Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3730
Tipo do documento: Tese
Título: Editor e mercado editorial brasileiro: a edição independente crítica da Boitempo
Título(s) alternativo(s): Editor and the Brazilian publishing market: Boitempo's critical independent editing
Autor: SILVA, Paulo Cesar Garré 
Primeiro orientador: SOUSA, Antonio Paulino de
Primeiro membro da banca: SOUSA, Antonio Paulino de
Segundo membro da banca: BARROS JÚNIOR, Francisco de Oliveira
Terceiro membro da banca: LEÃO, Andréa Borges
Quarto membro da banca: FRANÇA, Katia Cilene Ferreira
Quinto membro da banca: SANT'ANA JÚNIOR, Horácio Antunes de
Resumo: A presente tese tem como interesse central analisar a política editorial independente crítica da editora Boitempo, o que remete também a análise para o mercado editorial brasileiro. Em seu desenvolvimento, analisou-se o mercado editorial brasileiro, destacando a importância da atividade profissional do editor como mediador na cadeia produtiva do livro, que se inicia com o escritor/editor e finaliza-se com o leitor/consumidor. Para compreender o mercado editorial brasileiro, analisou-se sua estrutura e formação desde o seu surgimento em 1808. Atualmente, o mercado editorial brasileiro passa por um processo de transformação com a formação de grandes grupos de empresas editoriais, por um lado, e da edição independente crítica, por outro. A política editorial da Boitempo, situada dentro do campo editorial da edição independente crítica, se consolidou como uma forma de resistência ao processo de massificação do conhecimento, o que demonstra a importância do engajamento editorial para o desenvolvimento da bibliodiversidade e do pensamento crítico em nossa sociedade.
Abstract: The present thesis has as its central interest to analyze the critical independent editorial policy of publishing house Boitempo, which also refers the analysis to the Brazilian publishing market. In its development, the Brazilian publishing market was analyzed, highlighting the importance of the editor's professional activity as a mediator in the book production chain, which begins with the writer/editor and ends with the reader/consumer. In order to understand the Brazilian publishing market, its structure and formation since its emergence in 1808 was analyzed. Currently, the Brazilian publishing market is undergoing a process of transformation with the formation of large groups of publishing companies, on the one hand, and publishing independent criticism on the other. Boitempo's editorial policy, located within the editorial field of critical independent editing, was consolidated as a form of resistance to the mass knowledge process, which demonstrates the importance of editorial engagement for the development of bibliodiversity and critical thinking in our society.
Palavras-chave: editor.
mercado editorial;
editora Boitempo;
edição independente crítica;
engajamento.
editor.
publishing market;
publisher Boitempo;
critical independent edition;
engagement.
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH
Citação: SILVA, Paulo Cesar Garré. Editor e mercado editorial brasileiro: a edição independente crítica da Boitempo. 2021. 317 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3730
Data de defesa: 14-Set-2021
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULOCESARGARRÉSILVA.pdfTese de Doutorado3,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.