Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Paulo Cesar Garré-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7195873934794934por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Antonio Paulino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4512688817646871por
dc.contributor.referee1SOUSA, Antonio Paulino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4512688817646871por
dc.contributor.referee2BARROS JÚNIOR, Francisco de Oliveira-
dc.contributor.referee3LEÃO, Andréa Borges-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5260520898502257por
dc.contributor.referee4FRANÇA, Katia Cilene Ferreira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0151400085193018por
dc.contributor.referee5SANT'ANA JÚNIOR, Horácio Antunes de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137817404959463por
dc.date.accessioned2022-06-21T18:14:40Z-
dc.date.issued2021-09-14-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Cesar Garré. Editor e mercado editorial brasileiro: a edição independente crítica da Boitempo. 2021. 317 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3730-
dc.description.resumoA presente tese tem como interesse central analisar a política editorial independente crítica da editora Boitempo, o que remete também a análise para o mercado editorial brasileiro. Em seu desenvolvimento, analisou-se o mercado editorial brasileiro, destacando a importância da atividade profissional do editor como mediador na cadeia produtiva do livro, que se inicia com o escritor/editor e finaliza-se com o leitor/consumidor. Para compreender o mercado editorial brasileiro, analisou-se sua estrutura e formação desde o seu surgimento em 1808. Atualmente, o mercado editorial brasileiro passa por um processo de transformação com a formação de grandes grupos de empresas editoriais, por um lado, e da edição independente crítica, por outro. A política editorial da Boitempo, situada dentro do campo editorial da edição independente crítica, se consolidou como uma forma de resistência ao processo de massificação do conhecimento, o que demonstra a importância do engajamento editorial para o desenvolvimento da bibliodiversidade e do pensamento crítico em nossa sociedade.por
dc.description.abstractThe present thesis has as its central interest to analyze the critical independent editorial policy of publishing house Boitempo, which also refers the analysis to the Brazilian publishing market. In its development, the Brazilian publishing market was analyzed, highlighting the importance of the editor's professional activity as a mediator in the book production chain, which begins with the writer/editor and ends with the reader/consumer. In order to understand the Brazilian publishing market, its structure and formation since its emergence in 1808 was analyzed. Currently, the Brazilian publishing market is undergoing a process of transformation with the formation of large groups of publishing companies, on the one hand, and publishing independent criticism on the other. Boitempo's editorial policy, located within the editorial field of critical independent editing, was consolidated as a form of resistance to the mass knowledge process, which demonstrates the importance of editorial engagement for the development of bibliodiversity and critical thinking in our society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-06-21T18:14:40Z No. of bitstreams: 1 PAULOCESARGARRÉSILVA.pdf: 3913588 bytes, checksum: cada368820dc094acc3338f099cba18f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-21T18:14:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAULOCESARGARRÉSILVA.pdf: 3913588 bytes, checksum: cada368820dc094acc3338f099cba18f (MD5) Previous issue date: 2021-09-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteditor.por
dc.subjectmercado editorial;por
dc.subjecteditora Boitempo;por
dc.subjectedição independente crítica;por
dc.subjectengajamento.por
dc.subjecteditor.eng
dc.subjectpublishing market;eng
dc.subjectpublisher Boitempo;eng
dc.subjectcritical independent edition;eng
dc.subjectengagement.eng
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titleEditor e mercado editorial brasileiro: a edição independente crítica da Boitempopor
dc.title.alternativeEditor and the Brazilian publishing market: Boitempo's critical independent editingeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULOCESARGARRÉSILVA.pdfTese de Doutorado3,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.