Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDINIZ, Maria de Jesus dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4904862460843475por
dc.contributor.advisor1QUADROS JÚNIOR, João Fortunato Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915193940262721por
dc.contributor.referee1QUADROS JÚNIOR, João Fortunato Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915193940262721por
dc.contributor.referee2ROCHA, Viviane Moura da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3891904380121711por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Jociele Lampert de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149902931231225por
dc.contributor.referee4MARTINS, Marilda da Conceição-
dc.contributor.referee4Lattesttp://lattes.cnpq.br/8494018598780342por
dc.contributor.referee5MATOS, Elisene Castro-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947326047449437por
dc.date.accessioned2022-06-21T12:06:08Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationDINIZ, Maria de Jesus dos Santos. O ensino de arte contemporânea: uma proposta de formação continuada para professores de Arte dos anos finais do Ensino Fundamental. 2021. 290 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3719-
dc.description.resumoEsta pesquisa verificou de que maneira as diferentes linguagens visuais da arte contemporânea contribuem para a ampliação da concepção de Arte em docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de São Luís-MA. Para atingir tal objetivo o estudo ofertou o Curso formação em Arte Contemporânea para professores de Arte, atuantes na rede municipal de ensino de São Luís no formato on-line, criado dentro da ferramenta Nutror e foi dividido em cinco módulos compostos por atividades teóricas e práticas no formato de vídeos e de material educativo. Participaram desse estudo 12 professores, sendo cinco mestres e sete especialistas. Quanto ao enfoque, se optou pelas características da abordagem da pesquisa qualitativa, seguindo a conjuntura desta investigação, o método de procedimento selecionado foi a pesquisa cartográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas iniciais e finais estruturadas, pesquisa documental, relatório docente, grupo focal, registro audiovisual. Para coletar os dados foram utilizadas plataformas digitais online através das ferramentas do Google, tais como Google Forms e Google Meet, a primeira para o questionário manifestação de interesse e inscrição; a segunda, de áudio e vídeo para realização das entrevistas e dos grupos focais. A análise e interpretação dos dados gerados, com enfoque qualitativo, foi realizada por meio de quadros, tabelas e gráficos para sistematizar as falas dos participantes durante as entrevistas (inicial e final) em categorias e subcategorias, sendo também calculado a frequência de citação de cada uma delas. Esses dados evidenciaram que a maioria das docentes participantes tiveram uma carência importante na formação inicial do docente, com relação ao contato com arte contemporânea. Contudo, os dados coletados e analisados no período pós-intervenção, demonstram que o curso de formação continuada proposto contribuiu para que os participantes adquirissem e ampliassem os conhecimentos sobre a arte contemporânea. Nesta pesquisa, recorreu-se principalmente aos estudos de Archer (2012), Heinichi (2014), Smith (2010), Danto (1997), Cocchiarale (2006), Canton (2009, 2013), Chiarelli (1995), Cantanhede (2008, 2012), Pacheco (2005), Silva (2015), Macedo (2017), Ferraz e Fusari (2009), Richter (2003), Subtil (2012), Vieira (2013), Silva (2019), Barbosa (1989, 2002, 2012), Oliveira (2016), Imbernón (2013), Pimenta (1997), Bardin (1979), Deleuze e Guattari (1995), Lakatos e Marconi (1991), dentre outros. Foram analisados também os documentos oficiais que regem a educação básica brasileira e formação docente inicial e continuada: Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional de n°9393/96, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2014), Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte (1998), a Base Nacional Curricular Comum (2017), Documento Curricular do Território Maranhense (2019), Proposta Curricular da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís (2020, documento provisório), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada para a Formação (2015) e Política de Formação Continuada por meio da Secretaria Municipal de Educação (2020, preliminar).por
dc.description.abstractThis research verified how the different visual languages of contemporary art contribute to the expansion of the conception of Art in teachers of the Elementary School - Final Years of São Luís-MA. To achieve this goal, the study offered the Contemporary Art Training Course for Art teachers working in the municipal education system of São Luís in an online format, created within the Nutror tool and divided into five modules composed of theoretical and practical activities in the format of videos and educational material. Twelve teachers participated in this study, being five masters and seven specialists. As for the focus, we opted for the characteristics of the qualitative research approach, following the framework of this investigation, the selected method of procedure was the cartographic research. The instruments for data collection were structured initial and final interviews, documentary research, teachers' reports, focus groups, and audiovisual recordings. To collect the data, digital platforms were used on line through Google tools such as Google Forms and Google Meet, the first for the questionnaire, expression of interest and registration; the second, audio and video for the interviews and focus groups. The analysis and interpretation of the data generated, with a qualitative focus, was carried out using charts, tables and graphs to systematize the statements of the participants during the interviews (initial and final) in categories and subcategories, and also calculated the frequency of citation of each of them. These data showed that most of the participating teachers had a significant lack of contact with contemporary art during their initial training. However, the data collected and analyzed in the post-intervention period show that the proposed continuing education course contributed for the participants to acquire and expand their knowledge about contemporary art. In this research, we resorted mainly to the studies of Archer (2012), Heinichi (2014), Smith (2010), Danto (1997), Cocchiarale (2006), Canton (2009, 2013), Chiarelli (1995), Cantanhede (2008, 2012), Pacheco (2005), Silva (2015), Macedo (2017), Ferraz and Fusari (2009), Richter (2003), Subtil (2012), Vieira (2013), Silva (2019), Barbosa (1989, 2002, 2012), Oliveira (2016), Imbernón (2013), Pimenta (1997), Bardin (1979), Deleuze e Guattari (1995), Lakatos e Marconi (1991), among others. The official documents that govern Brazilian basic education and initial and continued teacher training were also analyzed: Law of Directives and Basis of National Education of n°9393/96, National Curricular Guidelines for Basic Education (2014), National Curricular Parameters - Art (1998), the Common National Curricular Base (2017), Curricular Document of the Maranhense Territory (2019), Curricular Proposal of the Municipal Public Teaching Network of São Luís (2020, provisional document), National Curricular Guidelines for Initial and Continuing Training for Training (2015) and Continuing Training Policy through the Municipal Secretariat of Education (2020, preliminary).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-06-21T12:06:08Z No. of bitstreams: 1 MARIADEJESUSDOSSANTOSDINIZ.pdf: 36793112 bytes, checksum: b5016fab6dbb0e0bb92b0556652074e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-21T12:06:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIADEJESUSDOSSANTOSDINIZ.pdf: 36793112 bytes, checksum: b5016fab6dbb0e0bb92b0556652074e2 (MD5) Previous issue date: 2021-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte Contemporânea;por
dc.subjectformação continuada;por
dc.subjectprofessores de Artes Visuais.por
dc.subjectContemporary Art;eng
dc.subjectcontinuing education;eng
dc.subjectteachers of Visual Arts.eng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleO ensino de arte contemporânea: uma proposta de formação continuada para professores de Arte dos anos finais do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeTeaching contemporary art: a continuing education proposal for art teachers in the final years of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIADEJESUSDOSSANTOSDINIZ.pdfDissertação de Mestrado35,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.