do conhecimento sejam alcançados de forma colaborativa. A razão disto é que estes fatores desempenhariam um papel de fomento à colaboração, bem como atuariam na construção das relações do ser humano dentro de uma perspectiva sócio-cultural. Segundo a visão de alguns pesquisadores da educação, psicopedagogos e de psicólogos, em atividades colaborativas de aprendizagem, habilidades individuais sócio-afetivas de um indivíduo precisam ser conjugadas com as de outras pessoas de forma a produzirem um trabalho coletivo. Embora os padagogos e outros pesquisadores da educação apontem a importância de considerar esses fatores em atividades colaborativas de aprendizagem, poucos ambientes educacionais colaborativos assim estão fazendo. Desta maneira, a proposta deste trabalho é definir fatores sócio-afetivos a serem considerados em ambientes colaborativos de aprendizagem a fim de promover a colaboração nestes ambientes. O trabalho também mostrará a importância dos fatores sócio-afetivos para àqueles ambientes virtuais. Serão, também, propostos mecanismos para a inferência dos fatores sócio-afetivos considerados.
Abstract: Nowadays, socio-affective factors, as cooperation, motivation, socio-cognitive affinity, proactivity, interaction and others, have been well explored in collaborative learning environments. The reason for that is because these factors would play an important role in group collaboration, as well as they would act in the construction of the human being relationships in a socio-cultural perspective. According to the vision of some educational researchers, psico-pedagogues and psychologists, in collaborative learning activities, socio-affective individual abilities should be conjugated in order to produce a collective and effective work in the construction of knowledge. Although some pedagogues and other educational researchers point out the importance of considering those factors in collaborative learning activities, few works are appreciating them. This way, the proposal of this work is to define some socio-affective factors to be inferred in collaborative learning systems in order to promote collaboration in these environments. The work will also show the importance of these socio-factors for those virtual environments. It will be also presented mechanisms for the inference of the considered socio-affective factors.
Palavras-chave: Afetividade
Fatores Sócio-Afetivos
Aprendizagem Colaborativa
Ambientes Colaborativos
Motivação
Affectivity
socio-affective factors
Collaborative Learning
Collaborative Learning Systems
Motivation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Engenharia
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET
Citação: COSTA QUARTO, Cicero. Inferring socio - affective factors in environments of education learning contribution attended for computer. 2006. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/374
Data de defesa: 25-May-2006
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cicero Costa Quarto.pdf2,23 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.