Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3726
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | DOMINICI, Maria de Jesus Gonçalves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0301106932345434 | por |
dc.contributor.advisor1 | FONTENELLE, Plínio Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7231046240258549 | por |
dc.contributor.referee1 | FONTENELLE, Plínio Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7231046240258549 | por |
dc.contributor.referee2 | SERRA, Maria Olilia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0797696566118847 | por |
dc.contributor.referee3 | SANTOS, Naiara Sales Araújo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6546941294458117 | por |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T16:52:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-04 | - |
dc.identifier.citation | DOMINICI, Maria de Jesus Gonçalves. Literatura fantástica e ensino de filosofia: uma proposta para o Ensino Médio. 2020. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3726 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa apresentada neste trabalho propõe a utilização da Literatura Fantástica no ensino de Filosofia como uma ferramenta didática facilitadora da aprendizagem dos estudantes do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré. A Literatura Fantástica pode ser um recurso didático capaz de despertar no aluno do ensino médio um maior interesse pelas aulas de Filosofia. Para fundamentar nossos estudos abordamos a perspectiva todoroviana e sartreana sobre o gênero fantástico. Verificamos a viabilidade em estabelecer o entrelaçamento histórico entre Filosofia e Literatura, assim como a possibilidade deste enlace proporcionar aos estudantes um despertar filosófico. Como metodologia de pesquisa, consideramos o estudo de caso, aliado ao uso eficiente da Literatura Fantástica, como instrumento pedagógico capaz de auxiliar os estudantes na compreensão dos conceitos filosóficos abordados durante as aulas. Esta é uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório em que será desenvolvido um estudo dentro do modelo qualitativo e quantitativo de investigação, cujos objetivos são: Investigar o ensino de Filosofia no Brasil; descrever a ligação entre Literatura e Filosofia, assim como a influência positiva dessa relação para o processo ensino-aprendizagem; verificar a possível contribuição da Literatura Fantástica para a compreensão de temáticas filosóficas em sala de aula. | por |
dc.description.abstract | The research presented in this work proposes the use of the Fantastic Liteature in Philosophy teaching as a facilitator didatic tool on the learning process of the students from Centro Educa Mais Almirante Tamandaré. The Fantastic Literature may be a didatic resource able to awake in the students from High School a larger interest for Philpsophy classes. In order to substantiate our studies, we are going to approach the Todorovian and Sartrean perspectives about the fantastic gender. We verify the make feasible in establising a historical interlacement between Philosophy and Literature, as well the possibility of this interlacement, that allows to the students a philosophical awakening. As resource methodologies, we consider the study of case allied to the efficient use of Fantastic Literature as pedagogical tool able to auxiliate the students on the compreehension of philosophical concepts approached during the classes. It is a bibliographical research with an exploratory character thatis going to be developed in a qualitative and quantitative model, whose aims are: investigating the Philosophy teaching in Brazil; describing the connection between Philisophy and literature, as well the positive influence of this connection to the learning and teaching process; verifing the possible contribution of the Fantastic Literature to the comprehension of philosophical themes in classroom. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-06-21T16:52:30Z No. of bitstreams: 1 MARIADEJESUSGONÇALVESDOMINICI.pdf: 2217043 bytes, checksum: 211e2f14f9565c153b3541b0c826cb6e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-21T16:52:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIADEJESUSGONÇALVESDOMINICI.pdf: 2217043 bytes, checksum: 211e2f14f9565c153b3541b0c826cb6e (MD5) Previous issue date: 2020-08-04 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ensino de filosofia; | por |
dc.subject | literatura; | por |
dc.subject | filosofia; | por |
dc.subject | literatura fantástica. | por |
dc.subject | philosophy teaching; | por |
dc.subject | literature; | por |
dc.subject | philosophy; | por |
dc.subject | fantastic literature. | por |
dc.subject.cnpq | Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | Literatura Comparada | por |
dc.title | Literatura fantástica e ensino de filosofia: uma proposta para o Ensino Médio | por |
dc.title.alternative | Fantastic literature and the teaching of philosophy: a proposal for High School | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIADEJESUSGONÇALVESDOMINICI.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.