Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3732
Tipo do documento: Dissertação
Título: Imagem institucional: a percepção do público estudantil de Ensino Médio sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
Título(s) alternativo(s): Institutional image: the high school students' perception of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA)
Autor: COSTA, Roberta Mouzzana Cutrim 
Primeiro orientador: FERREIRA JUNIOR, José Ribamar
Primeiro membro da banca: FERREIRA JUNIOR, José Ribamar
Segundo membro da banca: MATOS, Ludimila Santos
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de
Resumo: Analisar a percepção da imagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA – pelo público estudantil. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia contempla a pesquisa bibliográfica e exploratória, um olhar para o Método de Configuração de Imagem, segundo a perspectiva de Schuler e Toni (2015). A pesquisa visa entender como o público estudantil se sente na condição de pertencente ao IFMA, numa afirmação cotidiana dessa presença que vai construir a imagem institucional. Para subsidiar a investigação, temos um aporte teórico acerca de comunicação organizacional, da imagem institucional, em diálogo com os registros documentais e histórico-acadêmicos do IFMA: Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico Institucional. Os agenciamentos teórico-metodológicos levam a compreender a dinâmica que o processo de percepção da imagem exige, levando-se em conta que os enquadramentos são temporários, demandando-se da gestão de comunicação um cuidado observacional para as mudanças de cenário da avaliação sobre o instituto, advindas do corpo discente. Pelo que foi encontrado nesta investigação, o IFMA traduz, para o alunado, uma percepção de que lá existem, notadamente, qualidade de ensino, busca por conhecimento, consolidado local de aprendizagem, profissionais capacitados; e, de modo frequente, a oferta dos cursos técnicos.
Abstract: To analyze the perception of the image of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão – IFMA – by the student public. To achieve the proposed objective, the methodology includes bibliographic and exploratory research, a look at the Image Configuration Method, according to the perspective of Schuler and Toni (2015). The research aims to understand how the student public feels in the condition of belonging to the IFMA, in a daily affirmation of this presence that will build the institutional image. To support the investigation, we have a theoretical contribution about organizational communication, the institutional image, in dialogue with the documentary and historical-academic records of the IFMA: Institutional Development Plan and the Institutional Pedagogical Project. Theoretical-methodological arrangements lead to an understanding of the dynamics that the image perception process requires, taking into account that the framings are temporary, demanding observational care from the communication management for changes in the assessment scenario of the institute, arising from the student body. From what was found in this investigation, the IFMA translates, for the students, a perception that there are, notably, quality of teaching, search for knowledge, consolidated learning location, trained professionals; and, frequently, the offer of technical courses.
Palavras-chave: imagem institucional;
comunicação organizacional;
IFMA;
método de configuração de imagem;
análise de conteúdo.
institutional image;
organizational communication;
IFMA;
image setup method;
content analysis.
Área(s) do CNPq: Comunicação Visual
Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: COSTA, Roberta Mouzzana Cutrim. Imagem institucional: a percepção do público estudantil de Ensino Médio sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). 2021. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3732
Data de defesa: 30-Jul-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBERTAMOUZZANACUTRIMCOSTA.pdfDissertação de Mestrado1,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.